Zé nazi – escroque e salafrário

(Major-General Raúl Cunha, in Facebook, 06/06/2023)

Já o disse mais que uma vez e volto a repetir: “O que mais me antagoniza e mesmo enoja, não é que as pessoas, entidades ou os media publiquem ou afirmem factos que não correspondam à verdade, mas sim quando o fazem sabendo perfeitamente que aquilo que estão a divulgar é completamente falso e consiste em pura propaganda para enganar o povo”.

Que o Zé nazi é um escroque e um salafrário de grande calibre já não restam dúvidas a quase ninguém, inclusive aos seus apaniguados. Que o regime em Kiev está recheado de criminosos, assassinos e nazis de alto coturno, também já foi mais que verificado.

Que a quase maioria dos comentadores e pivôs nas nossas Tvs venderam a alma ao diabo e continuam a porfiar na mentira e desinformação atraiçoando toda e qualquer verosimilhança de ética e de um verdadeiro desejo de informar o público, também é de óbvia constatação.

Quando caiu o míssil na Polónia, logo o Zé drogado veio acusar a Rússia e os nossos mentecaptos locais apressaram-se a exigir a aplicação do artº 5º da NATO e obviamente nunca vieram depois retratar-se dos dislates disseminados.

Hoje de madrugada e após mais um dos múltiplos bombardeamentos com foguetes a que tem vindo a ser sujeita, a central elétrica de Kakhovskaya cedeu finalmente e as águas do Dniepre começaram a inundar as povoações a jusante. Claro que o vigarista do Zé lêndeas veio logo atribuir as culpas à Rússia, que em mais um acto de masoquismo se teria bombardeado a si própria, prejudicado as próprias populações suas seguidoras, posto em risco a central nuclear que está sob o seu controlo e fazendo perigar o fornecimento de água à Crimeia. Os meliantes do costume, Michel, Sholtz, etc. vieram logo rasgar as vestes e clamar contra mais este crime de guerra da Rússia (???), segundo eles, mas sabendo muito bem quem foram os verdadeiros autores, o que mais uma vez confirma a minha opinião que os considera uns refinadíssimos filhos de uma barregã. Obviamente, que os factos que já se sabem: que a Rússia já tinha avisado (até oficialmente no CS da ONU) que havia a possibilidade de a Ucrânia tentar essa destruição, que os ucranianos já tinham testado como o fazer, que retiraram previamente as suas forças especiais de Kherson e que aumentaram deliberadamente o caudal do rio para tentar que as suas águas acabem com a destruição da barragem, não importam ser divulgados pois podem contaminar uma narrativa que dá muito jeito, precisamente no dia seguinte a terem sofrido uma derrota estrondosa no início da sua ofensiva para o Sul (cerca de 2000 mortos, 40 carros de combate incluindo 8 leopards e 150 viaturas blindadas diversas destruídas e/ou capturadas).

Enfim! É esta a cambada de gente que pretende ser quem nos lidera e que nos desinforma, para que não os defenestremos como ele(a)s mereceriam.

Que os meus Amigos não tenham dúvidas: – os extremistas nazis ucranianos estão desesperados, pois já viram que vão ser devidamente trucidados, e agora tentam forçar a intervenção do Ocidente e arrastar-nos a todos para o cataclismo final, que, como cobardes que são, não querem enfrentar sozinhos. PQP a todos!


Gosta da Estátua de Sal? Click aqui.

36 pensamentos sobre “Zé nazi – escroque e salafrário

    • Podes traduzir esse raciocínio?
      Qual é a descredibilização e como e quando é que, a esquerda banalizou o nazismo?
      Só se fôr a esquerda PSD o CHEGA e a IL.

      • Não falo pelo RussianWarrior, falo por mim, eleitor do BE desde os 18 anos: o partido em que, salvo raras exceções, votei toda a vida, neste momento mete-me nojo e tenho 100% certeza que nunca mais na vida vou votar neles.
        Porquê?
        Porque o BE, partido imaculado nas relações internacionais, que sempre recusou apoiar Cuba e Venezuela e China, decidiu apoiar a ditadura de Zelenksy, e o envio de armas da GENOCIDA NATO (império dos EUA e seus vassalos) para batalhões de ultra-nacionalistas, alguns deles efetivamente Nazis.

        Ao fazer isto, o mesmo BE que se recusou acompanhar o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa na visita a Cuba no início do 1° mandato, está a colocar-me do lado de mentirosos compulsivos, belicistas intratáveis, imperialistas genocidas, fascistas criminosos de guerra, e de NAZIS adeptos da limpeza étnica.

        A Isabel Pire (BE) teve a lata de ir a Kiev, capital da ditadura que glorifica nazismo, acompanhada do PS, PSD, e IL. Nem referiu que partidos semelhantes ao dela estão ilegalidades, nem sequer lembrou o triste aniversário que por essa altura se lembrava no mundo Russo e da Ucrânia pró-Russa: o massacre dos democratas na Casa dos Sindicatos em Odessa, queimados vivos pelos Nazis que tinham acabado de completar o golpe Maidan (uma obra deles e da CIA).

        O BE recusa ir à China ver como se acaba com a pobreza extrema e se constrói o Mundo Multipolar e se tira África do buraco com investimento Chinês em vez de colonialismo genocida ocidental.
        Mas o mesmo BE apoia o empobrecimento dos Europeus com a inflação causada pelas sanções ilegais contra a Rússia.
        Tendo em conta que por estes dias não se ouve o BE defender essa mesma arma da guerra económica nem contra os imperialistas genocidas da NATO (EUA) nem contra os Nazis da ditadura da Ucrânia, isso significa que o BE escolheu apoiar um lado, em vez de apoiar a Paz como faz o PCP. E pior, o BE escolheu apoiar o lado que planeou e provocou a guerra, o lado que prolonga a guerra e boicotou acordos de paz, e o lado que deu armas a Nazis para eles violarem os acordos de Minsk.

        Foi da boca de gente do BE que aprendi isto: se estão 10 pessoas à mesa e vem um fascista para se sentar, se ele se senta e os outros não se levantam, então passaram a estar 11 fascistas à mesa.
        Pois então agora uso o que aprendi para avaliar o BE: se estão fascistas e imperialistas e ditadores (sim, porque a UE é uma ditadura, com censura e tudo) e genocidas e Nazis à mesma mesa em que se senta o BE, então o BE não é diferente daqueles com quem se senta.

        Assim sendo, eu deixei definitivamente de ser eleitor do BE, só posso congratular a coragem e dignidade do PCP, e só posso dar razão ao comentário do RussianWarrior.

        E vou mais longe: sou pelas pessoas do Donbass e da Crimeia. Se as suas vidas dependem da intervenção militar Russa, então apoio a Z. Sou e serei sempre de forma incondicional um anti-fascista, anti-imperialista, e anti-Nazi. Os meus princípios são sólidos. Não sou como os cata-vento oportunistas e os covardes.
        Força Rússia. Força China. Força Donbass, Taurida e Crimes. Força Sul Global. Força Mundo Multipolar. Que o UkraNazismo seja derrotado de.forma inequívoca, e que isso seja o princípio do fim da Organização Terrorista do Atlântico Norte e do império genocida da ocidental, do qual pelos vistos o BE gosta de fazer parte. Foram entre 20 a 30 milhões de mortos desde 1945 (e 4 a 5 milhões só desde 2000). Na Operação Militar Especial do ACTUAL regime Russo (que não se confunde que a USSR) terão morrido cerca de 300 mil, a esmagadora maior parte deles soldados UkraNazis e “mercenários” da NATO. É esta a comparação entre os 2 lados. Para mim, é fácil escolher.

    • Os UkraNazis é que invadiram o Donbass para começar a matar civis, e ameaçaram invadir a Crimeia para fazer limpeza étnica.

      Na Rússia não podia haver alguém mais anti-Nazi do que Putin. Celebra o Dia da Vitória, assiste ao Regimento Imortal, dignifica a fita de São Jorge, e defende o povo do Donbass e da Crimeia perante a agressão UktaNazi.

      Estes são os factos, mas tu preferes ser negacionsita, mamar propaganda, e viver numa bebedeira de mentiras do império GENOCIDA ocidental.

      Relatórios da Missão de Monitorização da OSCE da guerra civil na Ucrânia (iniciada em 2014 pelos Nazis financiados pelos EUA com 5 mil milhões para fazer golpe):
      16-Fevereiro-2022: escalada no número de violações do acordo de Paz de Minsk, com crescimento exponencial do número de explosões detectadas no território das Repúblicas de Donetsk e Lugansk. Ou seja, primeira fase da invasão UkraNazi contra civis do Donbass, com preparação de artilharia para espalhar o terror e semear destruição.
      Foi assim desde esse dia até 23-Fevereiro-2022. Chegou a cerca de 2 mil bombardeamentos diários.
      No dia 24 a Rússia disse: BASTA! E assim começou a provocada e 100% justificada Operação Militar Especial.

      Da SMO, a Rússia cumpriu os objectivos operacionais, táticos e estratégicos todos: proteger Crimeia, libertar o Donbass, desmilitarizar as forças armadas UkraNazis, para expansão da NATO na linha vermelha da Rússia, e obrigar Kiev a negociar novo acordo de Paz.
      Mas sabemos por várias fontes que a intervenção dos anglo-saxões proibiu Kiev de aceitar essa paz, e a vassalagem das restantes colónias da NATO permitiu montar um 2° exército UkraNazi (que conseguiu re-ocupar o resto do oblast de Kharkov, e a parte oeste do oblast de Kherson (devido aos bombardeamentos da ponte Antonovska e da barragem de Nova Kakhovka que ameaçavam fazer em Novembro o que acabou por acontecer agora: um desastre ambiental e social, um acto de terrorismo).
      Entretanto também esse 2° exército e equipamento foram desmilitarizados pela Rússia, que continua a aceitar a paz se em troca parar a agressão UkraNazi e a ameaça da NATO.
      Brazil, China, o Papa, etc, fazem propostas e paz, mas quem as recusa é o império genocidal ocidental.
      Estamos agora a ver o 3° exército UkraNazi+NATO a ser destruído pela Rússia, que devido à escalada, sente-se ainda mais ameaçada, mas como tal também se une mais e apoia como nunca o seu líder com +80% de taxa de aprovação. É uma questão existencial, e portanto ou a Rússia ganha, ou o Mundo desaparece na Última Guerra Mundial, nuclear.

      Tudo isto é verificável sem ter de aceder a uma única fonte Russa ou pró-Russa. Basta desligares os meios da propaganda, e ires a fontes neutrais e factuais. Se não gostas de ler, ao menos vê um vídeo no YouTube com o J.Mearsheimer a explicar o que se passa, como aqui chegámos e, a continuar a assim (o império genocida ocidental a escalar agressão contra território de uma potência nuclear), para onde vamos (para a morte).
      Mas tu preferes ser cego. Porquê?
      Por fanatismo ideológico (pró-USAtlantismo) e porque a verdade te incomoda.
      Sê feliz assim, durante os poucos meses/anos de vida que ainda nos restam.

  1. O mais lamentável é para as pessoas pobres que vivem na zona da catástrofe. Os meus pensamentos estão com os idosos, as pessoas que vivem com muito pouco dinheiro, os deficientes e os doentes que não podem sair! Aqueles que fizeram isto não são dignos de serem chamados seres humanos. Não sou investigador nem juiz, mas só posso dizer que isto é nojento.

    Porque é que Putin destruiria uma barragem na Crimeia, que é pró-russa?
    Estas pobres pessoas que vivem na Crimeia estão a passar um mau bocado desde 2017, quando o governo ucraniano as isolou de tudo:
    Fornecimento de alimentos,
    Fornecimento de medicamentos,
    Fornecimento de medicamentos,
    Fornecimento de água potável …

    Tenho pena das pobres pessoas …

    48.000 piscinas olímpicas, não! Os jornalistas continuam a não saber contar, são 48.000.000 de piscinas de 3.750 metros cúbicos de água. estes ignorantes não têm nada de que se envergonhar. porquê contar em piscinas?

    Se os oligarcas globalistas neonazis do Ocidente persistirem em estender o conflito ao território secular russo, especialmente a Moscovo, a capital, a resposta da Rússia será devastadora. Os mísseis hipersónicos russos, que voam a mais de mach 20, indetectáveis aos radares e indestrutíveis, podem atingir as capitais europeias numa questão de minutos, incluindo Londres, por exemplo, onde vivem os odiosos psicopatas russofóbicos. Vladimir Putin avisou… que os globalistas belicistas não devem fazer nada de irreparável, ou serão reduzidos a cinzas.

    Estão desesperados por uma terceira guerra mundial… Todos se esquecem de que se o urso russo se zangar, haverá problemas para todos nós…
    Quem brinca com o fogo, acaba por se queimar… a sério…

    Os EUA, altamente endividados, estão a tentar encontrar uma solução sem perdas de vidas, uma vez que o conflito está a ocorrer perto de casa. Além disso, isso permitir-lhe-á prestar vassalagem à UE e enfraquecer a Rússia. O povo ucraniano não tem qualquer importância.

    Que loucura! O que é que o Governo de Kiev pretende alcançar com estas ações? Pegar fogo à Europa? Levar a Rússia à beira do abismo? Estes criminosos estão a pôr em perigo a população ucraniana e, acima de tudo, Kiev! Será que querem que a cidade seja arrasada? Os russos têm os meios. Este jogo perigoso pode levar-nos a todos para o inferno! Um pouco de racionalidade e de bom senso, meus senhores!

    Os ingleses acham que se a guerra estourar na Europa sua ilha será poupada pela Rússia.
    A pornografia deveria ser sempre paga e muito cara, o que limitaria um pouco.

    Num artigo de 29 de Dezembro de 2022, The New Voice of Ukraine. 5 meses antes do acontecimento. “os ucranianos chegaram mesmo a efectuar um teste de ataque com um lançador HIMARS a uma das comportas da barragem de Nova Kakhovka, fazendo três buracos no metal para ver se a água do Dnieper podia ser suficientemente elevada para impedir a passagem dos russos, sem inundar as aldeias vizinhas”. Ninguém está a falar sobre este teste, que pode ser a causa. Lançar um míssil numa barragem. Não é brilhante.

    O regime de Kiev não se atreve a anunciar oficialmente o início de uma contra-ofensiva, porque se os ataques das forças ucranianas falharem, o presidente Volodymyr Zelensky e a sua comitiva sofrerão um forte descrédito. Se houver êxitos na linha da frente, anunciarão o início da contra-ofensiva, e se os ataques terminarem tristemente para as forças armadas ucranianas, continuarão a adiar o anúncio do início da contra-ofensiva, criando uma manobra de diversão.

    Quem beneficiou com a destruição da barragem? Os russos tinham montado uma defesa de três linhas. A destruição da barragem destruiu-as totalmente, ao mesmo tempo que engoliu muitas munições e equipamento russo. Os ucranianos estavam a tentar cortar a linha da frente em duas e chegar ao Mar de Azov. A montante da barragem, isto tornou possível atravessar facilmente o rio em vários pontos onde os russos se sentiam seguros, Durante uma ofensiva, perdem-se sempre muitos homens, mas será que eles têm escolha? Poderão poupar os seus recursos para limitar as perdas, se quiserem chegar ao mar de Azov?
    Desde a queda do Muro de Berlim, perdi a conta ao número de mentiras que o Ocidente contou para provocar guerras.
    Parece-me que os jornalistas têm de assinar a Carta de Munique
    Existe algum jornalista em Portugal a capaz de respeitar a Carta de Munique?
    Remeto-vos para A Fábrica do Consentimento, de Noam Chomsky, com o subtítulo A Gestão Política dos Meios de Comunicação Social
    Penso que todos os jornalistas deveriam, pelo menos, ler este livro antes de publicar ou falar o que quer que seja.

    É fascinante todos esses trabalhadores de colarinho branco que têm certezas sem conhecimento, apenas por preconceito.
    Sabem ao menos que existe uma carta, mencionando a intenção do pianista de atacar esta barragem?
    É óbvio que não vão falar disso… sempre no vosso discurso unidireccional, para a guerra, a palavra paz assusta-os.
    É patético.

    O império da mentira, só estou à espera de ver como é que estes Tartufos vão reagir quando os russos libertarem Karkiv e Odessa.

    A questão é saber quem foi o culpado. Vejamos. A barragem de Kakhovka era de facto russa. Foi construída pelo governo russo. Encontra-se actualmente em território controlado pela Rússia. O reservatório da barragem fornece água à Crimeia, que alberga a frota russa do Mar Negro há 240 anos. Explodir a barragem pode ser mau para a Ucrânia, mas vai prejudicar ainda mais a Rússia. É por isso que o governo ucraniano tem estado a considerar a possibilidade de a destruir. Em Dezembro, o Washington Post citou um general ucraniano que afirmou que os seus homens tinham disparado mísseis de fabrico norte-americano contra a câmara de compressão da barragem, como um ataque de teste. Assim, quando os factos começam a surgir, o que poderá ter acontecido à barragem torna-se muito menos misterioso. Qualquer pessoa sensata concluiria que os ucranianos provavelmente a fizeram explodir, tal como fizeram explodir o gasoduto russo Nord Stream no Outono passado. E, de facto, como sabemos agora, os ucranianos fizeram exactamente isso. Não parece que Vladimir Putin esteja a tentar iniciar uma guerra contra si próprio.

      • É uma questão de tempo, que até analistas ocidentais já têm de admitir que está do lado da Rússia.

        E perante falhanço TOTAL dos primeiros dias de ofensiva UkraNazi, que nem à primeira linha defensiva da Rússia consegue chegar com os tanques Leopard, o Ministro da Defesa da Ucrânia já veio dizer que está disponível para negociar um acordo de paz.
        Agora é tarde, e muito menos a Rússia aceita os termos propostos (abdicar dos objectivos da SMO).

        A paz chegará quando os tanques Russos chegarem a todo o Dniepr (oblasts de Sumy e Chernihiv incluídos) e voltarem a cercar Kiev.
        Depois, Nikolaev e Odessa serão cedidos sem sequer haver luta por esse território, de forma a que a Rússia possa proteger a Transnístria e ficar sem qualquer ameaça UkraNazi no Mar Negro.

        A Ucrânia será um estado falhado e neutral, sem acesso ao mar, e só entre Kiev e Lviv, e vamos lá ver se no acordo entre os 2 lados que interessam (Rússia e EUA) se a zona da Galícia não é cedida à Polónia…
        Isto será o mais tardar em 2024.

        Em 2025 o plano do império genocida é provocar a próxima proxy war, na ilha da Formosa, por intermédio dos independentistas corrompidos pelas carradas de dólares que estão a receber!

    • «Os meus pensamentos estão com os idosos, as pessoas que vivem com muito pouco dinheiro, os deficientes e os doentes que não podem sair! »
      Tão querido! … ainda se fossem umas bombas quando estão a dormir, coitadinhos, nem davam por ela; mas assim, com toda aquele humidade!
      Que boa alma!

    • André, o que significa isto?

      “Os EUA, altamente endividados, estão a tentar encontrar uma solução sem perdas de vidas, uma vez que o conflito está a ocorrer perto de casa. Além disso, isso permitir-lhe-á prestar vassalagem à UE e enfraquecer a Rússia.”

        • Obrigado, André, bem me parecia que só podia ser isso. Os dedos, por vezes, atraiçoam-nos e por isso é que, geralmente, leio sempre o que escrevo duas ou três vezes antes de postar. E nem mesmo assim consigo proteger-me a 100% da “traição”.

  2. Dizem que o Estaline fez outro tanto para se defender dos nazis.
    Se os ucranianos o fizeram em auto-defesa estão no seu direito.
    Se os invasores o fizeram para defender as sua espoliações é crime de guerra.
    O resto são tretas de russófilos ressabiados.

  3. Herr Zelensky von Pandora Papers visitou a zona alagada pela destruição da barragem. Diz a sabedoria popular que o criminoso volta sempre ao local do crime. Sua Excremência o palhaço corrupto provou-o hoje, mais uma vez.

  4. MAS QUEM É ESTE MAJOR-GENERAL RAUL CUNHA, O DONO DA VERDADE, sempre tão querido da Estátua, e dos seus subservientes admiradores, para se arvorar em acusador de todo um Povo, o Português, para o insultar de ZÉ NAZI ESCROQUE E SALAFRÁRIO ? E os seus mansos apóstolos, tementes do ar carrancudo do sargentão, vergam a cerviz, ajoelham-se e lambem-lhe as botas…Parabéns, seus valentões !

      • Já cá faltava esta ” Excremência”. Esta não é uma pergunta, Camacho. É uma afirmação :TU não tens vergonha de te deixares manipular, como triste marionetta que és, submissa aos ditames de qualquer sargentão caserneiro, ou duma cúpula partidária, um politburo anquilosado, dogmático, estúpido, a que prestas vassalagem.

        • Quando escreves que Raul Cunha acusa “todo um Povo, o Português”, e o insulta “de ZÉ NAZI ESCROQUE E SALAFRÁRIO”, quando qualquer criancinha a aprender as primeiras letras percebe que quem ele acusa “de ZÉ NAZI ESCROQUE E SALAFRÁRIO” é o Zelensky e não o povo português, queres que te chamem o quê, aldrabão? Se não és aldrabão, és o quê? Extraterrestre? Sofres de analfabetismo funcional? Ná, meu! És aldrabão mesmo!

        • E quando rotulas qualquer herege cujo pensamento te incomoda como discípulo “duma cúpula partidária, um politburo anquilosado”, também se percebe imediatamente que a tua escola é a dos fiscais da heresia que serviam o botas de Santa Comba. Qualquer divergente só podia mesmo ser comunista, não havia volta a dar. Fazes lemprar aquele pide muito estúpido que apreendeu um livro sobre cubismo numa busca a casa de um oposicionista, como “prova” de que o homem era comunista: cubismo-Cuba-Fidel-comunismo, elementar, meu caro Watson! Nunca fui militante, nem sequer simpatizante, de qualquer partido, pá, sou demasiado lúcido e independente para alinhar em igrejas ou capelinhas, e se é verdade que já votei inúmeras vezes no PCP/CDU, verdade é também que, independentemente das enormes divergências, há alguns anos que o meu voto (útil) tem ido quase sempre para o PS. Provavelmente, tal não acontecerá nas próximas eleições, em que é possível que volte a meter a cruzinha no PCP, como reconhecimento pela sua posição correcta e vertical em relação à Rússia/Ucrânia, mas isso ainda está por decidir. Quanto a ti, pá, não és apenas aldrabão. És também estúpido e primário, e por isso serves mal a trincheira em que chafurdas. Valha-nos isso, ao menos!

    • Fazer essa pergunta / observação “Mas quem é este Major General…” é manifestação de ignorância ou de falta de respeito. Qualquer uma ou as duas é suficiente para tornar desprezível quem a faz.

    • O míssil que abateu o avião MH17 foi disparado pelos ucranianos, sim. A investigação foi feita por Kees Van Der Pijl, autor holandês, e publicada em livro “A Nova Guerra Fria e o Prisma de um Desastre – Ucrânia e o voo MH17”, com tradução brasileira.

  5. Os orfãos soviéticos vivem intensamente o sonho da ressureição da mãezinha Russia – tanto se lhes dá Politburo como czar como Putin.

  6. É estranho não falarem do elefante na sala, revelado por esta história da Ucrânia: as armas hipersónicas que mudam absolutamente TUDO, até mesmo a dissuasão nuclear (que é provavelmente a razão pela qual ninguém no Ocidente está a falar sobre isso, mesmo os meios de comunicação dissidentes…).
    E explicam também porque é que os russos investiram e continuam a investir muito pouco na sua marinha: de que serve ter uma grande marinha quando se enfrenta armas hipersónicas (mísseis e torpedos)?
    Não faz sentido nenhum.
    Com estas armas, os russos (e, aparentemente, outros como a China, a Coreia do Norte e até o Irão, que acabam de anunciar planos neste domínio) têm actualmente o que é preciso para contrariar eficazmente (ou, realisticamente, aniquilar) os Estados Unidos, cujo poder militar deriva da sua Marinha.

    Para além disso, os russos têm o melhor poder de fogo antiaéreo do mundo, pelo que também não precisam de uma força aérea planuraque (especialmente porque não querem bombardear o Reino Unido como os EUA fizeram em todo o lado nas suas guerras do lado do Bem).

    Os drones baratos (ou os caros, como o Bayraktar) só são úteis quando se trata de um adversário fraco, não numa guerra de alta intensidade contra um país forte. Actualmente, os russos podem utilizar drones baratos na Ucrânia precisamente porque o equilíbrio de forças está largamente a seu favor.

    Basicamente, os russos fizeram algo que o egocêntrico Ocidente é incapaz de fazer: identificar o adversário (o que não foi difícil de fazer depois das sanções de 2014), pensar nos seus pontos fortes e investir nas armas certas para o contrariar.

    Na europa, como sempre, estão a fazer um pouco de relações públicas patéticas. Os Estados Unidos não os têm – os seus testes falham uma vez em cada duas, actualmente – mas provavelmente acabarão por tê-los dentro de alguns anos).

    O problema é que não há pensamento estratégico (ou não há pensamento de todo), pelo que não se vai a lado nenhum. O Ocidente já não é capaz de produzir nada para além de dívida (mas isso não chega para produzir coisas, é preciso fábricas, pessoal, matérias-primas e energia!), corrupção (veja-se o F35, que é um ferro que explodiu orçamentos enquanto tinha componentes chineses no interior, nada mau para quem quer fazer guerra ao seu principal fornecedor) e bolhas narrativas.

    Os mísseis hipersónicos podem ver o seu alvo no terminal? A estas velocidades, se forma plasma à volta do míssil, bloqueando o radar das Índias, o que lhes permite atingir estas velocidades, eliminando a fricção do ar: até Mach 27 para o planador Avangard, ou da água: 500 km/h debaixo de água com o torpedo Chkval. Além disso, os radares não os detectam.

    Quanto a saber como apontam para o alvo, não faço ideia e não sei se os nossos especialistas também sabem, porque, pelo que sei, esse é um dos desafios destas armas, pelo menos em termos de atingir um alvo em movimento como um porta-aviões.

    Mas o que sabemos ( desde o início, quando Putin revelou o programa russo) é que estes mísseis são supostamente extremamente manobráveis e podem tomar trajectórias bastante improváveis, tornando-os impossíveis de interceptar (ao contrário de uma trajectória balística normal que podemos antecipar). Portanto, parece haver um sistema de orientação…

    Depois, há provavelmente mísseis que têm velocidades hipersónicas mas trajectórias que permanecem mais ou menos balísticas e os “verdadeiros” mísseis hipersónicos que combinam velocidade e manobrabilidade…

    E todos os países que trabalham neste domínio não estão provavelmente na mesma fase de progresso…
    E também no que diz respeito às velocidades atingidas. Por exemplo, em 2022, os EUA estavam a testar um míssil desenvolvido pela Lockheed Martin, o AGM-183A, que só atingia Mach 5, mas que deveria atingir Mach 20 no final do programa. No final, a Lockheed Martin / a Força Aérea dos EUA abandonaram o projecto…

    Não estamos realmente a lidar com uma tecnologia trivial e, para além dos russos, que já provaram que a têm, o resto do mundo está provavelmente a fazer bluff, especialmente o mundo ocidental: além disso, se derem uma vista de olhos, vejo uma infografia na europa que está “muito avançada” no seu programa hipersónico.

    Por que é que o Presidente da União Europeia, o Presidente da França, o Presidente da Comissão Europeia e o Presidente da Ucrânia precisaram dos serviços de uma empresa de consultoria americana pouco antes do início da operação especial russa? A Macinsey é conhecida como “a empresa”…

    Então o Reino Unido está a mostrar moderação? Talvez o nosso amigo Vladimir Vladimirovich tenha sido persuasivo com Rishi Sunak… Por outro lado, o Papa Scholtz fez um discurso anti-russo digno do seu tio Adolf…

    Pobre mundo e pobres tempos…
    A Europa, sob a sua influência (ocupada), está a criar o terreno fértil para futuras guerras, sempre sofridas pelos povos, mas sempre provocadas por aqueles que as declaram depois, mas que nunca as travam de facto… Por outras palavras, travam a vossa guerra através dos outros, a Ucrânia é um exemplo perfeito disso, o mesmo modus operandi apesar dos séculos.
    Nunca esquecer a Shoah, mas esquecer o período soviético? É uma curiosa forma de pensar a duas velocidades, imposta pelos mesmos bandidos…

    Em suma, uma guerra “globalizada”. Para já!

  7. Já começo a ficar farto de ouvir falar em russos imperialistas para aqui, americanos imperialistas para acolá!…E nós, «tugas», que não passamos sem uma boa imperial, seja acompanhada de alcagoitas ou de caracóis, afinal somos o quê? Abstémios meninos de coro? É isso? Já agora, vou beber uma fresquinha, que o ar por aqui começa a aquecer! Com licença… 🥸

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.