LISBON VALLEY

(Dieter Dellinger, 27/10/2018)

websumit

 

Segundo o Expresso Economia:

– A GOOGLE quer criar um centro tecnológico em Lisboa, empregando cerca de 500 pessoas e vai aproveitar o Web Summit para fazer os primeiros contactos.

– CISCO e o Governo português assinaram um memorando de entendimento para transformar Portugal numa nação digital com inovação e cibersegurança.

– MERCEDES-BENZ vai abrir no verão de 2019 o seu maior centro digital na Europa, a localizar no Beato para fornecer soluções tecnológicas para clientes do Mundo inteiro. Devem empregar, pelo menos, 125 programadores no departamento de camiões que já abriu um hub tecnológico que vai empregar 30 especialistas. Saliente-se que a fábrica de camiões da Mitsubishi no Tramagal pertence à Mercedes Trucks.

– BMW juntou-se à tecnológica portuguesa “Critical Software” numa parceria entre as áreas de mobilidade e engenharia de software para desenvolver aplicações para desenvolver o carro do futuro.

– VOLKSWAGEN decidiu criar em Lisboa um novo centro de desenvolvimento de software para o departamento da MAN Trucks and Bus, contratando 300 especialistas, sendo na maioria engenheiros e programadores de design.

– ZALANDO, plataforma de moda e lifestyle, abriu um centro tecnológico internacional em Lisboa. O terceiro fora da Alemanha. Até 2020 querem empregar 150 especialistas.

– AMAZON abriu em Setembro a plataforma na nuvem (cloud) para apoiar em Portugal os clientes na transição para esta nova tecnologia.

e muitas mais pequenas e médias tecnológicas estão a instalar-se em Portugal.

Um engenheiro informático alemão disse-me que o Estado português está muito mais avançado que o alemão na informática. Curiosamente, a revista “Der Spiegel” veio esta semana criticar o governo da Merkel de ter feito muito pouco pela informatização dos serviços públicos.

O Web Summit injetou 500 milhões de euros nas duas edições realizadas em Lisboa, esperando-se muito mais na próxima, já que Portugal ficou conhecido como um centro do futuro tecnológico europeu, tendo os nomes sonantes da indústria alemã estado a contribuir muito para isso.

Só na edição de 2017, entraram nos cofres do Estado 70 milhões de euros em receitas do IVA. Nessa edição estiveram em Lisboa 1500 investidores.

LSBON VALLEY é já uma realidade.I

Anúncios

8 pensamentos sobre “LISBON VALLEY

  1. Como informático reformado ( e co-responsável pela introdução da banca electrónica em Portugal…) nada disto me espanta. De todo… «Estava mesmo à espera»… Dá-me mesmo uma enorme grande satisfação… Por razões muito peculiares enquanto a Alemanha ainda tinha a funcinbar centenas de centrais telefónicas (PBX) electro-mecânicas Portugal já estava a instalar dezenas – muitas – de centrais digitais (computadores), para executar as funções hoje associadas à Internet… Os «servidores». E ainda hoje não há em outro país um sistema como o Multibanco o qual, já agora, também podem agradecer ao general Vasco Gonçalves… Só me espanta (e nem tanto) é o caracter relativamente rudimentar da informatização da Justiça e de casos como o SIRESP.

    Gostar

  2. Falta saber saber quanto é que isso vale em IRS depois de contractos públicos, isenções, benefícios e planeamentos fiscais, sem contar com a sobrecarga das externelidades Lisboetas. Esperamos para ver antes dos foguetes.

    Liked by 1 person

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.