Este tipo inaudito e desavergonhado

(Baptista Bastos, in Jornal de Negócios, 24/07/2015)

Baptista Bastos

  Baptista Bastos

Este tipo desavergonhado, que diz que não disse o que disse, e diz o que não faz, com um impudor nunca visto. Este tipo, este tipo.

Não quero mais este tipo na minha casa, na minha rua, no meu bairro, na minha cidade, na minha pátria. Este tipo vendeu-nos, com um descaramento inacreditável. Este tipo parece um serventuário; parece, não: é um serventuário da alemã, e enxovalha-nos a todos quando, reverente e subalterno, caminha ao lado dela, atento ao que a alemã diz, e toma nota e fixa o que a alemã diz com reverente cerimónia. Este tipo disse que gastávamos demais, nós, os portugueses, que nunca soubemos o que era prosperidade, ter uns tostões a mais no bolso, satisfazermos os pedidos dos nossos filhos, por muito modestos que fossem. Eu, por exemplo, nunca consegui adquirir, nem em segunda mão, uma bicicleta para os meus filhos, embora tivéssemos feito, a minha mulher e eu, sacrifícios inauditos para os educar, sem a ajuda de ninguém.

Já deixei de ouvir este tipo. E desligo logo a televisão, quando o vejo e ouço, sobretudo na SIC, que parece ter uma câmara sempre às ordens para filmar o mais desinteressante dos movimentos deste tipo. Este tipo é um mentiroso relapso e contumaz: toda a gente sabe e ele também, mas passa adiante. Este tipo disse, agora, que está em campanha, ter como prioridade o equilíbrio social entre os portugueses; mas foi ele que nos aplicou essa miserável doutrina do empobrecimento, mascarada de austeridade.

Que fizemos para merecer tal provação? Foi este tipo, de olhar gelado, que nos atirou para o desemprego, para a emigração, para o desespero mais incontido, para uma vida sem esperança nem sonho. Foi este tipo que nos roubou os sonhos, não se esqueçam!

Este tipo que despreza os velhos, que diz coisas imponderáveis, preso ao poder como uma lapa. Este tipo que está a pôr em causa a própria natureza da nacionalidade. Este tipo que, para seguir um nefando projecto capitalista, está a vender a pátria aos bocados e ainda há quem o aplauda. Os estipendiados de todas as profissões, os jornalistas venais, os políticos corruptos.

Este tipo desavergonhado, que diz que não disse o que disse, e diz o que não faz, com um impudor nunca visto. Este tipo, este tipo.

 Não quero mais este tipo na minha casa, na minha rua, no meu bairro. Não quero este tipo em nada do que me diga respeito. Escorracem este tipo do nosso viver quotidiano. Este tipo.

Anúncios

52 pensamentos sobre “Este tipo inaudito e desavergonhado

  1. Também não quero este tipo em minha casa. E… muito menos na governação do meu País. Vou fazer todos os possíveis por o escorraçar. Para isso, eu minha esposa vamos votar em António Costa.

    Gostar

    • Com todo o respeito…vão votar em mais do mesmo…
      Desde 198…q somos governados pelos mesmos!
      Não acham q está na hora de dar hipoteses a outros e cortar de vez c a dependenciada “democracia” economica nazi qb????

      Gostar

    • Boa! No Costa que o costa já disse o que vai fazer, que é repetir as desgraças em que o socras nos meteu. Sim senhor, votar no ps é sinónimo de inteligência.

      Gostar

    • Costa é a resposta a este pseudo-governo que só fez foi eliminar a classe média do país. Agora só existem os muito ricos e os pobres ou muito pobres. “Obrigado” PSD/CDS-PP)

      Gostar

  2. Pois, o problema e grande de BB foi e é que disse o mesmo ou mais ou menos o mesmo com mais ou menos acintosidade no palavrório sobre o governo anterior e outros desde sempre.
    Contra o governo anterior a ideia matriz do arrasoado anti-socialista de BB eram variações sobre o tema: “este não foi o país que me prometeram”. Aplaudiu então todas as manifestações anti-Sócrates e as constantes aparições em simultâneo nos três canais dos sindicalistas manipuladores dos professores e trabalhadores públicos e, finalmente, ficou contente com o derrube e queda de Sócrates e também só não levantou o bracinho para chumbar o PECIV porque não era deputado na AdR, o seu trabalho de sapa era nos jornais.
    Agora queixa-se que não pode ver este(s) tipos desavergonhados nem na tv. Agora que os tais sindicalistas estão caladinhos, nem se mexem e ninguém vê em lado nenhum porque estão nos locais de trabalho sindicalista protegendo e pondo a salvo os professores e trabalhadores públicos adstritos sobre os quais o governo psd faz de cego, não toca e até, se for solicitado, envia mais deles para ajudar as tarefas de “protestar” e “agitar” barulhenta mas ordeira e carneiramente, o BB, sempre igual a si próprio, continua a atirar palavras azedas que os seus camaradas transformam em música sobre este governo.

    Gostar

    • Qual é o espanto? Onde está a incongruência? A semelhança nos discursos de BB só demonstra que PS e PSD são iguais e só um povo de ignorantes mentecaptos ainda não percebeu. Parabéns BB e que nunca a voz lhe doa.

      Liked by 1 person

    • O maior cego é aquele que não quer ver o óbvio, ou então é mais um dos privilegiados que abundam neste Pais. Vamos esclarecer isto! Foram o PS o PSD e o CDS como muleta os culpados da situação dramática em que nos encontramos, eu refiro-me ao cidadão/ a comum claro está, deixem -se de tretas e de sacudir a água do capote, ao deitar as culpas aos adversários porque o disco já está mais do que gasto mas a principal culpa é de quem os lá põe esses sim são os principais culpados.

      Gostar

  3. Ohh…José Neves!! Até parece que quem mudou o sentido de voto nos pec’s foram esses de quem tu falas(venderam-te essa cassete e passas os dias a ouvi-la). Têm dó e abre a pestana…

    Liked by 1 person

  4. O pior é que este tipo tem a lata de pedir mais uma vez maioria absoluta ! E parece (mas duvido muito!)que poderia conseguir mais uma vez! Socorro…tudo menos isso!
    (adorei o seu texto, bem haja) D.F.D.

    Liked by 1 person

    • Senhor tenha piedade dos pobres de espírito, daqueles que julgam poder fazer a mesma vidinha com o país com déficit de 10% ao ano. Querem um país como a Grécia? Têm um bom remédio : votem PS e verão a despesa a aumentar sem controle. Mais um aeroporto para além do de Beja ? seja.

      Gostar

      • O Sr. LUIS NUNES Quer mais 10.000 milionários por ano e milhares de muito pobres a pedir a sopa dos pobres? Então parabéns, ficou no grupo dos que em 4 anos , mais precisamente 42.000 milionários e que s´assim defendem miseravelmente o desgoverno da bandalheira.

        Gostar

      • Ah pois, já me tardava haver alguém com mais opções, quais? A esquerda e a extrema esquerda? Pois, faziam lá uma grande feira d`alhos. Esta gente. Indiquem um país, um só país onde esses pseudo-progressistas deram a ver como se fazem as coisas.

        Gostar

    • Senhor tenha piedade dos ignorantes e ajudai-os a ver direito sem partidarices apenas o que é melhor para o povo…..porque este está-nos a esbulhar…..

      Gostar

  5. Este Governo finge que dá uma chouriça e em troca fica com o porco.
    Reparem, finge – nem chega a dar a chouriça mas catrafila o porco.
    Já todos ouvimos o dr. Portas a gargantear um novo IRS, logo secundado pelo dr. Marco António – um IRS Amigo das Famílias.
    Comparando o Código do IRS de 2014 com o de 2015 nota-se que houve uma grande alteração mas para pior – a generalidade das pessoas vai pagar ainda mais IRS que o habitual.
    Por exemplo, as Despesas de Educação foram muito restringidas: agora, as despesas com Cadernos, Lápis, Canetas, Fotocópias, Refeições tomadas na Cantina Escolar, Passe Escolar, Alojamento para os alunos a estudar fora de casa – tudo isto deixou de ser considerado. O fisco só considera as despesas com Propinas e os Livros. Esta pequena alteração vai custar a cada agregado familiar mais 500 eur por ano – ou seja, se tinham reembolso de IRS ficam com menos 500 eur.
    Para quem quiser comprovar: ver Código IRS, art.º 78.º D.

    Gostar

  6. Este a quem você chama tipo, é um homem honesto. Você é que é um tipo mentiroso, que deve ler uma cartilha e usar umas lunetas como os burros. VOCÊ METE NOJO AO DIZER TANTAS MENTIRAS. Como pode dizer que este homem tem um olhar gélido? olhe-se ao espelho e veja o seu olhar. Como pode dizer que este homem nos atirou para o desemprego, para a emigração, para o desespero mais incontido, para uma vida sem esperança nem sonho. Como pode dizer que este homem, despreza os velhos, Se antes dele nem havia dinheiro para pagar as reformas dos velhos que você e outros agora enchem o peito e a boca para atirar pedras. Como pode dizer que que este homem está a vender a pátria aos bocados, se a pátria já estava vendida. diga-me, quem vendeu hospitais penitenciárias etc? Foi ele?e ainda há quem aplauda sim, os políticos corruptos. Um deles é você, porque não vem falar dos que realmente foram corruptos e enriqueceram por conta do erário publico. NÃO TENHO TACHOS, NÃO SEI USAR PALAVRAS CARAS NA ESCRITA, NÃO SOU RICA,MAS TENHO OLHOS NA CARA NÃO PARA MEDIR A TEMPERATURA, MAS PARA VER A REALIDADE. TENHO OUVIDOS PARA OUVIR E DISCERNIMENTO PARA PENSAR.

    Gostar

    • Vou publicar o seu comentário. Apenas lhe digo que, quando chamar mentiroso a alguém o prove e diga onde está a falha. Sobre venda do País, ninguém consegue ultrapassar Passos Coelho, minha senhora, por muito que lhe custe. Vender penitenciárias são trocos em comparação com EDP, REN, TAP, CP Cargo, Metro. E agora, se lhe déssemos tempo ( lamento informá-la mas em Outubro vai-se embora, pelo que a senhora deve ir já comprar um ramo de flores para lhe colocar na campa e um lenço bordado com as iniciais PPC para enxugar as lágrimas), ainda ia querer vender a Água que todos bebemos. Como dizia o povo: um copo de água não se nega a um pobre. Pois bem, é essa água que ele quer também tirar aos pobres. Quem não puder pagar que morra à sede para encher a barriga dos seus amigos da privada que querem engordar ainda mais. Lamento dizer-lhe, minha senhora, mas o seu “menino”, o tipo, o PPC, degenerou, meteu-se na ganza como deve saber e deu num grande biltre. Há filhos assim. E os pais até nem tem culpa.

      Liked by 1 person

    • Bem, o Pedro está à frente do Governo e não é por acaso.
      Mais, em Outubro pode reincidir e lá teremos o arraso do pouco que resta.
      As joaquinas deste país, cegas a qualquer argumento, olham para os partidos como quem olha para os clubes de futebol. O clube pode descer de divisão mas é o meu clube; o presidente do meu clube resplandece em toda a sua grandeza mesmo quando apanhado a meter a mão na massa.
      Não é defeito, é assim mesmo.

      Gostar

    • Este TIPO senhora, vendeu-se e VENDEU o país que não é dele. è dos que lhe pagam o vencimento pois ele e os outros, iguais, são meros SERVIDORES PÚBLICOS pagos por todos nós.

      Gostar

    • Joaquina, como é que alguém pode ser tão vulgar a exprimir um comentário sobre a opinião de outra pessoa? Realmente nem o tipo inaudito merece ter admiradores com o seu baixo nivel.
      Isabel

      Gostar

    • É porque precisava dela. Será que por o homem viver numa casa de renda camarária não pode dizer o que pensa? OU Será que o que escreveu passou a valer menos por isso? Será que o Passos passou a ser um tipo fixe por o BB viver em casa alugada?! Haja sanidade mental e quando quiser discutir os textos atenda ao que está escrito e não a detalhes à margem.

      Liked by 1 person

  7. Devo dizer que compreendo de todo a indignação da sra Joaquina ao insurgir-se contra o artigo assertivo e caustico de Baptista Bastos ao referir-se ao primeiro ministro como ” Este tipo inaudito e desenvergonhado”. Um destes dias um septuagenário cidadão referia-se a ele como sendo ” o rapazito que nos governa” … -.e que raio, pela net abundam os comentários de repulsa, ódio até, contra ” este tipo” e ” o outro que está dentro”…mas será que as pessoas não enxergam que o defeito não é desta gente abnegada que se bate por ideias, não obstante a maldita crise que se abate sobre o país e toda a Europa?!
    Mas o que leva estas criaturas a serem tão ingratas face aos nossos representantes?
    – Já não há respeito por ninguém é o que é….

    Gostar

    • O povo português é o mais parolo ,provinciano e masoquista da Europa e não me admira nada que elejam a mesma escumalha que presentemente nos (des)governa .Não se esqueçam que foi esta populaça que pôs o parolo em Belém

      Gostar

  8. estatuadesal, isto é nome? Nem o nome mostram, por ai se vê a espécie. Vou dizer-lhe a si e aos demais. se o voço partido estivesse no lugar de PPC. vocês e eu tínhamos que ter a boca calada. E mais não digo porque já percebi que não vale a pena. passem bem.

    Gostar

  9. Sabem o que vos digo, estais todos malucos e já não dizeis coisa com coisa, o vosso mal foi de não teres emigrado como eu fiz, assim sendo mantive-me lúcida!
    Muito boa noite a todos e todas.

    Gostar

  10. Também concordo que nao devemos querer este tipo, aliás eu até penso que nao se trata de um tipo, mas sim de um subtipo, ou seja, um tipinho, um escroque. Mas temos outros problema ao nao querermos este tipinho, vamos lá pôr outro tipo, como o costa, um individuo que nao merece a minima confiança. Um tipo que apunhala um companheiro de partido, como fez com o seguro, é capaz de apunhalar os Portugueses todos. Este tipo (costa) nao é diferente do tipinho (passos). Depois de 40 anos está na hora de mudarmos de cor, temos de dar a oportunidade a outros que ainda nao mostrarmos o que valem, e se valerem pouco, muda-se outra vez. Num post acima diam que iam votar Costa, eu nao caio nessa, eu voto Jeronimo, digo Jeronimo e nao PC.

    Gostar

  11. Não vale a pena perder tempo com esta e outras Joaquinas. Tem razão cristof9, Rui e tantos outros onde me incluo não temos obrigação de abrir os olhos a ninguém até porque os cegos são resistentes. Este pobre e boçal Zé Povinho tem vindo a ser embalado por esta pandilha. E como “vê curto”, vê mal.
    Pois que comam “brioches” !

    Gostar

  12. Este “tipo”, “estes tipos”, meras “criaturas” NÃO OS QUERO MAIS EM MINHA CASA, seja a “casa” seja o PAÍS-CASA de todos nós. eles não cabem cá, não são, nem nunca quiseram ser de cá. Fora de NOSSA CASA!

    Gostar

  13. Estão a esquecer se do Sumo Sacerdote da desgraça. Quem andou a distribuir esmolas aos portugueses para deixar de trabalhar como quem dá rebuçados a miudos?

    Gostar

  14. Mas ainda prefiro este tipo (QUE NÃO É FLOR QUE SE CHEIRE), aos ladrões que nos trouxeram a troika,com negociatas atrás de negociatas,algumas ainda por descobrir….e não vejo o PS dizer nada quanto a esta situação!São tudo farinha do mesmo saco…os portugueses são cada vez mais lixados.

    Gostar

  15. Criticar tudo e todos é fácil, muito fácil. Fazer melhor é difícil, bem mais difícil. Estou à vontade pois não votei neste “tipo”. Mas quem é que ia fazer melhor quando o país estava na banca rota? E quando há um que pede emprestado e outro que empresta, quem é que dita as regras? Será que as pessoas não vêem isto? Só vejo criticar este “tipo” que por muito que nos custe está tentar fazer algo, Regra geral não vejo uma crítica a quem nos meteu nesta enrascada e ainda por cima se abotoou com uns milhões. Não há um pouquinho de moral nestas cabeças? Criticar? Isso também eu sei fazer, mal mas sei.

    Gostar

  16. Com a conversa de serem todos “farinha do mesmo saco” é que os de sempre se vão perpetuando no poder. É o momento para dar a volta e mostrar que há outros que não são diferentes. Força Jerónimo e força BB… que a voz
    nunca vos doa. Algum dia este Povo há-de acordar.

    Gostar

  17. Não entendo onde e o que fazem os inteligentes deste país. criticar vejo muitos, mas fazer bem e ver com isenção poucos são os que tem essa lucidez. A comunicação social, dá palavra a quem só escreve e nunca passou disso. Experiencia de vida não é intelectualidade como muitos acham e por isso se dizem de esquerda mas vivem muito bem com o mal dos outros. Eu até ao momento, ando a pagar, porque assim sou obrigada, a roubalheira dos governos, muito especialmente, os do PS, que os inteligentes conseguiram nomear como PM, um tal de Sócrates e Sousa, que nunca fez mais nada na vida senão viver à custa de esquemas, não era por acaso que o então PR Jorge Sampaio, falava tanto no chico espertismo, pois sabia bem quem era o ´José Sócrates de Sousa, um individuo que enquanto político só viveu para ele, destruindo o país e o dinheiro que o Estado nos cobrava, de impostos e descontos vários. Confiar um país a um individuo que nunca fez nada na vida senão gastar e ganhar desonestamente, é de facto gente com muita inteligência que só vem o que lhes dá jeito, e o PS faz jeitinhos, à nossa custa, a muitos intelectuais. Basta olhar para o parlamento e ver as soluções fantásticas que apresentam…discursos e mais discursos e assim se vai o nosso dinheirinho…com gentinha que ganha bem, tem quem trabalhe para eles, desfrutam de benesses que o povo não sabe porque não há partido político que fale a verdade e os intelectuais que vao escrevendo sobre o país, também não se informam nem estão interessados pois assim sempre tem quem lhes faça uns arranjinhos a seu favor…

    Gostar

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s