Paradise Papers. Nova fuga de informação expõe rainha de Inglaterra

(In Expresso Diário, 05/11/2017)

paradise

(Este artigo mostra que está tudo podre. Os negócios, e o capitalismo, precisam dos Estados para gerirem a ordem social e evitarem a organização e as manifestações de desconforto de quem trabalha. Mas quando se trata de pagar esses “serviços”, fogem a sete pés e os offshores são a sua predilecção. Ninguém sai incólume, da direita à esquerda, de norte a sul, de este a oeste. Curiosamente, a exemplo do que se passou com os Panamá Papers, de Portugal nem rasto de denúncias de “peixe graúdo”. Ou os nossos milionários são uns tesos, ou são muito competentes na fuga aos impostos, ou estão muito bem “protegidos” pelos jornalistas da lusa imprensa, das três uma. Eu, não sei porquê – ou talvez saiba -, aposto que a última hipótese é a mais provável.

Estátua de Sal, 05/11/2017)


São mais de 13 milhões de ficheiros, numa nova fuga de informação global sobre paraísos fiscais investigada pela organização que lançou os Panama Papers. Revelações incluem os negócios do secretário do Comércio de Donald Trump com o círculo próximo de Vladimir Putin e os tentáculos offshore do principal angariador de fundos do primeiro-ministro do Canadá….


Ler artigo completo aqui

Anúncios

3 pensamentos sobre “Paradise Papers. Nova fuga de informação expõe rainha de Inglaterra

  1. Caso para perguntar de que meios dispõe o contribuinte de uma pequena ou micro empresa que tudo é obrigado a pagar e reinvestir diáriamente o sempre magro lucro ,para se opôr á fuga contínua de dinheiros das médias e grandes empresas….Para equilíbrio do sistema são realmente as pequenas e micro empresas que suportam tudo já que os grupos sonegam o reinvestimento ,ficando com o lucro ..Onde está afinal a justiça ? Ah pois ,está a olhar para a direita a vê-lo passar mas ,já que tem os olhos vendados ,não se passa nada ! Justiça ?!!!..

    Gostar

  2. Vai-se a ver e a democracia burguesa terá sido um parêntesis na História de «très longue durée»… Mas, por outro lado, para que lhes virá a servir todo aquele dinheiro parado lá nos refúgios fiscais?… Cada vez mais aumenta a produtividade societal…

    Gostar

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s