(João Quadros, in Jornal de Negócios, 22/09/2017)

João Quadros
Posto isto, quando vi as imagens da polícia a entrar, à força, pela porta de uma casa e a prender políticos, pensei, maldita Venezuela. Este Maduro só a tiro. Depois é que percebi que era em Barcelona porque, apesar de tudo, havia mais turistas que polícias.
Independentemente de a Catalunha ter direito, ou não, a fazer um referendo sobre a independência, Rajoy reagiu à Erdogan. Mandou prender parte do governo autónomo, queimou boletins de voto e arrancou cartazes. Só faltou mandar fuzilar os senhores que fizeram as urnas de voto. Foi à bruta. Acho que até com a ETA houve mais negociações. Depois desta decisão de Rajoy, imagino que, com o apoio do Rei, o referendo está condenado porque Rajoy garantiu a vitória do sim à independência.
Segundo li, os membros do governo da Catalunha foram detidos por “plebiscito separatista”. Deve ser tramado para um polícia espanhol dizer: “Não se mexa. Você está preso por plebiscito separatista!” Dá a sensação de que o estão a acusar de violação de siameses.
Acho que Rajoy cometeu um erro. Agora, ou consegue impedir o referendo de dia 1 de Outubro à força ou, se ele se realizar, e a esmagadora maioria dos catalães quiser a independência, terá de usar ainda mais força. Parece o Star Wars.
Não faço ideia de como vai acabar este braço-de-ferro dos “nuestros hermanos”, mas se o governo espanhol tiver de enviar a tropa para a Catalunha, podíamos aproveitar para tomar Olivença. Mesmo depois do assalto a Tancos, acho que que Olivença seria nossa em vinte e quatro horas.
TOP RAMBLAS
1. Sócrates: “António Costa e a cúpula do PS viraram-me as costas” – virar as costas a Sócrates é um perigo, porque podem ficar sem a carteira.
2. Espanha expulsa embaixador norte-coreano – era giro dispará-lo de um canhão.
3. Aung San Suu Kyi não diz Rohingya uma só vez, mas condena violações dos direitos humanos em Myanmar – é caso para dizer: essa mulher estava bem era fechada em casa.
4. “Sócrates: “António Costa e a cúpula do PS viraram-me as costas” – pedi dois milhões emprestados ao Costa e ele nada. Se isto é um amigo!
Com ironia mas VERDADE, João Quadros sempre no seu melhor.
Parabéns. E não vá para a Venezuela, fique por cá para mandarmos o Bruno abaixo.
Sporting!!!