Nem Marques Mendes falou dele!…

(Pedro Tadeu, in Diário de Notícias, 06/06/2017)

tadeu1

Será que a Europa vai voltar as costas aos Estados Unidos e virar-se para a China? Não faço ideia do que Mao Tse Tung, se fosse vivo, pensaria dessa reviravolta geoestratégica mas há muitos amigos da globalização que, nos últimos tempos, passaram a achar que sim.

Cito um: “estou convencido de que é do interesse chinês que a União Europeia seja uma potência económica com voz forte na cena internacional, o que contribuirá para mitigar o peso dos Estados Unidos como a voz ocidental nas questões de política global”.

O mesmo analista conclui, um pouco mais adiante: “é minha firme convicção de que o reforço de cooperação entre os países da Ásia Oriental e a União Europeia, e não apenas com os Estados Unidos, pode contribuir para a segurança e prosperidade na região”.

O homem das “firmes convicções” em Portugal, como toda a gente se lembra, é o professor Cavaco Silva e é precisamente ele o autor daquelas frases, publicadas como artigo de opinião, quinta-feira passada, pelo site Observador, numa versão do que o ex-Presidente da República foi dizer, nesse mesmo dia, à Coreia do Sul para os participantes do meu desconhecido, peço desculpa, Fórum de Jeju para a Paz e Prosperidade.

São 8606 caracteres sobre “A União Europeia e a Ásia Oriental” publicados no mesmo dia em que Donald Trump oficializou a intenção de saída dos Acordos de Paris, um dos factos apontados pelo professor como “perturbadores da ordem política e económica mundial”.

Pois as convicções de Cavaco Silva, que ainda há um ano e meio eram capazes de ocupar páginas e páginas de jornais e suscitar inúmeras análises de inúmeros colunistas e cronistas encartados, são, agora, totalmente ignoradas.

Durante o fim de semana, nos jornais e sites que li, nem uma referência encontrei. Cinco dias depois uma busca no Google dá… nada!

Há 194 comentários de 30 ou 40 leitores do Observador, muitos anónimos ou com falsas identidades, quatro quintos dos quais ocupados a insultar o articulista ou a insultar os que insultaram o articulista. Poucos parecem ter lido, realmente, o texto.

Note-se que a única intervenção pública anterior de Cavaco Silva, depois de sair da cena política, foi a do lançamento de um livro cheio de acrimónia contra José Sócrates, que ocupou imenso espaço mediático.

Note-se ainda que aquilo que Cavaco Silva diz no texto não é uma irrelevância, quer se esteja de acordo ou não com ele, pois o tema abordado caiu mesmo em cima dos assuntos dominantes da atualidade noticiosa do dia e a sua larga experiência de Estado, apesar de, do meu ponto de vista, ter sido péssima para o país, dá-lhe qualificação mais do que suficiente para abordar o assunto com pertinência.

Finalmente, se comparar esta situação com as ocorridas com textos enviados para os jornais por Ramalho Eanes (fê-lo muito raramente), Mário Soares (semanalmente, durante muito tempo) e Jorge Sampaio (pontualmente), não estarei errado se disser que nenhum dos antigos Presidentes da República foi submetido a um “apagão” mediático tão negro quanto o que recebeu, agora, Cavaco Silva. Nem Marques Mendes lhe deu alguns segundos na SIC!

A explicação para este silêncio ruidosamente embaraçoso para Cavaco Silva parece-me óbvia: o país, à direita, à esquerda, ao centro ou sem qualquer ideologia, já não quer saber dele, precisa mesmo de não saber dele. E isso diz tudo sobre o valor dado hoje pelos portugueses ao legado que o homem das “firmes convicções” lhes deixou: zero.

Um pensamento sobre “Nem Marques Mendes falou dele!…

  1. Miserável, de espírito, é a seita da direita pafista pafioso cá da ocidental praia lusitana!.. Mais miserável ainda é o “sr silva”, porque inculto, pedante, prepotente e saloio de Boliqueime como qualquer outro pide(zeco) mesmo que não natural de Boliqueime.
    Não obstante, a múmia que ocupou Belém durante 10 anos, não deixa de poder contar com ilustres amigos da sua área política como o oliveira e costa, o dias loureiro, o isaltino, duarte lima e quejandos!!!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.