A tirania climatizada

(Baptista Bastos, in CM, 20/07/2016)

bb1

Baptista Bastos

Vai haver sanções. Não vai haver sanções. A escala de valores das ‘penalizações’ a aplicar, ou não, a Portugal sobe e desce consoante os interesses ocultos, e as astúcias políticas. A tenaz pretende, sobretudo, apertar o governo português, e não é estritamente necessário saber alemão para se descortinar o que, na verdade, querem dizer as frases de Schauble, o inquietante ministro das Finanças de Angela Merkel.

Certa comunicação social portuguesa, essa, parece muito feliz na criação deste enervamento artificial. O que está em causa é que o poder em gerência na ‘União’ Europeia detesta a prática de António Costa, e que contradiz a ideologia dominante em Bruxelas e arredores. Além de indeferir a servidão. A Grécia do Syriza já foi punida, por recalcitrante, ante o silêncio cúmplice dos ‘parceiros’ europeus, mas abriu um precedente que as estruturas político-económico-sociais não podem tolerar.

Como Noam Chomsky no-lo disse, esta Europa de remendos é um exemplo da luta de classes. Unificar os Estados, liquidar as nações, impor o pensamento único, uniformizar as diferenças, e inculcar o sentimento de que a hegemonia pertence ao mais forte parece coisa de outro tempo. Mas não é. Tem sido tentada várias vezes com resultados conducentes a guerras e a conflitos medonhos.

As pequenas humilhações pelas quais o nosso país tem passado só não constituem ofensas maiores porque quem as pratica não dispõe de altura moral nem intelectual. Estamos nas mãos de ignorantes ambiciosos, factótuns da grande finança, como, por exemplo, acontece com um português recentemente nomeado para uma dessas instituições.

Sei que é muito difícil enfrentar colossos desta natureza. Difícil, mas não impossível.

Há muita gente que se manifesta contra o domínio paralisante da Europa alemã. E o referendo, em algumas nações, surge como resposta à tirania climatizada.

Anúncios

2 pensamentos sobre “A tirania climatizada

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s