A vida de Cristas

(Baptista Bastos, in Correio da Manhã, 16/03/2016)

bb1

Baptista Bastos

 

O caminho a percorrer pela nova presidente do CDS vai ser penoso, por inçado de escolhos e puas.


 

Ao sugerir que o partido tem de regressar às raízes iniciais, a democracia-cristã, ela determinou uma estratégia que, claramente, se opõe a Paulo Portas, o qual traçou o demoliberalismo como meio e fim. A verdade é que tirou o CDS do táxi e multiplicou-o, atraindo muita gente nova, de ambições sem freio, a quem colocou em altos postos decisórios. Os antigos militantes, assim como aqueles que se lhe atravessavam, foram implacavelmente postos de parte ou, então, auto-afastaram-se.

O CDS dos últimos 16 anos é um produto exclusivo de Portas, dizimados que foram os últimos resquícios do projecto democrata-cristão. Adicione-se-lhe, ainda, as “transferências” para o PS, de antigos fundadores, como Diogo Freitas do Amaral ou Basílio Horta, atraídos pelo doce perfume do ‘socialismo democrático’, e o ramalhete fica completo. Manuel Monteiro e Luís Nobre Guedes foram liminarmente desarvorados. Chega a ser pungente ouvir Manuel Monteiro, ressurrecto dos mortos-vivos, afirmar que “Portas foi uma desilusão”

É este ambiente palustre que Assunção Cristas vai ter de enfrentar. Portas deixou o partido armadilhado com os seus protegidos, uma rapaziada desprovida de experiência de vida, que costuma falar nas televisões bolçando disparates ou, então, sorrindo depreciativamente com as apreciações dos mais velhos.

A nova presidente já declarou que está disposta a fazer alianças com o PS, “sem António Costa”, o que, além de bizarro, abre outra frente de quezília entre eles mas, igualmente, com o PSD de Pedro Passos Coelho, agora também reciclado de “social-democrata”.

Tudo isto expõe uma especial ópera-bufa, afinal a natureza marcante da Direita portuguesa, à qual o Marcelo designou, em tempos, como “a mais estúpida da Europa”.

Um pensamento sobre “A vida de Cristas

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s