A batalha contra a colónia petrolífera de Trump

(Claudio Katz, in Resistir, 10/01/2026)


O confronto na Venezuela está apenas a começar e decorreu apenas o primeiro ato de um cenário aberto.


Gosta da Estátua de Sal? Click aqui

Com o sequestro de Maduro, Trump incorporou duas novidades à brutalidade imperial. Ele explicitou seu propósito de roubar o petróleo e sua pretensão de instaurar um domínio colonial.

O seu argumento absurdo para roubar o petróleo é que esse recurso pertence aos Estados Unidos devido a algum investimento feito no passado. Com esse critério, o Texas, a Califórnia e o Arizona deveriam ser imediatamente devolvidos ao México, mas o magnata é um valentão que não raciocina. Ele proclama uma apropriação que começou com sanções, bloqueios e a confiscação da filial externa Citgo.

Continuar a ler o artigo completo aqui.

9 pensamentos sobre “A batalha contra a colónia petrolífera de Trump

  1. E também é tão cepo que ainda não percebeu a razão pela qual chamam quarto Pastorinho ao CU.
    Simplesmente por a besta escudar as suas atrocidade, tal como o seu antecessor “Botas” na matriz religiosa católica tradicional.
    Daí andar a chamar nos pastorinhos.
    Mas isto há cada patego que parecem seis.
    Eu só espero no meio desta repolhada toda que não tenhamos uma segunda entre este traste e o Milei ca do sítio.
    Porque se não vou viver o pesadelo americano de ficar em casa por não valer a pena sair para votar num nem noutro.
    E que isto o vírus “pategus” afecta mesmo o discernimento.
    São muitos os que acham que o Trampas e demente e acham que o CU devia ter calado o cu que tem no lugar da boca em relação a incursão na Venezuela.
    Mas continuam a achar boa ideia ter um presidente destes.
    E vamos lá ser priores de uma freguesia destas.
    E ainda temos o ardina da folha nacional a melgar nos o juízo.
    Mas ficaremos por aqui até que nos cortem o pio.
    O que pode muito bem acontecer com o CU ou o Milei lusitano com o cu sentado em Belém.

  2. O pateta dos links quer fazer a festa sozinho, lança os foguetes e apanha as canas, e continua sem dar uma para a caixa! Anda nervoso com a eleição do CU, anseia pela passagem à segunda volta, entretanto já teve de andar a fazer horas extraordinárias a mudar cartazes, sai mais barato pôr os alforriados de internet a trabalhar em turnos alternados ao relento do que pagar as multas astronómicas por não cumprir decisões judiciais…

  3. Ganha pão? Bateste com os cornos numa azinheira?
    Não ganhamos um tostão por andarmos por aqui.
    Já tu és capaz de estar na folha de pagamentos de alguem para insistires em andar por aqui a melgar.
    E fazes muito bem em enfiares aqui esses links da treta com conversa de pategos pois que sentido o lado os há.
    E trabalho e já diziam os outros que o trabalho liberta.
    Pode ser que não te liberte da parvoeira mas sempre fazes alguma coisa.
    Porque pela parte que me toca não conto ler nenhum.
    Vai ver se o mar da Kraken.

    • Anda muito alegre e contente, se calhar por já poder imigrar para a Venezuela e quiçá até colaborar com a Coringa Malvado ou com o Imundo Gonzalez Urra à tia, como capataz dos capatazes do Trampas.

  4. No tempo actual, considerando as complexidades das vitórias e derrotas dos trabalhadores e dos povos, a derrota do cenoura e do imperialismo não se alcança com grandes e inflamadas declarações. O imperialismo, no plano militar, político e económico (sublinho ECONÓMICO), está a ser derrotado na Ucrânia há 4 anos e, a partir da noite da agressão à Venezuela e da extração de Maduro, no plano político e económico, através de um conjunto alargado de medidas tomadas pela China e que, no imediato, puseram o cenoura em sentido.
    Ele pode continuar a fazer circo, mas sabe bem que a China, em silêncio, disparou muito forte contra os alicerces do capitalismo americano. Tudo sem alardes, mas com muita contundência.

    https://www.facebook.com/share/p/1BtZnsoWm3/

  5. A pedido de várias famílias este é dedicado ao Pastorinho #1, não Único. Mas há que ter atenção às aspas.
    https://vz.ru/opinions/2026/1/10/1379370.html
    “Não há necessidade de temer os impérios.

    Enquanto a Rússia não recuperar seu status imperial, o espectro aterrador do “imperialismo” leninista continuará a ameaçar a integridade territorial do país.”

  6. https://vz.ru/news/2026/1/10/1386134.html
    “… Segundo o The Washington Post , Parolin pediu a Washington que tivesse paciência e desse a Maduro a oportunidade de deixar o país para evitar uma maior desestabilização. …”
    Saia lá a lengalenga.
    É que não é caso para menos, lá se ia o ganha-pão do **pastorinho**. Realmente a ‘padralhada’ é tramada, sempre a dizerem como é que.
    ah ah ah ah ah

  7. Já o bandalho do Rumsfeld dizia que a America, e interessante como os estado unidenses sempre designaram o seu país, apenas um dos mais de 30 estados do Continente americano, como “a América” como se eles fossem o único pais do vasto continente, não tinha culpa se o seu petróleo estava noutros países.
    Dito isto esses bandalhos sempre pensaram que os recursos da todos os outros eram deles.
    E por isso sempre pilharam, mas sempre em nome da democracia e dos direitos humanos.
    Como e que isso encaixava no apoio a assassinos como Videla ou Pinochet? Simples.
    Era para proteger esses povos do comunismo, que seria muito pior.
    O que se esquecem de dizer e que o comunismo só era popular naquelas terras porque a sua pilhagem lançava as populações numa miseria negra.
    A Europa sempre tentou dar um rosto humano ao capitalismo nos paises a Norte mas no Sul da Europa aplicou a mesma doutrina nefasta. Daí o apoio a Salazar, Franco e os coronéis gregos.
    Não percebiam que era a miséria que as elites davam ao povo que os levava a procurar alternativas a esquerda.
    Nem nunca se preocuparam com isso.
    E isso tem muito a ver com o racismo. Podíamos muito bem viver na miséria, não mereciamos outra coisa e se procurávamos o que dizíamos ser uma distribuição mais justa da riqueza mereciamos era porrada. Forte e feia.
    E para isso precisávamos de governos fortes que soubessem manter a ordem.
    Havia até teorias sobre a incompatibilidade entre os povos latinos e a democracia.
    Ainda por cima tinham uma certa tendência para não querer trabalhar.
    E esse chavao que os trastes ianques aplicam ao seu quintal e em todo o lado onde eles achem que estão os “seus” recursos.
    E agora Trump diz com as letras todas que ninguem merece democracia.
    Por isso diz con todo o descaro que o que se pretende para o Irão e uma nova monarquia absoluta.
    Seria impensável mesmo para George W Bush dizer uma barbaridade destas.
    E estes bandalhos da Europa abanam o rabo a esta besta e nem vão acordar quanto o animal passar a Groenlândia na mão grande.
    Vão ver se o mar da um grande cardume de tubarões brancos famintos.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.