Dinis de Almeida – Morreu um indómito Capitão de Abril

(Major Mário Tomé, in Facebook, 16/05/2021)

Morreu o Dinis de Almeida. O capitão Dinis de Almeida, oficialmente Coronel de Artilharia Dinis de Almeida.

Se há capitães de Abril que durante a situação revolucionária, vulgo PREC, estiveram sempre no olho do furacão, Dinis de Almeida foi um deles. Direi, mesmo, dos primeiros de entre eles.

Ao Dinis de Almeida se deve, pela sua coragem e ponderação revolucionárias, que a contrarevolução ensaiada por Spínola e spinolistas não tivesse terminado em tragédia no ataque covarde ao RALIS em 11 de Março de 1975 pelos paraquedistas às ordens do comandante do Corpo de Paraquedista, coronel Rafael Durão.

Ao Dinis de Almeida se deve que a miserável demonstração de despotismo “maoísta” na tortura a Marcelino da Mata por MRPP’s infiltrados no seu quartel, o RAL 1, tivesse consequências mais funestas.

Ao Dinis de Almeida se deve uma intervenção sempre atempada na dissuasão de atos contrarrevolucionários ou de atos ditos revolucionários na região e na cidade de Lisboa.

Dinis de Almeida pertenceu desde os primeiros instantes ao núcleo duro do Movimento dos Capitães, integrou os principais centros de decisão do Movimento dos Capitães (depois MFA numa decisão que já prognosticava cedência à hierarquia derrotada) quer na vertente de mobilização, quer nas de planeamento e de ação.

Com Otelo e Vasco Gonçalves foi alvo das mais imbecis e brutais calúnias por parte dos que, civis e militares, mesmo que rendidos a uma revolução que lhes trocou as voltas, tiveram sempre no pensamento e no coração um 25 de Novembro que haveria de chegar.

O seu carácter e verticalidade ética assim como o seu desassombro na defesa do que considerava justo e de acordo com os objetivos que desencadearam a Revolução de Abril – o fim da guerra colonial, a defesa da liberdade e responder aos superiores interesses populares – marcaram todo seu empenhamento radical no Movimento e na Revolução.

Tive, ainda jovem capitão empenhado na guerra colonial, a grande honra de comandar o Alferes Dinis de Almeida na minha Companhia de Cavalaria 1601, no Niassa, onde foi colocado para se iniciar na condução prática da guerra de contraguerrilha. Um grande profissional e um grande revolucionário. Como eu, aprendeu o suficiente para acabar com ela.

Dinis de Almeida deixou-nos o mais importante acervo documental relativo à conspiração, à execução e desenvolvimento da revolução de Abril: «Ascensão, Apogeu e Queda do MFA», 2 volumes, e «Origens e Evolução do Movimento dos Capitães» ambas as obras das Edições Sociais.

Tchau camarada. Muito te ficámos a dever.


Gosta da Estátua de Sal? Click aqui.

2 pensamentos sobre “Dinis de Almeida – Morreu um indómito Capitão de Abril

  1. Mmmm.

    Este Diniz de Almeida foi o tal identificado por outros capitães de Abril como o autor do pedido do restabelecimento da pena de morte na gravação audio da reunião do MFA pós 11 de Março…

    Ah vozinha marota…depois o Ventura é que é mau por pedir o restabelecimento da prisão perpétua…

    Mas numa coisa concordo com ele.

    Se é verdade que considero perigoso uma deriva totalitária esquerdista tipo a ditadura maoista que os camaradas Tomé e Joana Mortágua querem, transformando Portugal numa segunda Albânia de Henver Hoxa fora de prazo – também acho que o 25 de Novembro virou isto demasiado à direita.

    Devia ter ficado pela social democracia, o socialismo em liberdade tipo Attlee e Olof Palm, em vez da merda neoliberal em que vivemos.

    • Devias ter vergonha na cara, em deixar escrito um comentário tão banal como este.
      Na verdade, tu Pedro, deves fazer parte de uma outra geração que não conheceu a coragem e a generosidade de pessoas, como Dinis de Almeida.
      Na mais pura da verdade, estás mais perto do mau do que do bom e, por isso, nada tens a ver com a realidade de um processo em que Dinis de Almeida viveu e combateu.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.