Do povo e do putedo

(In Blog Aspirina B, 22/11/2019)

O populismo, na política portuguesa, começou em 2019? Usando o Aspirina B como grupo focal, a primeira vez que se fez referência ao populismo foi logo em Dezembro de 2005, tinha o blogue apenas dias de existência. Vale a pena recordar Luis Rainha e a citação que traz de Louçã: ““O que faz falta em Portugal é abrir a cultura, destruir a ideia de que a criação da mediocridade populista é a cultura de que o povo precisa e de que o povo gosta”. Depois desta estreia, o conceito voltou em 2007 aos escritos e por cá tem acompanhado o devir político nacional. Populista foi sempre a retórica do PCP e do BE, um populismo de esquerda clássico onde se desconfia do Estado de direito democrático, do Parlamento, e se repete a cassete sectária onde o “povo” pertence aos monopolistas de embrulho marxista. E populista começou a ser, exclusivamente, o discurso do PSD e do CDS a partir de 2008, onde o desabamento do seu império bancário e o sentimento de impotência perante Sócrates e a sua equipa levou a direita portuguesa a apostar tudo no moralismo e na judicialização da política, esteios do populismo larvar e inorgânico, mediático. Em 2008, Cavaco lançava – em tandem com o PSD – a estratégia do assassinato de carácter recorrendo à mais universal, básica, chicana: Sócrates era mentiroso. Nasceram os martelos “Falar verdade aos portugueses” e “Política de Verdade”, os quais enterraram a direita portuguesa numa decadência moral e intelectual que só se tem agravado. Foi dessa indigência e putrefacção que vieram o Chega e a Iniciativa Liberal.

A entrada de André Ventura e João Cotrim de Figueiredo na Assembleia da República está a ter um curioso e benéfico efeito no jornalismo político. De repente, passou não só a ser legítimo como urgente denunciar e desconstruir os discursos populistas e demagógicos. No entanto, esses discursos são em tudo variações do que tem sido considerado, validado, por esse mesmo jornalismo político como o normalzinho da Silva “fazer política”. A alteração de atitude e comportamento explica-se facilmente. Estando o jornalismo político dominado pela direita, agora há que defender o PSD e o CDS de clones que ameaçam manter a direita na oposição nos próximos séculos por causa de uma imparável fragmentação e radicalização. Isso significa que se tornou permitido, dentro das redacções do risível “jornalismo de referência”, fazer aquilo que estava vetado no passado. Antes das últimas legislativas, um qualquer passarão ou bronco do PSD e do CDS pôde dizer as maiores barbaridades no Parlamento e no espaço mediático que tal era levado ao colo e protegido pela “imprensa”. Estava tudo bem, contra os socialistas valia tudo. Agora, com os estreantes rivais em chungaria, alto e pára o baile. Saltam exercícios de aplaudida salubridade e apelo à razão e à decência. A pulhice entranhada no PSD e no CDS é para uso exclusivo, eis a lição do jornalismo político português. Afasto deste argumento sobre textos de opinião e reflexão o trabalho jornalístico sobre a tese de doutoramento do Ventura, o qual é uma típica investigação de jornalismo genérico e fundamental.

Como se vê na notícia acima, apenas um exemplo e muito longe de ser o mais grave, o populista André Ventura é uma criação do populista Passos Coelho. O mesmo Passos que em 2010 promovia a ideia de se julgarem e condenarem políticos por razões exclusivamente políticas. O mesmo Passos Coelho, de braço dado com Cavaco Silva, que em 2018 fez campanha para a recondução de Joana Marques Vidal sugerindo que tanto Costa como Marcelo pretendiam ser cúmplices de criminosos.

Talvez o fenómeno a que estamos a assistir na comunicação social, então, também se explique recorrendo às referências metafóricas de Ventura e Passos, isso de terem aparecido as prostitutas baratas no bar de alterne das putas finas.


30 pensamentos sobre “Do povo e do putedo

  1. Lembrem-se: “o pelotão da frente”, “as reformas estruturais”, “esquerda responsável”, o Magalhães, as Novas Oportunidades como equivalentes à educação primária- nada disso é populismo, só real politique de gente séria e responsável.
    Populismo é tudo o resto que seja pensar diferente, principalmente à esquerda; já Merkel, Schoeble e Scholz a falar nas putas e vinho verde são só mal informados, mas muito boas pessoas que não usam a ideia para ganhar eleições.

  2. Esta “ideia” da “puta” ventura, lançada em Setembro de 2017, ainda no PSD, não será de admirar que, na sanha delirante do equídeo, ele a venha a retomar, agora que faz as fantochadas na A.R. !

    Mais grave, é a revelação da Historiadora Raquel Varela, no programa da RTP 3 “O último apaga a luz”, no sábado 23 de Novembro, sobre o “programa” do Chega (que aparentemente, passou despercebida em toda a Comunicação Social !)

    Ora vejam :

    https://www.facebook.com/edgar.canelas/videos/2842043535815548/

    • Nota. O André Ventura é uma criação dos escândalos da pandilha do José Sócrates e do PS, ó Pernalta, e o putedo nesta história é quem integrou a fanfarra do menino de ouro: Fernanda Câncio, claro,!, Valulupi, Daniel Oliveira, Pedro Marques Lopes, Inês Pedrosa &etc., até a Irene Flunser Pimentel que andou a dar-lhe vivas, no Jugular, emergiu agora num enorme pranto no P., ontem ou anteontem. a jurar que as liberdades e tal. Como eu disse, : é, fundamentalmente, tudo gente incomodada com o seu passado, alguns especialistas no travestismo, que tentam apagar os seus pecados exibindo-se agora horrorizadas/os… Arredem, pá!

      E há ainda os patetas como tu, que não dão uma para a caixa mas que fazem número.

      • Fantástico…Mosca !

        “Nota. O André Ventura é uma criação dos escândalos da pandilha do José Sócrates e do PS, e o putedo nesta história é quem integrou a fanfarra do menino de ouro” !

        O bonifrate ventura, é um AFILHADO DO ALDRABÃO-MÓR COELHO, (que, agora, ele, o partido e os montenegros adjacentes, estão calados que nem ratos, sobre…), e protegido e elogiado por ele na fanfarra da campanha autárquica para Loures…mas isso, para ti, não interessa (mesmo que na foto publicada, estejam os dois fantoches lado a lado !).

        E mais : https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/-passos-diz-que-ventura-clarificou-posicao-e-salienta-tradicao-nao-xenofoba-do-psd

        E mais : https://www.youtube.com/watch?v=83OxOTUSFjo

        E o paspalho a referir a “união total e inquestionável com o PSD”, como depois se viu ! Enquanto até o CDS lhe retirou o apoio…

        Fantástico…Mosca !

      • Só os escândalos do Sócrates?

        Ufa, ainda bem que ninguém deu pelos escândalos do Duarte Lima, do Dias loureiro, do Oliveira do e demais grupinho do BPN, dos submarinos e do Siresp, das aventuras dos heróis da banca privada etc etc etc.

        • Nota. Pedrinho, meu menino. O Duarte Lima, o Oliveira e Costa, o Dias Loureiro, o Isaltino ou o gangue do BPN fazem parte de uma colecção da Panini sobre a corrupção em Portugal. Com uma diferença ainda assim: é que as maldades do BPN foram feitas a posteriori de terem estado num governo do PSD. Anos 90* depois do cavaqyuismo, hello!, e o André Ventura foi eleito em 2019. Ou seja, não se pode dizer que ele é uma criação do CM e da CMTV e, a não ser por desonestidade intelectual que é o caso do Aspirina B ou de algum do putedo atrás referido, e fazer uma série de exercícios de contorcionismos para não ciciar o nome da pandilha do José Sócrates. Dói politicamente, mas é assim, e como quem diz “quem canta seus males espanta” é ver, agora, a mostrarem-se horrorizados/as quem andou de gaita e de bombo durante a fanfarra socratista. É veres cada um dos casos, prlo que não venhas com essa converseta.

          Asterisco. Existem uma série de #pardalões no PS durante aquele tempo, eu conheci alguns muito bem.

      • Os outros não faço ideia, mas dizer que o DO e PML eram apoiantes de Sócrates só cabe na cabeça de quem vê o mundo a preto e branco e só se pode estar 100% a favor ou 100% contra.
        Não que surpreenda ninguém que leia a salganhada contumaz onde mistura tudo a ver se sai dali alguma coisa, mas é bom ter a certeza.

  3. “Populista foi sempre a retórica do PCP e do BE, um populismo de esquerda clássico onde se desconfia do Estado de direito democrático”

    Confunde popular com populista (demagogo). Não perdoa as críticas que o BE sempre fez aos casos de corrupção, porta-giratória, negociatas para amigos, privatizações e PPP mal amanhadas, e roubo ao povo para dar à banca privada, de que o PS tem sido “campeão”. Continua ressabiado com a forte (e muito bem) oposição que o BE fez ao PS de Centro-Direita (que já nem Social-Democrata é) em particular a Sócrates. Esquece que o BE sempre defendeu a Democracia e o Estado de Direito mesmo quando isso significou fazer frente à ditadura de Angola (coisa que o PS nunca fez), ou significou condenar o autoritarismo Venezuealano (enquanto o PS fechava os olhos e vendia computadores Magalhãez…). E coloca PCP no mesmo saco com o BE numa tentativa cada vez mais ridícula de fazer de conta que o BE está no extremo.

    É o típico tonto “socialista”. What else? Já não há pachorra para isto, muito menos após a prova de sucesso (e inigualável aprovação eleitoral) que foram os 2 primeiros anos de Geringonça, quando o PS mais esteve controlado pelo BE devido a acordos escritos. Os tais que a tonteria do PS agora rejeitou renovar. Assim hão de ir longe…

    • Carlos Marques
      Daniel Oliveira no seu melhor – amigo dos meus amigos meu amigo é.

      Deixe lá o ódio de muitos (que até votaram nele contra o Santana) ao Sócrates e fale-nos do seu ódio pessoal e íntimo a Cavaco. O que o atrai em Sócrates e o repele em Cavaco? São os fatos Armani? É o gosto pelos restarurantes finos?

      Grande foi a crónica do Pedro Rolo Duarte sobre a entrevista do Sócrates à Ferreira Alves – vejam no blogue do Pedro Rolo Duarte.

      deixado a 24/10/13 às 10:36

      Epá!

  4. Subscrevo totalmente a sua opinião !

    E destaco este parágrafo : “Esquece que o BE sempre defendeu a Democracia e o Estado de Direito mesmo quando isso significou fazer frente à ditadura de Angola (coisa que o PS nunca fez), ou significou condenar o autoritarismo Venezuealano (enquanto o PS fechava os olhos e vendia computadores Magalhãez…). E coloca PCP no mesmo saco com o BE numa tentativa cada vez mais ridícula de fazer de conta que o BE está no extremo”.

    Com efeito, também o PSD e o CDS, (relembremos os factos !) foram a correr a Angola, participar no Congresso do “partido irmão” MPLA, e lamber os pés do José Eduardo dos Santos ! E vê-se agora a “sujidade” e os compadrios familiares e não só, e a “barrela” que o novo Presidente eleito, está a tentar levar a cabo, veremos por quanto tempo !

    Quanto ao PCP, também tenta menorizar e menosprezar o BE, mas compreende-se porquê ! Os sucessivos “inêxitos” eleitorais de um partido demasiado “fundamentalista”, apegado aos “canônes” e dogmas “indiscutíveis” e ultrapassados da “bíblia”, da vulgata da Revolução de Outubro, fazem-no ultrapassado, parado no Tempo, face ao BE. (

    E, digam o que disserem os ressaibiados, “engravatados, casaco colete e calça” da direita, essa sim, “CAVIAR”, o BE é um partido da Esquerda moderna, jovem e culta ! E isso explica, mau grado alguns sobressaltos e tropeções de percurso, que isso não afectou, antes pelo contrário, os seus resultados eleitorais positivos, e a credibilidade que continua a beneficiar entre uma faixa apreciável da população !

    • Adenda. Ó d’A Estátua, olha aqui: se calhar sabias, e não dizias nada?, que o José do Remanso Pernalta anda há anos, com a parca inteligência de que foi dotado, a lamber os tomates do José Sócrates? Desde 2013, imagina, para o bicho não há apartamento de Paris, envelopes do João Perna, fraude académica, um closet com as marcas modernaças, milhares de compras da sua obra-prima com prefácio do ula da Selva, viagens VÎP nos pardalinhos da TAP, conversas em família na RTP pro bono, prisão de Évora, uma acusação robusta do Ministério Público, crimes de corrupção, de falsificação de documentos, cofres e grutas do Ali Baba, ontem mesmo ficou a saber-se através do benemérito Carlos Santos Silva que era a velhota que pagava as campanhas eleitorais do PS, só visto! LOL, nada-nada-nada, agora deu-lhe na mona e desatou a cantar hinos para queimar o BE e, ainda, a dizer publicamente que, afinal, ama o Carlos Marx… O mesmo tipo que lhe deu baile no defunto Arrastão, o blogue do Daniel. Não há cu que aguente!

      _____

      José Peralta
      Aqui está um tipo que, depois da longa, objectiva, bem construída e argumentada análise e crítica do Daniel Oliveira ao Sócrates, (que, visívelmente, nem leu…) “intima” o autor (não posso conter uma sonora gargalhada !) a falar antes, “do seu ódio pessoal e íntimo ao cavaco” (!!!!!).

      E conclui, fazendo com o “brilho” habitual, as importantes perguntas que verdadeiramente interessam, “fulcrais, lúcidas,pertinentes sobre a atracção ao Sócrates” : “São os fatos Armani ? É o gosto pelos restaurantes finos” ?

      Mas, agora, “falo” eu :

      O “regresso” do Sócrates, está a pôr em histeria, todos os “politiquêlhos” e outros espécimes.

      E entre esses “politiquêlhos” quem logo sobressaiu ?

      O geronte ridículo e patético catrêlhos, um “pintêlho” da política “à portuguesa”.

      Para a memória curta, que por aqui “navega”, lembro o episódio ridículo do enviado pelo degenerado coelho para, em nome do PSD, negociar os trâmites da troika. (Sim, porque o PSD e o CDS, também estão implicados no crime, embora constantemente o neguem…)

      E lembro também, que o catrêlhos, ridículo e ignóbil, após uma reunião com Teixeira dos Santos e frente às televisões, exibindo triunfalmente o telemóvel onde tinha filmado a hora do “grande acontecimento” veio gabar-se, o “tôlo” de que, por sua influência, o “acordo troikês” se tinha tornado muito mais favorável para os Portugueses !

      COMO ESTAMOS TODOS A VÊR E… A SENTIR !

      Agora, lá vem o tratante “pintêlho”, advogar que o Sócrates devia ser julgado em Tribunal “por má gestão” e pela falência a que conduziu o País !

      O mesmo que o facínora coelho advogava, no início da legislatura, mas que agora, sobre o assunto…nem cacareja !

      Pois eu digo-lhe, sr. “pintêlho”, que advogo o mesmo para si, para o cavaco, o coelho, o gaspar, o portas, o relvas, a albuquerque, etc., etc., etc.

      TODOS, MAS TODOS, COM O CÚ BEM SENTADO NUM COMPRIDO BANCO DOS RÉUS !

      deixado a 24/10/13 às 20:31

        • POIS, Ó MOSCA !

          E vê lá tu que, tendo em conta o contexto, eu subscrevo todo o comentário que então escrevi !

          Como sempre, erras o alvo, e és tão supinamente estúpido que te orgulhas disso…

          E tiras logo conclusões histéricas e apressadas sobre “os tomates” do sócrates ! Aqui, também eu poderia especular, sobre que tomates, pepínos e outros “hortículas”, andas há muito, por aqui a lamber. Serão os do aldrabão-mór coelho, os da múmia cavacal, os do montenegro , os do ventura ?

          Ora diz lá, onde vês no meu texto, qualquer “lambidela” seja ap sócrates, seja a quem fôr ?

          ——————————————————————————————————————————-
          RECORDEMOS :

          “O “regresso” do Sócrates, está a pôr em histeria, todos os “politiquêlhos” e outros espécimes.

          E entre esses “politiquêlhos” quem logo sobressaiu ?

          O geronte ridículo e patético catrêlhos, um “pintêlho” da política “à portuguesa”.

          Para a memória curta, que por aqui “navega”, lembro o episódio ridículo do enviado pelo degenerado coelho para, em nome do PSD, negociar os trâmites da troika. (Sim, porque o PSD e o CDS, também estão implicados no crime, embora constantemente o neguem…)

          E lembro também, que o catrêlhos, ridículo e ignóbil, após uma reunião com Teixeira dos Santos e frente às televisões, exibindo triunfalmente o telemóvel onde tinha filmado a hora do “grande acontecimento” veio gabar-se, o “tôlo” de que, por sua influência, o “acordo troikês” se tinha tornado muito mais favorável para os Portugueses !

          ISTO, É MENTIRA ?

          Agora, lá vem o tratante “pintêlho”, advogar que o Sócrates devia ser julgado em Tribunal “por má gestão” e pela falência a que conduziu o País !

          O MESMO QUE O FACÍNORA COELHO advogava, no início da legislatura, mas que agora, sobre o assunto…nem cacareja !

          Pois eu digo-lhe, sr. “pintêlho”, que advogo o mesmo para si, para o cavaco, o coelho, o gaspar, o portas, o relvas, a albuquerque, etc., etc., etc.

          ———————————————————————————————————————————-

          POR ENQUANTO, o sócrates está a enfrentar a Justiça ? E o aldrabão coelho, a mentira loura albuquerque, o relvas, até a “múmia”, o portas submarinista, PARA QUANDO A JUSTIÇA CUMPRE O “DESEJO” DO PASSOS COELHO, e lhes senta o cú, num comprido banco dos réus ?

          Sobre isto, TU, Ó MOSCA, não dizes NADA ! Limitas-te a esvoaçar e a zumbir sobre todo este monte de merda, e a produzir o que fazes melhor : CAGADELAS !

          MATA MOSCAS E…ZÁS ! Pfffff…

          • Ó Pernalta, não se zangue com a minha tomatada nem com o RFC! Também está constipado, o meu (medianamente velho) amigo?

            https://observador.pt

            #corrupção

            Santos Silva apresentou-se esta quinta-feira no Tribunal Central de Instrução Criminal para o segundo dia do seu interrogatório na fase de instrução criminal da Operação Marquês em estado gripal e com a garganta afetada. O que agravou a perceção do seu discurso oral — que costuma ser confuso.

            #pardalões ❤️

          • «Limitas-te a esvoaçar e a zumbir sobre todo este monte de merda», LOL.

            Nota. Como nesse estilo literário azougado com que nos brindas qiotidianamente te referes, certamente, ao/s teu/s comentário/s entre o período 2013-2019, desculpa lá Daniel que o tipo d’A Estátua agora é que leva com a pastilha!, deixa-me dizer-te publicamente, ó José do Remanso Pernalta, que desta vez concordo com o que dizes e que acompanho a tua desilusão.

            https://media.giphy.com/media/5neXGTSL5C9OjPjMod/giphy.gif

            #bosta

            • Sobre o teu “estilo literário”, MOSCA, se vê a “autoridade” que tens, aqui patente diáriamente, E SOB ANONIMATO, para criticar o “estilo” dos outros…

              O que bem revela o teu índice de inteligência e o nano tamanho do teu único neurónio !!!!!!

              Para já não falar das “queixinhas” pidescas ao titular do blogue :

              ” Adenda. Ó d’A Estátua, olha aqui: se calhar sabias, e não dizias nada?, que o José do Remanso Pernalta anda há anos, com a parca inteligência de que foi dotado, a lamber os tomates do José Sócrates? Desde 2013, imagina, para o bicho não há apartamento de Paris, envelopes do João Perna, fraude académica , etc.

              Como seu eu, alguma vez, tivesse advogado “a defesa” do sócrates !

              Por aqui se vê, de onde esta MOSCA vem e para onde vai, se não utilizarmos a tempo, o antídoto contra o “enxame” de MOSCAS de que faz parte, venturas e outros insectos incluídos…

              ENTÃO, ” Ó d’A Estátua, olha aqui: se calhar sabias, e não dizias nada?”

              MATA MOSCAS E…ZÁS !!!!

              • Ui?

                Nota. Ó d’A Estátua, olha aqui: este bacano do Pernalta apresenta óbvios sintomas da antiga histeria feminina, não achas? Digo isto porque, hoje, voltou a mostrar uma estranha fixação na tomatada do outro. Mais: o que dizer dssa múltipla e constante invocação, inopinada nos dias de hoje, de um doméstico mata-moscas falta… Estás a ver as alterações climáticas e as madalenas todas malucas, pá? E ainda por cima agora diz que tem medo da PIDE e do escuro, credo!

                #love ❤️

              • Assim: «Mais: [e] o que dizer dessa múltipla e constante invocação, inopinada nos dias de hoje, de um doméstico mata-moscas?…»

                #love-love ❤️

      • Até vai buscar conversas de 2013 para desconversar. Olha, e o caso do colinho de Sócrates, também não queres ir buscar? É que dizer que o homem é inocente e bom PM ainda não encontraste.

        • Ui?

          Nota. Paulinho, de que falas tu tão solitariamente?

          ______

          Toma lá, um chupa..

          Valulupi, querido, sabes se o procurador Rosário Teixeira, e algum dos advogados mais dados à descompostura da função, se partiram a rir com a fantástica oratória do arguido Carlos Santos Silva? Eu bem que fiquei a pensar quando, inopinadamente, os famosos sôtores Delille e Araújo apareceram perante a bandidagem dos jornalistas, com cara de caso, a vitimizarem-se mais uma vez e desta vez a priori, corrijo, a anteciparem um ralhete sobre os malefícios para a saúde dos portugueses mal-intencionados por ficarem a saber um pintelho, que fosse, do que se iria passar, secretamente, na gruta da pandilha do Ali Baba durante a cortês visita efectuada pelo senhor doutor juiz Ivo Rosa. Está à vista para quem quiser ver, apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.