Sondagem: vantagem do PS para o PSD já é de 15 pontos

(David Dinis, in Expresso Diário, 12/07/2019)

Socialistas voltam a subir, sociais-democratas a descer, na sondagem Expresso/SIC. A três meses das legislativas, CDS é quem mais perde e Bloco quem mais ganha.


A vantagem do PS para o PSD acentua-se: são já 15 pontos de diferença, apenas a três meses das eleições legislativas, mostra a sondagem Expresso/SIC, realizada pelo ICS/ISCTE. Fossem estes os resultados das legislativas, era improvável António Costa conseguir uma maioria absoluta, mas a diferença de intenções de voto para o segundo partido, sendo tão larga, poderia deixar os socialistas perto dela. Ou dependentes de apenas um partido para conseguir segurar a legislatura.

Gosta da Estátua de Sal? Click aqui.

Eis os dados: face à última sondagem de legislativas, realizada em fevereiro, o PS sobe de 37% para 38% e o PSD desce dois pontos, de 25% para 23%. As alterações não são de monta, mas a vantagem dos socialistas é já “estatisticamente significativa”, garantem os autores do estudo, no relatório final. Mais: os 23% dos sociais-democratas parecem confirmar uma tendência de descida, que teve efeito visível nas eleições europeias de maio, quando os 22% do partido liderado por Rui Rio se tornaram o novo mínimo da sua história.

A queda da direita, de resto, alarga-se ao CDS. O partido de Assunção Cristas passa de 8% para 5% neste inquérito. O que significa que, somadas as intenções de voto nos dois partidos, eles não conseguem chegar aos 30% do eleitorado (ficam nos 27%, mais precisamente). A queda do CDS é a mais acentuada desta sondagem e coloca os centristas perto da intenção de voto registada pelo PAN, 4%, o que seria suficiente para alargar a sua representação parlamentar, hoje limitada ao deputado André Silva.

Em sentido inverso ao dos centristas está o Bloco de Esquerda, que tem uma subida na mesma medida: passa de 8% para 11%, um pequeno pulo que chegaria para ter mais força no Parlamento. E para se distanciar da CDU, que aqui se mantém nos 8% registados em fevereiro.

Com trabalho de campo realizado entre 15 e 27 de junho, esta sondagem identificou ainda 5% de potenciais votantes em outros partidos — mas sempre com margens curtas, que não permitem identificar um outro partido com representação parlamentar que seja estatisticamente relevante. Há também 5% de inquiridos que, na simulação de voto em urna, preferiram um voto em branco ou nulo.

2 pensamentos sobre “Sondagem: vantagem do PS para o PSD já é de 15 pontos

  1. Nota. PSD/CDS + Santana + Iniciativa Liberal = 30 por cento e uns pozinhos apenas? Bons resultados são os do BE e do PAN, good vibrations!

    _____

    Toma lá, entretanto.

    Internacional

    Filho de Bolsonaro explica algumas das credenciais que justificam nomeação para embaixador nos EUA: “Já fritei hambúrgueres lá”

    17h56

    No Expresso, online.

    🙂

    • Off.

      PÚBLICO Portugal 10:54

      Caro leitor,
      Está na hora de lhe agradecer o apoio ao nosso jornalismo e a sua aceitação aos valores de rigor, pluralismo e independência que o definem. Para nós, o seu envolvimento implica encorajamento e incentivo. Mas significa também mais exigência e responsabilidade. Juntos, quem faz e quem lê o PÚBLICO, teremos mais condições para cumprir a nossa missão essencial: tornar a nossa sociedade e o nosso país ainda mais coesos, justos, modernos e prósperos. Em nome do PÚBLICO, muito obrigado pelo vosso apoio.

      Jornalismo
      PÚBLICO é o jornal com mais leitores online em Portugal

      Em Junho, o PÚBLICO foi lido por mais de 2,5 milhões de pessoas em território nacional e é o site de notícias português com mais leitura em computador.

      11 de Julho de 2019, 17:13

      https://www.publico.pt/2019/07/11/sociedade/noticia/publico-jornal-leitores-online-portugal-1879588

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.