Sim, a Croácia joga bem, mas…

(Abílio Hernandez, 12/07/2018)

france

Caros amigos,

Que fervoroso entusiasmo por aí vai no apoio à seleção da Croácia (que joga muito bem, sublinhe-se) e que desejo ardente que ela vença a França na final do Campeonato do Mundo!

A propósito dessa seleção de que tanto gostais (e que, repito, joga muito bem), gostava de vos lembrar o seguinte:

– Depois de a Croácia eliminar a Rússia, o defesa-central croata Vida gritou “Glória a Ucrânia” num vídeo de exaltação ao regime fascista de Kiev.

– Antes disso, no final da vitória sobre a Argentina (3-0), na fase de grupos, o central Lovren partilhou um vídeo nas redes sociais em que aparece ao lado de outros jogadores croatas a cantar “Bojna Cavoglave”, tema usado pelos Ustase, movimento nazi que assumiu o poder no Estado Independente da Croácia durante a Segunda Guerra Mundial, e que levou a cabo uma “purificação racial” em que as milícias fieis ao governo executaram centenas de milhares de pessoas, entre sérvios, judeus, ciganos e antifascistas.

– Em 2015, no desafio com a Itália, um pedaço do relvado próximo do centro do terreno foi cortado pelos jardineiros croatas de modo a formar uma cruz suástica.

– Em 2013, no final do jogo que classificou a Croácia para o Campeonato do Mundo do Brasil, Simunic, que era o capitão da seleção croata, cantou, juntamente com a claque, cânticos nazis, enquanto fazia saudações nazis.

– Atualmente – mas o que é isso em comparação com a mestria deles com a bola – Lovren e Luka Modric são suspeitos de envolvimento num esquema de corrupção que envolve transferências destes jogadores.

Tomar partido a favor ou contra equipas de futebol, seja de clubes seja de seleções, é, como todos sabemos – e exemplificamos – uma escolha carregada de subjetividade e mesmo de irracionalidade. E quando uma equipa joga tão bom futebol, a escolha pode tornar-se, afinal, mais racional.

E que bem joga a monocolorida Croácia!

Mas eu, que por vezes gosto de tornar as coisas mais subjetivas, prefiro apoiar a França multicolorida de Mbappé, Umtiti, Pogba, Giroud, Dembélé, Varane, Hernández (et pour cause), Kanté, Griezman, Rami, Matuidi, Lloris …

É arbitrária a minha escolha? Vale pouco? Vale o que vale!

Vive la France!

Um pensamento sobre “Sim, a Croácia joga bem, mas…

  1. Sim, Vive la France! Sou francesa e defendo a minha equipa… Não me importa que seja multi racial, pelo contrário, a França é terra de acolhimento (mas isso não faz a unanimidade no país), e há muito que apontar em termos de “fraternité” e “égalité” de condições oferecidas a esses estrangeiros que chegam regularmente a França e na Europa!
    Lamento muito que os recem-chegados a Europa (paises de leste) tenham tendência a votar extrema direita…Mereciam ser afastados duma Europa unida que só deixaria entrar quem respeitasse os valores de civilização que se baseiam no respeito ao outro…
    Vive les Bleus pour demain.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.