COMUNICADO

(Tenente-Coronel Vasco Lourenço, em nome da Associação 25 de Abril)

25abril6

Inexplicavelmente, ou não, a Associação 25 de Abril é surpreendida com o seu envolvimento – indirecto, é um facto, mas envolvimento – na luta interna pela liderança do partido político social-democrata (PSD).Parecendo-nos desejável salientar a postura absolutamente autónoma e independente da Associação 25 de Abril, no que se refere a questões partidárias – o nosso passado responde por nós –, reafirmamos que, não sendo neutros politicamente (nunca fomos nem seremos) tratamos igualmente todos os partidos políticos que assumindo-se como democráticos,se revêem no 25 de Abril de 1974, independentemente da maneira como cada um deles o interpreta.

Como natural consequência disso, foi com prazer que vimos aceitar o nosso convite, para participar no I Congresso da Democracia, por nós organizado em 2004, a todos os partidos políticos (com assento na Assembleia da República ou não) por nós convidados. Por iniciativa nossa, é bom recordá-lo, apenas faltou o Partido da Renovação Nacional (PRN), que se assume como não democrático, o que nos levou a o não convidar. O mesmo se passou, quando em 2014 organizámos o Congresso da Cidadania.

O envolvimento indirecto da Associação 25 de Abril é motivado por um dos candidatos a presidente do PSD ter estado na Associação 25 de Abril, no âmbito de almoços/convívio/debate (Animados Almoços ânimo), que promovemos em colaboração com o nosso associado António Colaço.

Sim, é um facto que Rui Rio esteve, como convidado, num desses almoços,tendo sido recebido com a natural cortesia que dispensamos a todos os nossos convidados.
Esteve ele, como estiveram outros elementos proeminentes do PSD,igualmente receptivos ao convite.

Recordo apenas Marcelo Rebelo de Sousa, Francisco Pinto Balsemão, António Capucho, José Pacheco Pereira, Paulo Morais, Paulo Rangel, Miguel Relvas e Carlos Carreiras. Pedro Santana Lopes não esteve cá? Não, não foi convidado. Por razão nenhuma especial, apenas que o seu nome nunca foi aventado pelos organizadores…

Agora, que mostrou animosidade à instituição que, em grande medida, incorpora e representa os autores e responsáveis do 25 de Abril, de onde podemos concluir que tem igualmente animosidade para com esse acto libertador e fundador do Estado democrático em Portugal, não nos parece que venha a ser convidado.

Quanto à escolha do futuro presidente do PSD, ela cabe aos seus militantes.
No futuro, seja qual for o escolhido, a Associação 25 de Abril espera manter com o Partido Social Democrata as normais relações de respeito mútuo que sempre praticou.

Lisboa, 5 de Janeiro de 2018
O Presidente da Direcção
Vasco Correia Lourenço

Anúncios

Um pensamento sobre “COMUNICADO

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s