(João Quadros, in Jornal de Negócios, 13/10/2017)

João Quadros
A mistura Bloco Central/empresas/bancos fez uma sangria a este país. Por isso se diz que o 25 de Abril foi uma revolução inacabada – bastava ver que o Salgado, em pouco tempo, voltou a ser o Dono Disto Tudo.
Finalmente, foi conhecida a acusação da Operação Marquês. Sócrates é acusado de 31 crimes, de corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada. Ricardo Salgado é acusado de 21 crimes (entre eles corrupção activa), Zeinal Bava de 5 e Henrique Granadeiro de 8. Armando Vara, por sua vez, é acusado de 5 crimes e o Grupo Lena de 11. Posso ser só eu, mas sempre que oiço falar no Grupo Lena lembro-me dos Salada de Frutas. A lista de acusações é mais extensa, na realidade, só falta a acusação ao entregador de pizzas.
Quem adivinharia uma coisa destas? Gente de tão elevado gabarito. Aliás, basta ver esta lista:
José Sócrates – Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique
Zeinal Bava – Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial
Hélder Bataglia – Comendador da Ordem do Infante D. Henrique
Armando Vara – Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique
Henrique Granadeiro – Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo
Coitado do Infante do Henrique. Não foi este tipo de descobertas que o tornaram famoso. Esta lista é a demonstração que vivemos numa sociedade que é só cenário. Como nos filmes de “cowboys”, em que a cidade é apenas fachada. Talvez seja a altura de repensar tudo isto.
Não é coincidência, envolvidos em esquemas os nossos “melhores” banqueiros (de Jardim a Salgado) e gestores (de Zeinal a Granadeiro), a “nata da nata”, estavam acima da suspeita. Tinham um sentido de impunidade de quem carrega uma Grã-Cruz com a grande ajuda da Comunicação Social. Zeinal era o melhor gestor do universo, Granadeiro um exemplo de pessoa, Sócrates era “sexy” platina.
A mistura Bloco Central/empresas/bancos fez uma sangria a este país. Por isso se diz que o 25 de Abril foi uma revolução inacabada – bastava ver que o Salgado, em pouco tempo, voltou a ser o Dono Disto Tudo.
Segundo a acusação, Sócrates recebeu mais de 24 milhões em luvas – isto vai incentivar a minha tia que, no Natal, já me deu vários milhares em meias. O ex-PM justifica os telefonemas do amigo, Carlos Santos Silva, sobre que tipo de obras queria na casa que, supostamente, era do próprio Santos Silva, com um: “se calhar, ele acha que eu tenho mais bom gosto que ele”. Realmente, podemos medir o mau gosto do Carlos Santos Silva pela quantidade de livros do Sócrates que adquiriu. Mas, numa coisa, Sócrates mente. Não acredito que o amigo pensasse que o ex-PM tinha mais bom gosto que ele para casas. Basta ver o currículo do engenheiro e as casas que projectou. Aliás, Sócrates devia ser preso numa prisão projectada por ele.
Eu vi as imagens do ex-PM na sua actual casa e, uma coisa é certa, a prova que Sócrates baixou de nível de vida, desde que deixou de receber ajuda do amigo Santos Silva, é que hoje em dia o Caso Marquês seria Caso Parque das Nações. Não é a mesma coisa.
Infelizmente, aposto já aqui 100 euros em como ninguém vai preso na Operação Marquês. Quer dizer, isto se, em 2033, ainda houver euros.
Animais ferozes
1. Santana já informou Costa sobre a sua candidatura. Já há data para as eleições directas no PSD. – Directas a 13 de Janeiro. Coelho em vinha de alhos até 13 de Janeiro.
2. Defesa de Sócrates diz que acusação “é um romance”. – Carlos Santos Silva já perguntou se é para comprar 5.000.
3. Seis assaltantes em fuga numa lambreta em Londres. – Isso só pode ser coisa do Júlio Isidro.
4. Rui Rio anunciou a sua candidatura ao PSD. – Coitado do Rui Rio que, com isto da acusação a Sócrates Lda, passou a rodapé.
5. PSD marca Directas a 13 de Janeiro. – Só para contrariar o actual líder, que acreditava no diabo. O PSD a mostrar que não é um partido supersticioso.