Marqueses e Infantes

(João Quadros, in Jornal de Negócios, 13/10/2017)

quadros

João Quadros

A mistura Bloco Central/empresas/bancos fez uma sangria a este país. Por isso se diz que o 25 de Abril foi uma revolução inacabada – bastava ver que o Salgado, em pouco tempo, voltou a ser o Dono Disto Tudo.


Finalmente, foi conhecida a acusação da Operação Marquês. Sócrates é acusado de 31 crimes, de corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada. Ricardo Salgado é acusado de 21 crimes (entre eles corrupção activa), Zeinal Bava de 5 e Henrique Granadeiro de 8. Armando Vara, por sua vez, é acusado de 5 crimes e o Grupo Lena de 11. Posso ser só eu, mas sempre que oiço falar no Grupo Lena lembro-me dos Salada de Frutas. A lista de acusações é mais extensa, na realidade, só falta a acusação ao entregador de pizzas.

Quem adivinharia uma coisa destas? Gente de tão elevado gabarito. Aliás, basta ver esta lista:

José Sócrates – Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique
Zeinal Bava – Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial
Hélder Bataglia – Comendador da Ordem do Infante D. Henrique
Armando Vara – Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique
Henrique Granadeiro – Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo

Coitado do Infante do Henrique. Não foi este tipo de descobertas que o tornaram famoso. Esta lista é a demonstração que vivemos numa sociedade que é só cenário. Como nos filmes de “cowboys”, em que a cidade é apenas fachada. Talvez seja a altura de repensar tudo isto.

Não é coincidência, envolvidos em esquemas os nossos “melhores” banqueiros (de Jardim a Salgado) e gestores (de Zeinal a Granadeiro), a “nata da nata”, estavam acima da suspeita. Tinham um sentido de impunidade de quem carrega uma Grã-Cruz com a grande ajuda da Comunicação Social. Zeinal era o melhor gestor do universo, Granadeiro um exemplo de pessoa, Sócrates era “sexy” platina.

A mistura Bloco Central/empresas/bancos fez uma sangria a este país. Por isso se diz que o 25 de Abril foi uma revolução inacabada – bastava ver que o Salgado, em pouco tempo, voltou a ser o Dono Disto Tudo.

Segundo a acusação, Sócrates recebeu mais de 24 milhões em luvas – isto vai incentivar a minha tia que, no Natal, já me deu vários milhares em meias. O ex-PM justifica os telefonemas do amigo, Carlos Santos Silva, sobre que tipo de obras queria na casa que, supostamente, era do próprio Santos Silva, com um: “se calhar, ele acha que eu tenho mais bom gosto que ele”. Realmente, podemos medir o mau gosto do Carlos Santos Silva pela quantidade de livros do Sócrates que adquiriu. Mas, numa coisa, Sócrates mente. Não acredito que o amigo pensasse que o ex-PM tinha mais bom gosto que ele para casas. Basta ver o currículo do engenheiro e as casas que projectou. Aliás, Sócrates devia ser preso numa prisão projectada por ele.

Eu vi as imagens do ex-PM na sua actual casa e, uma coisa é certa, a prova que Sócrates baixou de nível de vida, desde que deixou de receber ajuda do amigo Santos Silva, é que hoje em dia o Caso Marquês seria Caso Parque das Nações. Não é a mesma coisa.

Infelizmente, aposto já aqui 100 euros em como ninguém vai preso na Operação Marquês. Quer dizer, isto se, em 2033, ainda houver euros.


TOP-5

Animais ferozes

1. Santana já informou Costa sobre a sua candidatura. Já há data para as eleições directas no PSD. – Directas a 13 de Janeiro. Coelho em vinha de alhos até 13 de Janeiro.

2. Defesa de Sócrates diz que acusação “é um romance”. – Carlos Santos Silva já perguntou se é para comprar 5.000.

3. Seis assaltantes em fuga numa lambreta em Londres. – Isso só pode ser coisa do Júlio Isidro.

4. Rui Rio anunciou a sua candidatura ao PSD. – Coitado do Rui Rio que, com isto da acusação a Sócrates Lda, passou a rodapé.

5. PSD marca Directas a 13 de Janeiro. – Só para contrariar o actual líder, que acreditava no diabo. O PSD a mostrar que não é um partido supersticioso.

Anúncios

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s