“O ANARQUISTA ESPANHOL”!

(Joaquim Vassalo Abreu, 29/01/2017)

anarquista

Houve alguns (poucos) leitores que, em comentários a um texto meu, um publicado pelo “Estátua de Sal” e intitulado “ Tu Capitulaste, Pedro”, me criticaram por eu mostrar uma quase obsessão com Passos Coelho, insistindo em caricaturá-lo, quando ele já nem primeiro ministro é.

Aceito a crítica, como aceito todas as críticas, mas esta eu divido-a em duas. Quanto à primeira é óbvio que não tenho nenhuma fixação com ele, mas o problema é que ele teima em me inspirar constantemente. Que hei-de eu fazer? Quanto à segunda, é certo que não é o actual primeiro ministro, embora pense que ainda é, mas é o líder da oposição, que teima em mostrar que não é.

Mas, como disse, dado que ele insiste em me inspirar, o meu subconsciente é constantemente assaltado quando algo dele ouço e ainda no último debate no Parlamento ele fez questão de reiterar a Costa que estaria sempre contra tudo o que ele propusesse, e que nunca espere dele qualquer apoio quando lhe falharem os seus parceiros de apoio.

Mas ele tanto e tanto insiste em repeti-lo, que Costa lhe lembrou que pode ter que engolir o que vem dizendo, desafiando-o, por exemplo, a dizer como votaria se esses partidos que vêm apoiando esta solução governativa, que são pela renegociação da dívida, pela saída do Euro ou mesmo da Nato, isso mesmo no Parlamento fizessem votar!

De modo que, assistindo a esta postura niilista do chefe da oposição, lembrei-me daquele velho “chiste” Espanhol, acerca de um  velho Anarquista que dizia: “Hay Gobierno? Hay? Soy contra! No Hay Gobierno? Soy contra tambiem?”. Lembram-se?

E isto não lhes faz lembrar nenhuma analogia entre o velho Anarquista Espanhol e o nosso inefável chefe da oposição? A mim faz-me! O PS é a favor? Somos contra. O PCP e o BE são contra o PS? Nós somos contra também. São a favor? Nós somos contra. O CDS abstêm-se? Somos contra. O CDS é a favor? Nós somos contra também…

O Anarquismo tem história, que não vou aqui desenvolver, mas não é nessa história que ele se revê. E noutra mais recente: na Trumpiana!

Alguém ouviu uma palavra que seja deste “Anarquista” de preocupação com Trump? E sobre a May, alguém ouviu também? E sobre a Le Pen? E sobre o Pepe Grillo? E sobre o…Nada!

Acusa este governo de ter feito “batota” com o défice, pois se não tivessem sido receitas extraordinárias (que nem ele, nem nunca qualquer seu antecessor alguma vez e elas recorreu!!!), ou as chamadas cativações, que para ele eram provisórias, e sobraram para este governo, que até fez delas definitivas, e se não tivesse, por fim, limitado o investimento, nunca o teria conseguido!

Mais uma vez “Hellas”! Mas este “Anarquista” não tem remédio.

O saldo primário aumentou? É contra. E se não tivesse aumentado? Era contra também! O défice realmente desceu? É contra. E se não tivesse descido e não saíssemos do défice excessivo? Era contra também, claro. Medidas extraordinárias? Contra. Mas já foi a favor, alguém lhe lembra. Mas agora é contra. O tal resgate não vem? É contra. E se vier? É contra também. Renegociar a dívida? É contra. Mas se houver condições e aceitação? É contra também!

Hoje mesmo realizou-se uma reunião ( um “Summit”) em Lisboa com sete presidentes de países do sul, para discutirem assuntos comuns, entre os quais o seu amigo espanhol, o Rajoy, e ele manifestou-se contra. E se não se tivesse realizado? Seria contra também…

E da tal “Padaria Portuguesa”? Inequivocamente a favor! E da daquela da esquina? …

O Anarquismo de volta? Assim de repente até parece…

O Trump é o presidente eleito dos EUA? É contra! E se fosse a Hillary? Seria contra também!

E não é que aqui até estamos de acordo?

Será que também me estou a tornar em Anarquista?

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.