Tanques de guerra dos EUA instalados na Polónia

(Por Manlio Dinucci, in GlobalResearch)

pologne-militarisation-400x185

 

Em 12 de janeiro, dois dias depois de seu discurso de despedida, o presidente Obama deu vida ao maior deslocamento de forças terrestres na Europa Oriental desde o fim da guerra fria: um longo comboio de tanques de guerra e outros veículos blindados estadunidenses, proveniente da Alemanha, entrou na Polónia.


Trata-se da 3ª Brigada blindada, transferida para a Europa desde o Fort Carson no Colorado: composta de cerca de 4.000 homens, 87 tanques, 18 obuses, 144 veículos de comabte Bradley e centenas de  Humvees. Todo o armamento foi transportado para a Polônia por via rodoviária e 900 vagões ferroviários.

Na cerimônia de boas-vindas na cidade polonesa de Zagan, o embaixador dos EUA Jones disse que “na medida em que cresce a ameaça, cresce o deslocamento de forças militares dos EUA à Europa”. De que “ameaça” se trata, esclareceu o general  Curtis Scaparrotti, chefe do Comando europeu dos Estados Unidos e ao mesmo tempo Comandante supremo aliado na Europa: “As nossas forças estão prontas e posicionadas para o caso em que seja necessário contrastar a agressão russa”.

A 3ª Brigada blindada ficará em uma base em Zagan por nove meses, quando será substituída por uma outra transferida dos EUA. Através dessa rotação, forças blindadas estadunidenses serão permanentemente deslocadas para o território polonês. Daí suas subdivisões serão transferidas, para treinamento e exercícios, a outros países do Leste, sobretudo Estônia, Letônia, Lituânia, Bulgária, Romênia e provavelmente também a Ucrânia, ou seja, serão contiuamente deslocadas para as proximidades da Rússia.

Um segundo contingente dos EUA será posicionado no próximo mês de abril na região oriental da Polônia, no chamado “Suwalki Gap”, um pedaço de terra plana ao longo de uma centena de quilômetros que, adverte a Otan, “seria uma porta de entrada perfeita para os tanques de guerra russos”. Assim, é ressuscitada a parafernália propagandística dos EUA/Otan da velha guerra fria: o argumento dos tanques de guerra russos prontos para invadir a Europa. Agitando o espectro de uma inexistente ameaça do Leste, chegam à Europa os tanques de guerra estadunidenses.

A 3ª Brigada blindada se junta às forças aéreas e navais instaladas pelos Estados Unidos na Europa na operação “Atlantic Resolve”, para “proteger os aliados da Otan e os parceiros em face da agressão russa”. Operação que Washington lançou em 2014, depois de ter deliberadamente provocado, com o golpe da Praça Maidan, um novo confronto com a Rússia. A principal artífice dessa estratégia na administração Obama foi Hillary Clinton, visando a romper as relações econômicas e políticas da Rússia com a União Europeia, prejudiciais aos interesses estadunidenses.

Na escalada anti-Rússia, a Polônia desempenha um papel central. Por isto, receberá em breve dos EUA mísseis de cruzeiro com longo raio de ação, com capacidade penetrante anti-bunker, que podem ser equipadas com ogivas nucleares. Já está em construção na Polônia uma instalação terrestre do  sistema de mísseis Aegis dos Estados Unidos, semelhante à que já está em funcionamento em Deveselu, na Romênia. Esta também dotada do  sistema MK 41 da Lockheed Martin, em condições de lançar não somente mísseis antimísseis, mas também mísseis de cruzeiro equipáveis com ogivas nucleares.

Em Varsóvia e outras capitais do Leste – escreve o New York Times – há, porém, “forte preocupação acerca de um possível acordo do republicano Trump com Moscou que “minaria todo o esforço feito”. Um pesadelo atormenta os governantes do Leste que baseiam a sua sorte na hostilidade para com a Rússia:  o de que voltem para casa os tanques de guerra enviados pelo democrata Obama.


Fonte do Artigo aqui

Advertisements

Um pensamento sobre “Tanques de guerra dos EUA instalados na Polónia

  1. Quem não lembra as armas químicas (que até a paulinha das feiras o companheiro e ex-camarada pacheco viram….) no Iraque?!?!?!……
    E quem esquece o que, também democraticamente, os ditos democratas fizeram ao Cadaf na Líbia?!?!?!…..
    O companheiro Obama, não sei se “ex-alguma coisa”, para além de ser o primeiro negro a chegar a chefe dos yankees (há quem ps trate por nossos amigos, e eu jamais esquecerei que o finado mário trocou o calar o vergonhoso e sinistro derrube do camarada Salvador Allende, por uns milhões que o então embaixador yankee, via CIA, infectou no partido dito socialista), foi também o primeiro a ser galardoado com o Nobel da, imagine-se, PAZ?!?!?!
    Ao que desceram os primatas inteligentes (alguns, claro, pois ainda há gente séria, honrada e honesta nesta numerosa família humana)?!?!?!
    E para onde caminha a mesma humanidade, ou até todo o planeta que habitamos, sob a orientação do capitalismo, agora globalizado e orientado por Obamas, Trumpes, Angelas, srs. silvas e coelhos, ou até putativos candidatos da estirpe e estofo moral de um francisco ASSIS(tência) que ontem voltou à ribalta, depois de ter digerido a barrigada de leitão da Bairrada e, em vez de dizer aos eleitores que nele votaram para mamar na teta do parlamento europeu (uma fábrica de qualquer coisa ainda de contornos indefinidos), o trabalho que lá tem desenvolvido (ou não desenvolvido) veio para a comunicação social (praticamente moribunda, mas aqui e ali ainda com alguns espasmos) cagar futurólogas postas de pescada que nem o miserável do vidente de Massamá ou a triste cristas se aventuraram ainda a cagar, não obstante a azia que o velho operário metalúrgico, com a sua lucidez política, lhes causou na célebre noite das eleições legislativas de Outubro de 2015, e quejandos????? ….para onde caminhamos todos afinal, quem responde?????
    MISERÁVEIS, de espírito, esta gentalha toda que deixou de falar e de escrever o vocábulo CAPITALISMO, para que o pobre Zépovinho votante não pense nos horrores a que o estão a sujeitar todos estes democratas da m@erra!….

    Liked by 1 person

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s