Sobre as ruínas de Israel

(Miguel Sousa Tavares, in Expresso, 02/10/2026)


Um criminoso é um criminoso, seja judeu ou árabe. Um massacre é um massacre, seja cometido pelo Hamas ou pelas IDF. E um terrorista é um terrorista, seja palestiniano ou israelita.


Ajude a Estátua de Sal. Click aqui

Benjamin Netanyahu (“Bibi”) nega todas as notícias que referem aquilo de que há muito se suspeitava: que ele foi avisado previamente, e nada fez, sobre o ataque, e subsequente massacre, de 1200 israelitas, levado a cabo pelo Hamas em 7 de Outubro de 2023. A notícia começou por aparecer no “Haaretz”, o mais lido e mais prestigiado jornal de Israel, fruto de uma longa e exaustiva investigação, recorrendo a inúmeras fontes, internas e externas. Na esteira do “Haaretz”, seguiram-se o “The Wall Street Journal” e a “The Atlantic”, nos Estados Unidos, e vários outros jornais e canais de televisão. Essencialmente, dois factos verificados sustentam a notícia: que Netanyahu foi pessoalmente informado do ataque do Hamas pelo Presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e, poucas semanas antes do fatídico 7 de Outubro, o chefe dos Serviços Secretos do Egipto fez uma visita-relâmpago a Telavive para avisar o seu homólogo do Shin Bet da mesma iminência. Contra-atacando, o primeiro-ministro israelita defende-se agora sustentando que tudo não passa de “calúnias de sangue” e “um marco na contaminação do discurso democrático”, mas ao mesmo tempo que se descobria que fez há dias uma visita secreta aos Emirados para, segundo a imprensa israelita, tentar convencer o Presidente dos EAU a desmentir as notícias. Dez órgãos de informação e dez jornalistas israe­litas foram entretanto processados por Bibi junto do Supremo Tribunal de Israel, a quem pede uma indemnização pela “calúnia”. O mesmo tribunal que é responsável por nomear os membros de uma eventual Comissão de Inquérito aos factos — a qual Bibi, invocando a falta de isenção desse tribunal, recusa agora e já antes recusara duas vezes —, uma delas conduzindo à demissão do então ministro da Defesa, Yoav Gallant, que a julgava essencial para esclarecer como é que as secretas mais eficazes do mundo tinham sido apanhadas desprevenidas quando centenas de militantes do Hamas saltaram as vedações da Faixa de Gaza e durante horas dedicaram-se livremente a um festim de morte e raptos.

Saiba mais aqui

 

Estes são os factos e, como disse, vieram ao encontro das interrogações e suspeitas que desde o início se levantaram. Como é que as autoridades israelitas, sempre tão atentas a qualquer movimento de palestinianos em Gaza ou na Cisjordânia, permitiram que milhares de jovens se concentrassem num concerto de rock apenas a centenas de metros do “campo de concentração a céu aberto” de Gaza, como lhe chamava então Macron? Como é que nesse dia não lhes ocorreu reforçar a segurança na zona? Como é que demoraram horas a vir em socorro dos jovens e colonos próximos que estavam a ser massacrados? Como é que nem o Shin Bet nem a Mossad, sempre tão lestos a eliminar em Gaza o mais leve suspeito de actividades terroristas, tinham deixado passar os preparativos e a execução de uma operação daquela dimensão? Para essas perguntas sabe-se agora a resposta: sim, eles sabiam. E, se nada fizeram, fica então a pergunta subsequente e fatal: Netanyahu nada fez, não avisou o Exército, não reforçou a segurança e não levou a cabo uma operação prévia de intimidação em Gaza por impensável irresponsabilidade ou por criminosa premeditação? É certamente mais preocupante, ou revelador, que sejam os elementos mais extremistas do Governo, os ultra-ortodoxos ministros das Finanças, Bezalel Smotrich, ou da Segurança, Ben-Gvir (o tal que disse que as Forças Armadas de Israel, as IDF, deveriam matar pelo menos 170 palestinianos por dia, e isso após os “acordos de paz”), a declararem agora que “esta não é altura para investigações”. O certo é que o massacre de 7 de Outubro deu-lhes o pretexto adequado para permitir o que se seguiu: a “retaliação justa”, a “legítima defesa”, segundo os amigos de Israel. Gaza foi reduzida a cinzas, num cenário só antes visto em Hiroxima, 74 mil pessoas, esmagadoramente civis, entre as quais 12 mil crianças, foram mortas em Gaza, além das 12 mil que se crê estarem soterradas sob os escombros e das 4 mil que já foram mortas na Cisjordânia pelos colonos israelitas sob protecção das IDF e após a conclusão da Operação Gaza. Problema resolvido — pelo menos por alguns anos. Porque o plano final, que consistia em expulsar os 2,2 milhões de habitantes de Gaza para os países vizinhos, falhou por falta de colaboração destes, e agora resta ao Governo de Israel dedicar-se a levar a cabo aquilo que a ONU classificou como a mais terrível operação de morte pela fome dos sobreviventes.

Sobre as ruínas de Israel
Ilustração Hugo Pinto

De novo, estes são os factos. Como disse há dias Macron na ONU, “Gaza é um espectáculo vergonhoso”, face ao qual “não nos resta nenhuma credibilidade se continuarmos sem agir”. Mas é um pouco tarde, 80 mil mortos tarde demais para estes rebates de consciência. Durante estes últimos três anos vimos, ouvimos e lemos, não houve nada que os dirigentes das “democracias liberais” pudessem ignorar. Países como Portugal, escudando-se na necessidade de esperar por uma decisão colectiva da União Europeia (UE), resistiram até poder em aceitar fazer o mínimo moralmente exigível, que era reconhecer um Estado Palestiniano nos territórios ocupados por Israel — conforme decretado por várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU jamais respeitadas por Israel. E, até hoje, a UE nem sequer se decidiu a rever o Tratado de Associação Comercial com Israel, porque os seus Governos estão repletos de ligações ocultas com Israel, não só a nível comercial e financeiro, mas também a nível militar, de segurança, de informação. Todos são coniventes com o genocídio de Gaza, todos se empenham em fazer crer que o “espectáculo vergonhoso” apenas nos confronta com questões diplomáticas ou de complexa política externa. Com raras e honrosas excepções, a nenhum ocorre o sobressalto moral de gritar: “Isto não pode ter acontecido diante dos nossos olhos, isto não pode continuar a acontecer.” A Alemanha, o maior defensor europeu do Governo de Israel, fá-lo não para expiar a culpa do Holocausto, dos seis milhões de judeus mortos nos campos nazis, mas para pagar uma dívida de gratidão pelo facto de a criação do Estado de Israel, a reparação mínima devida ao povo judeu pelos crimes nazis, ter ocorrido não na Baviera, por exemplo, como seria justo, mas naquela terra de pastores beduínos que era a Palestina. A Alemanha compreende-se, e os outros? Portugal, por exemplo, ocupado em conceder a nacionalidade portuguesa a judeus que a reclamavam, a título de reparação histórica, por se dizerem descendentes daqueles que D. Manuel I expulsara do Reino em 1496, enquanto lá, em Israel, eles se ocupavam em matar — tanques contra tendas, aviões contra hospitais — os palestinianos, que cometeram o crime de continuar a viver na terra que era sua.

Eu tenho vergonha. Mas há aqui muitos que a não têm. Não só banqueiros, militares, governantes, mas opinadores que enchem as nossas televisões e jornais em defesa do genocídio. Porque Is­rael, dizem, é “a única democracia do Médio Orien­te” — e é, embora com graves e crescentes limitações, é uma democracia, mas à maneira do regime do apartheid na África do Sul: uma democracia para brancos ou judeus, mas não para negros ou palestinia­nos.

Porque Israel, insistem, comunga dos nossos valores — a sério, aqueles são os nossos valores? Porque Israel, justificam, está rodeado de inimigos — pudera, se ocupam partes do Líbano ou da Síria e atacam o Irão, o Iémen e quem mais os seus invocados interesses de segurança reclamarem, queriam ser vistos como amigos? Ou — argumento final e ad terrorem destes amigos portugueses do Governo israelita — porque ser crítico do Governo terrorista de Israel é ser anti-semita: não é política nem ética, é racismo. Pois eu, que nunca consegui, nem quero, distinguir um judeu de qualquer outra pessoa que vejo ou com quem me relaciono — com excepção daqueles desagradáveis judeus ortodoxos com os seus fatos pretos e ridículas tranças e que, no seu exibicionismo religioso e fanatismo, em nada distingo dos fanáticos religiosos islâmicos —, estou-me nas tintas para a acusação. Um criminoso é um criminoso, seja judeu ou árabe. Um massacre é um massacre, seja cometido pelo Hamas ou pelas IDF. E um terrorista é um terrorista, seja palestiniano ou israelita. Na verdade, pergunto: o que distingue um terrorista árabe que lança um avião contra as Torres Gémeas de um piloto de um avião israelita que lança um míssil contra um prédio porque lhe disseram que lá podem estar dois militantes do Hamas, mas sabendo que lá estão, seguramente, dezenas ou centenas de civis inocentes? Quando, num gesto certamente inócuo, me sinto obrigado em ir recolher-me em silêncio diante do Ground Zero, não deverei sentir o mesmo impulso diante das ruínas de Gaza? Julgava eu que estes eram os tais nossos valores, pacificamente aceites e praticados entre gente e nações civilizadas, depois de tanta barbárie a que já assistimos. Mas parece que não — a justiça dos homens não é tão simples quanto isso.

Miguel Sousa Tavares escreve de acordo com a antiga ortografia

4 pensamentos sobre “Sobre as ruínas de Israel”

  1. O MST farta-se de dizer “estes são os factos”, mas começa o texto com uma mentira descarada, segue com falsas equivalências, mistura alhos com bugalhos e, no meio dos costumeiros tiros ao lado, ainda consegue ser mais um palerma a cair na narrativa dos EUA que nem um patinho.

    1- a mentira descarada: o Hamas não cometeu um massacre de 1200 pessoas. O Hamas exerceu o seu DIREITO HUMANO à RESISTÊNCIA VIOLENTA dentro do TERRITÓRIO PALESTINIANO OCUPADO e apenas CONTRA INVASORES.
    Se os invasores estavam com fardas militares das IDF ou estavam à civil, isso interessa para quê? Só se for para distrair do cerne da questão: não foi o Hamas que invadiu “israel”, foi “israel” que invadiu a Palestina, e o Hamas apenas operou dentro do território Palestino.
    Se os porcos sionistas lá construíram casas e fizeram festivais de música para servir de escudos humanos da ocupação, isso é crime de “israel”, não é do Hamas.

    Além disso há a questão da Directiva Hannibal, que se sabe que as IDF aplicaram no dia 7 de Outubro, e sabe-se que desses 1200, uma boa parte ou eram das IDF, ou eram reservistas das IDF, ou foram “civis” assassinados oelas próprias IDF. Sabe-se, isto sim é factual, que as IDF usaram helicópteros com balas de alto calibre e rockets para matar tudo o que mexia no solo, só para evitar que o Hamas capturasse PRISIONEIROS DE GUERRA (que as bestas continuam a chamar de “reféns”) e assim não terem de libertar os Palestinianos (esses sim reféns) nas prisões de turtura em “israel” nas negociações que a liderança israelita sabia que o Hamas queria fazer.

    E a cereja no topo do bolo: contrariar a narrativa oficial do regime nazi (anti-semitas genocidas) de “israel” pode dar pena de prisão.
    Ou pelo menos a perda de cidadania, como os porcos sionistas ameaçam fazer aos autores de um certo documentário sobre os crimes de “israel” na Cisjordânia invadida.

    2- falsas equivalências: comparar um “terrorista” Palestiniano a um terrorista israelita. Para o MST está tudo no mesmo saco. Até parece uma lufada de ar fresco no meio de tanto porco sionista que para aí anda a fazer oinc oinc. Mas na realidade esta falsa equivalência é um esquema bem estudado e muito usado para se fazer de conta que se condena “israel” e de apoia a Palestina, quando na realidade este esquema é o Efeito Ratchett aplicado que nem uma luva ao sionismo.

    Na economia e política-económica, o Efeito Ratchett faz-se assim: a Direita puxa para a Direita, os idiotas úteis/corruptos de partidos como o PS impedem que se volte a puxar para a Esquerda, e no final o remate é feito pelas PRESStitutas (acima de tudo as da opinião, exatamente como o MST), que chamam “centro” ao novo ponto médio entre o novo local para onde a Direita puxou a política/economia e o local a partir do qual os PS e companhia passaram a dizer “agora é preciso estabilidsde, não se pode voltar atrás”.
    No espaço de umas décadas, aquilo que era da Extrema-Direita passou a estar no “centro”, e aquilo que era do Centro passou a ser chamado de “Extrema-Esquerda”.
    Exemplo óbvio: a lei laboral. Passos puxou de tal forma para a Direita, que até agradou a fascistas. Depois A.Costa impediu que se revertesse o essencial, i.e. já nem sequer permitiu voltar aos DIREITOS Laborais de antes da troika.

    Ora bem, no sionismo isto também se faz.
    Os mais porcos andam com Netanyahu ao colo, e os do “outro lado” chamam “terrorismo” à RESISTÊNCIA LEGÍTIMA e equiparam-na aos GENOCIDAS.
    Na teoria parece que estão a ser “decentes” e a criticar “israel”, mas na prática estão a fazer o seu papel na manipulação da percepção de um povo que só ouve os tais “dois lados”; o que chama “terrorista” ao Hamas, e o que chama “terrorista” ao Hamas “equivalente” às IDF.

    3- mistura alhos com.bugalhos: porque raio foi o MST desenrerrar o 11-Setembro? Foi para colar o “terrorismo” do Hamas ao “terrorismo” do 11-Setembro? Isto é, para, fazendo de conta que critica “israel” e apoia a Palestina, apenas na prática reforçar a reputação “terrorista” do Hamas e dos Árabes em geral às imagens das torres gémeas a cair.

    Felizmente, já estou vacinado para este tipo de desonestidade intelectual.

    E também este ponto merecia ser desmontado ponto por ponto, mas vou só resumir:
    A- terrorismo é quando há violência injustificada contra civis;
    Mas ataque a Nova Iorque e ao próprio Pentágono foi ataque a gentinha que apoia todas as agressões do Pentágono aka Departamento de Guerra de um império genocida;
    B- os “árabes” que fizeram tal coisa, foram formados em escolas ocidentais, e o “líder Saudita” Bin Laden e os seus “bravos guerreiros Mujahideen” da al-Qaeda (citando o que uma vez publicou o The Independent aquando da guerra proxy contra a USSR) foi treinado e financiado e armado pela CIA e Pentágono.
    Portanto a pergunta que o establishment nunca faz é esta: bin Laden ainda era agente da CIA/Pentágono quando fez essa missão no 11-Setembro, ou já “só” era um ex-agente?
    C- e outra pergunta: se bin Laden se tinha tornado de facto ‘rogue’, o seu ataque a território dos EUA é “terrorismo” ou é uma RETALIAÇÃO 100% JUSTIFICADA, e que matou MUITO MENOS civis do que as DEZENAS DE MILHÕES que os EUA exterminaram por esse Mundo fora?
    Um dia destes também chamam “terrorismo” o facto do Exército Soviético ter combatido nas ruas de Berlim…
    D- o que é factual e inegável, é que os EUA e NATO e “israel” e ditadura Saudita, estavam e estão do lado dos terroristas da al-Qaeda na Síria. Deram-lhes armas e intell e dinheiro e só sossegaram quanto o novo “bin Laden” chamado al-Julani aka al-Sharaa chegou ao poder e começou a libertar das prisões os terroristas quer da al-Qaeda na Síria (aka HTS, antes al-Nusra), quer até do ESTADO ISLÂMICO.
    E- Ah, e só “por acaso”, apesar de tanta proximidade geográfica, estes terrorista “árabes”, NUNCA fizerem um único ataque em território de “israel”…
    Porque será?

    4- a queda na narrativa MENTIROSA dos EUA: a culpa é só do Netanyahu.

    Os planos maquiavélico, e os objectivos geopolíticos, e os interesses económicos, e as agressões militares, e as armas, e o apoio político, são todos dos EUA. A húbris dos porcos imperialistas em Washington DC é tanta que até disponibilizam ao público estes planos, detalhados ao mais ínfimo pormenor, nos sites deste ou daquele think tank, com paleio que depois é repetido nos próprios documentos oficiais.

    Mas mesmo assim a maioria não enxerga, e os MST das PRESStituição fazem de conta qur não enxergam.

    Mas como diz Brian Berletic, basta abrir os olhos e ler. Não vou citar, vou parafrasear: a “israel” é como um todo a maior vase militar do império dos EUA, um autêntico “porta-aviões que não afunda”. O plano é os EUA fazerem as suas agressões planeadas, mas justificarem tudo como sendo “por causa de israel” e com os EUA a serem “arrastados para a coisa, como parte neutral que até nem queria, mas teve de ser”… E no final, a culpa é do Netanyahu.
    Este plano já existia em público na administração Obama, Trump 1, Biden, e Trump 2.

    Se a percepção do público for bem manipulada, os EUA encomendam um genocídio, a “israel” inteira apoia-o e comete-o, mas a culpa é só do Netanyahu.

    O que liga perfeitamente com a outra parte da manipulação: “se houver eleições e Netanyahu der lugar a outro, o problema fica resolvido, e a democracia continua”.

    Nesta altura do campeonato, permitam-me a franqueza, já só há dois tipos de pessoas que acreditam nisto e repetem isto:
    – os primeiros são os próprios propagandista do FALSO apoio ao povo Palestiniano, um movimento cujo líder é Erdogan (mas isso fica para outra altura) e do qual o MST, parece-me óbvio, faz parte;
    – os segundos, são os atrasados mentais, i.e. pessoas que aparentam ter um cérebro saudável, mas que sofrem de extrema ignorância e incurável ingenuidade e gravíssima dissonância cognitiva. Infelizmente, acabei de descrever a esmagadora maioria da população, especialmente em Portugal.

    Há ainda a parte estrutural deste ponto, que se extende muito para lá de Netanyahu: ao NUNCA se culpar a própria existência deste regime colonial genocida chamado “israel”, o problema fica escondido até ao acto seguinte de resistência Palestiniana (ou Iemenita, ou Libanesa, ou Iraniana, etc). Isso permite que sistematicamente se repitam e reforcem as narrativas igualmente falsas da “israel que se defende” e dos “árabes/muçulmanos que são terroristas”.

    Exemplo claro como a água: quantos cidadãos portugueses sabem que “israel” tdm passado os dias TODOS a bombardear civis na Sul do Líbano? Foram mais de 15 mil violações do cessar fogo no prazo dd um ano, todas elas cometidas por “israel” com armas da NATO=Pentágono.
    Só os 1% ou 2% que como eu sabem que os canais mainstream são bordéis do império dos EUA e do sionismo.
    Os restantes 98% ou 99% só terão “notícias” do Sul do Líbano no dia em que o Hezbollah perder a paciência e fizer um humilde contra-ataque.
    Nesse dia abrem telejornais a falar dos “terroristas que atacam judeus civis e inocentes sem razão nenhuma para o fazer”…
    E lá virão as PRESStitutas (quer as das reportagens, quer as da opinião, como o MST) repetir as falsas narrativas, fazer equivalências desonestas e descabidas, omitir factos essenciais, chamar “terrorista” a quem resiste, chamar “democracia e liberdade” a esta merda toda… E no final do mês lá continuam a receber a sua avença, pois esta profissão de tentar fazer dos outros parvos a toda a hora, tem de ser bem recompensada. Roma não pagava a traidores, mas os EUA não fazem outra coisa!

  2. Pois, mas por no mesmo saco e patamar assassinos bíblicos e as suas vítimas de décadas e um tiro muiiiiiittoooo ao lado.
    Mas talvez se não fosse assim tivesse sido vitima do lápis azul do Expresso e as contas não se pagam sozinhas.
    Mas presumo que o senhor já tenha junto um pé de meia que chegue para não ter de fazer fretes destes.
    Se os faz só temos de presumir que este Sol de trovoada e mesmo tramado e muito mau para a cachola.

  3. Mesmo reconhecendo que MST dá alguns tiros ao lado o seu texto demonstra enorme coragem e arrasa os políticos, jornalistas e comentadeiros nacionais e internacionais sem dó nem piedade: chama-lhes covardes, criminosos, mentirosos e genicidas.

  4. Chegou finalmente o iluminado habitante do Alentejo profundo a brilhante conclusão de que o Governo genocida e fascista de Israel deixou acontecer o levantamento do guetto de Gaza para arranjar um motivo para terraplanar a população de Gaza e começar a expulsar a da Cisjordânia, um projecto que aquele cerdo do Netanyahu tem há décadas.
    Depois ficamos a saber o tipo de gente que o iluminado não acha fanáticos.
    Aqueles que se vestem a Ocidental.
    Porque os únicos judeus que o homem acha que não merecem a sua consideração são os que se vestem de fatos pretos com as suas ridículas tranças.
    Ora e impossível que o homem não saiba que os tais das tranças são os únicos que se opoem ao genocídio que o seu Governo perpetra.
    Impossível que não saiba que as vestimentas ocidentais e outras tretas são desde sempre a estratégia dos sionistas para mostrarem ao Ocidente que são iguais a nós e não parecidos com aqueles fanáticos que insistem em usar roupas não ocidentais.
    Por mim estou me nas tintas para os assassinos que quando despem a farda do exército depois de um dia de assassínio de crianças vestem umas calças de ganga, um t shirt de um clube de futebol ou um grupo rock e vao beber qualquer coisinha ao café da esquina ou abanar o capacete numa discoteca ao som de música tipicamente ocidental.
    E desses que eu não gosto nada. Porque quanto as tranças dos outros não sou eu que tenho de lhas fazer.
    E aprendamos de uma vez que não querer vestir o que achamos normal vestir no lado Ocidental do mundo não faz ninguém fanático.
    Que alguém permaneça fiel a sua cultura, ao seu modo de vida, ao que sempre se vestiu na sua terra não faz ninguém fanático.
    Um indiano que insiste em vestir trajes hindus, uma japonesa que veste quimono, um tuaregue com as suas vestes merece o nosso respeito. Não temos de vestir todos calças de ganga.
    Outra coisa, e impossível que não saiba que boa parte das vítimas israelitas do levantamento do guetto de Gaza foram na realidade vítimas da aplicação a civis da infame doutrina Hannibal.
    E sim, um terrorista e um terrorista mas há uma diferença entre uma gente que insistiu em viver na terra de outros por achar que essa terra lhes foi dada por Deus e outra que viu cair lhe em cima bandos de fanáticos vindos dos quatro cantos do mundo, que se achavam eleitos de Deus e não lhes reconheciam qualquer humanidade.
    Tivesse ele nascido do outro lado do mar e talvez fosse de qualquer grupo de resistência e talvez já tivesse sido assassinado por esses assassinos bíblicos do quinto dos Infernos.
    E chamem me antissemita que e para o lado que eu durmo melhor.
    Em resumo, talvez o homem tenha apanhado Sol a mais. Este Sol de trovoada tem estado tramado.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.