Desafios Económicos do Ocidente: A Queda do Poder Americano

(Gago Coutinho, in Facebook, 21/07/2026, Revisão da Estátua)

Symbolic decline West, rise Asia Africa Eurasia
Imagem gerada por IA

Ajude a Estátua de Sal. Click aqui

Os EUA não aguentam uma guerra assimétrica nem os parceiros do Golfo nem o seu proxy a Ucrânia, ou seja, os custos com pequenos drones destrói toda a logística e bases por um custo baixo.

 A vantagem tecnológica de mísseis hipersónicos do Irão deixa completamente obsoletos os porta-aviões caros – têm de ficar fora do alcance dos mísseis iranianos -, os aviões de abastecimento americanos são a única hipótese para manter os bombardeamentos e manter os caças no ar. Contudo se meterem os KC-35 de abastecimento em terra, estes são bombardeados. Israel proibiu-os no aeroporto Ben Gurion. Ou seja, o poder de fogo é escasso. Os aviões que regressaram ao Médio Oriente foram de apoio logístico, mas o problema estrutural mantém-se. O símbolo do império dos EUA, o porta-aviões, ficou obsoleto perante os mísseis hipersónicos, e a guerra assimétrica de drones, além de perda de superioridade tecnológica: quem copia drones são os EUA ao irão e não o contrário.

E os EUA deixaram de ser uma potência industrial. A China veio substituir os EUA, no Ocidente e na Europa ocupada pelo império americano (NATO), e não conseguem produzir a quantidade de munições que supostamente precisariam para manter guerras em vários países e pontos de estrangulamento das rotas comerciais.

A Rússia produz mais tanques de combate de superioridade tecnológica do que o resto do planeta. A Coreia do Norte tem mais capacidade de obuses de 155mm que os EUA.

Os EUA perderam para a China/Rússia o acesso aos metais raros que permitem compósitos. A Rússia, por exemplo, lidera na produção de mísseis hipersónicos. Diziam, há 4 anos, que a Rússia teria apenas 10 Zircon ou 10 Kinzhal (misseis hipersónicos), mas a Rússia lança isso por mês, um míssil destes precisa de 500 chips, só para que se entenda.

A única vantagem dos EUA é ainda controlarem a imprensa. Temos uma horda de mentecaptos em psicose e arrogância a pensar que têm os melhores políticos, as melhores tecnologias, as melhores economias, e passam o tempo a analisar e a apresentar a Rússia à luz das políticas de uma economia socialista com planeamento central, quando o bloco soviético abandonou as mesmas com a queda do Muro de Berlin. A imprensa, no Ocidente, é controlada pela CIA, e quem controla a imprensa controla o poder político.

A política no Ocidente é controlada por meia dúzia de banqueiros, Rothschild, Rockefeller, Morgan, controlam os Bancos Centrais, os juros e a impressão de moeda. Assim, os Bancos Centrais no Ocidente acabam por ser privados, já que são os donos dos bancos que decidem as políticas dos Bancos Centrais. Uma espécie de gestão privada que destrói por completo o Ocidente com inflação, políticas verdes e os impostos que a banca depois absorve.

Mas quem controla a imprensa são os privados: a Administração Pública e as eleições são financiadas por estes banqueiros, e também é óbvio que a CIA controla os políticos e obedece a estes banqueiros.

Por estas razões o Ocidente não consegue nem tem capacidades para manter uma guerra sem entrar em colapso económico.

E isso já está a acontecer. Os EUA ao controlarem a política na Europa, destruíram os seus gasodutos que abasteciam a Alemanha e mantinham a indústria, destruíram a Europa, deslocalizaram a indústria para os EUA, para tentar enfraquecer a Rússia. Não conseguiram, a Ucrânia vai desaparecer, e o acesso da Europa aos recursos baratos foi barrado.

O Ocidente continuará a empobrecer enquanto a Ásia enriquece, a Eurásia cresce, a África cresce. O tempo em que a Europa beneficiava da máquina de guerra do império americano e quando as sanções e superioridade bélica funcionavam, todo esse tempo acabou.

O sistema de pagamentos dos Brics já funciona, não precisam do Swift, não precisam mais de serem subjugados para albergar os interesses daa famílias de oligarcas financeiros que controlam a administração americana, israelita e britânica, alemã e francesa.

3 pensamentos sobre “Desafios Económicos do Ocidente: A Queda do Poder Americano

  1. Só a nota da tecnologia:
    Avangard – Mach 27
    Oreshnik – Mach 10–11 (estimado)
    Kinzhal – Mach 10
    Zircon – Mach 8–9

    Em termos de velocidade pura, o Avangard é claramente o mais rápido, podendo atingir cerca de Mach 27 (aproximadamente 33 000 km/h), muito acima dos restantes sistemas conhecidos.
    O que mostra o avanço tecnológico bélico no mundo.

  2. Na verdade podemos mesmo viver sem essa tralha toda.
    Mas no caso do Tribunal Penal Internacional só teem aquilo que merecem.
    Muitas vezes acabaram com as vidas de dirigentes não pelos seus alegados crimes mas por estes se terem oposto aos desígnios do império.
    Foi para isso que o Tribunal foi criado e claro que os maiores criminosos, não fossem os crimes ser tão evidentes que não houvesse mais remédio que intervir, demarcaram se da infame criatura que ajudaram a criar e até criaram uma lei que lhes permite invadir Haia se um criminoso estadounidense for preso.
    Os crimes israelitas foram tão evidentes, muitas vezes filmados e divulgados pelos próprios, que não houve mais remédio que emitir dois tímidos mandatos quando na realidade todo o Governo de Israel e criminoso. Onde está o mandato contra aquele porco gordo do Ben Gvir?
    Os juízes acordam agora para a dura realidade de que o Império exige submissão total e absoluta.
    Não tiveram mais remédio a não se emitir mandatos que são impossíveis de cumprir sob pena de perder a pouca credibilidade que já tinham.
    Tratando para compensar de emitir mandatos contra dirigentes do Hamas, alguns dos quais ja tinham sido assassinados por Israel.
    Mas os Estados Unidos querem submissão absoluta. Por isso toma lá sanções.
    Mas solidariedade para com essa gente não tenho nenhuma mas por quem já morreu nas suas masmorras como o dirigente do que restava da Jugoslávia, Slobodan Milosevic, que voltou a sua terra num fato de madeira corria o ano da graça de Deus Nosso Seguir de 2006.
    Ou com gente que está lá a morrer como Rodrigo Duterte que não foi preso pelos seus alegados crimes na guerra contra as drogas mas sim por se opor ao eventual sacrifício do seu país numa guerra proxy contra a China.
    E estes bandalhos emitiram acusações contra um homem velho e doente cujo pais nem faz parte do TPI. Sabendo tão bem como qualquer outro a verdadeira razão pela qual o homem lhes foi entregue. Causar terror noutros que por la se oponham ao sacrifício do país numa guerra contra a China. O homem está a apodrecer numa terra onde no Inverno so o aquecimento nos mantém vivos e provavelmente voltara a sua terra como voltou Milosevic.
    Este tribunal infame foi criado para causar terror. Todos podemos estar prontos para sofrer prisão e até morte na nossa terra, em nome daquilo em que acreditamos.
    Mas poucos estaremos para morrer ou apodrecer longos anos onde o Diabo perdeu a mãe, já ali atrás do Sol posto.
    Estas sanções permitem apenas ver até que ponto é que estes supostos defensores da liberdade e da democracia são capazes de ir.
    Quanto aos juízes do Tribunal criado para humilhar e destruir as vidas dos adversários do Ocidente vão ver se o mar da choco.
    E outra coisa que também podem fazer apesar das sanções.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.