(Rui Pereira, in Facebook, 22/06/2026)

Gosta da Estátua de Sal? Click aqui

Descendo mais um degrau na escadaria da sua mais obscena indecência, o Parlamento Europeu aprovou no final da passada semana uma Resolução em que considera que “após cinco décadas de regime comunista, Cuba está perto de ser um Estado falhado”.
Do alto da pornográfica luxúria dos seus assentos, gabinetes e tapetes vermelhos, com os bolsos ataviados pelos milhares e milhares de euros por mês que lhes são pagos para tarefas mais ou menos indigentes – sem contar com os dinheiros que circulam por trás das portas fechadas dos seus gabinetes-, os parlamentares europeus (dos quais quase duas centenas em 700 estão sob averiguação por suspeitas de condutas ilícitas ou criminais) sublinharam que “a atual emergência humanitária – 89% das famílias cubanas a viver em pobreza extrema – ‘não é produto de qualquer embargo externo, mas sim consequência direta do modelo e das falhas do próprio regime’”.
A Resolução, proposta pela direita no poder na Europa e pela chamada extrema-direita que diz que se lhe opõe, ocupa-se do que clama serem cerca de 1300 presos políticos que afirma estarem submetidos a regimes carcerários de “tortura”. E vai mais longe na ignomínia, propondo que a União se junte ainda mais aos Estados Unidos no cerco criminoso contra a ilha, onde se perpetra um ensaio de extermínio do povo cubano, às mãos do mesmo Trump que critica na sua propaganda quando o assunto é a Ucrânia e o seu regime, o qual atribui às suas tropas de elite as designações dos batalhões colaboracionistas nazis durante a II Guerra Mundial (ver aqui).
.Sobre Israel, os incontáveis relatórios oriundos do próprio interior de Telavive sobre a cruel alucinação da tortura contra crianças, jovens, mulheres e anciãos palestinos – alguns dos quais são militantes do chamado Eixo da Resistência – não impressiona excecionalmente os eurodeputados (Ver aqui).
As recentes revelações do uso de animais especialmente treinados para abusos sexuais sobre os presos palestinianos, (retomando uma prática da polícia política de Pinochet, DINA, ver aqui), não mereceu mais do que um anódino suspiro de resignação dos “democratas” de Estrasburgo e Bruxelas, no intervalo das suas campanhas pró-sionistas.
O facto de um povo de 10 milhões de seres humanos estar a ser vitimado até ao limiar da mais precária sobrevivência (há hoje fome em Cuba, muitas zonas da ilha revolucionária estão 23 horas por dia sem energia elétrica, enquanto o bloqueio energético, financeiro e económico se torna absoluto), é um detalhe para os fariseus das “democracias” europeias. Que, de resto, perante esta situação, exortam a Comissão Europeia a “suspender” também todo “o diálogo político e o acordo de cooperação” da UE com Cuba.
Foi de Cuba que vieram médicos quando deles precisávamos para controlar a COVID-19 nos países em nome dos quais estes eurodeputados são eleitos para sem disfarces se locupletarem com dinheiro dos impostos dos seus povos recebendo lícita e/ou ilicitamente verbas assombrosas, sobre as quais não existem os mais elementares mecanismos de transparência e prestação de contas.
Os eurocratas da ditadura “democrática” teleguiada a partir de Bruxelas e Estrasburgo, de Telavive ou Washington, são incapazes de compreender como, em Cuba, a pobreza material forçada é o oposto da miséria moral de que se faz o arrivismo dos novos-ricos de uma Europa imersa num colapso ético similar ao de há cem anos.
Então não é neste país à beira-mar plantado, a Pategónia selvagem, que recentemente saiu um estudo que indica que a população jovem portuguesa tem excesso de qualificações, habilitações técnicas e literárias e não consegue arranjar empregos correspondentes em suficiência? Ontem dizia um “especialista” que a nossa economia não está ainda preparada para acolher tanta gente nova com habilitações superiores, isto porque não tem capacidade de integrar tantos jovens que têm habilitações literárias acima do que as vagas existentes de emprego exigem.
Temos um país onde a educação das novas gerações é “contraproducente”, que não tem lugar para jovens educados e formados ao longo de vários anos, com uma carga horária e de trabalho escolar/universitário monstruosa nos liceus e faculdades, ou seja, sobrecarregamos os jovens alunos, para depois quando chegam ao fim do processo terem de emigrar se quiserem desempenhar as funções para as quais estudaram, pois cá no burgo toda a economia continua na mão de alguns caciques, moldada por grupos de interesse e corporações, muitos deles sem preparação educativa e curricular de relevo.
Se calhar, mais depressa se safavam se fossem prostitutas, chulos e trabalhadores da Solverde, nesta economia de casino, bordéis e vendilhões do templo.
Quase tanto nojo.
E o problema desta atrocidade foi que nao foi só a extrema direita a votar a favor, foi toda a direita a achar normal um cerco de fome para mudar um regime que deu dignidade ao seu povo permitindo aos seus homens e mulheres serem médicos e cientistas que salvaram muitas vidas em vez de apenas empregados de bar e casino, seguranças de prostibulos e casinos e prostitutas.
Se tivesse sido só a extrema direita a coisa não tinha sido aprovada.
Mas houve votos de toda a direita em peso, mesmo a que se diz humana e democrática.
Mais uns prova que a direita e toda extrema e mostra isso em momentos como este.
Qual respeito pela humanidade, qual dignidade, qual igualdade de oportunidades, qual porra.
E o fascismo avança em todo o lado e a estupidez também.
E não e que agora até há estudos a garantir que na realidade as vacinas mrna contra a COVID protegem de ataques cardíacos e tromboses?
Haverá provas maiores da desumanidade e desrespeito pela vida desta canalha toda?
Esta gente não respeita nada bem ninguém e esta resolução grotesca e mais uma prova disso mesmo.
Porque e que não comem m*rda e vão para o Inferno ter com o Alan Greenspan?
E interessante que esses trastes morrem todos com 100 anos. Deve ser quanto se consegue prolongar a vida com transfusões de sangue de pobres obrigados a vender o seu próprio sangue.
Cuba ate podia ser tudo o que esses porcos dizem.
Porque quem tem relações com o estado genocida de Israel, com aquela cambada de violadores sádicos não tem água para se lavar nem para criticar quem quer que seja.
Muito menos uma ilha a ser alvo de um verdadeiro cerco medieval de fome.
Como estariam países como o Haiti ou República Dominicana se fossem submetidos a um cerco semelhante?
Como estariam a maior parte dos países europeus se não pudessem importar nem exportar nada?
Se tivessem de viver apenas dos recursos que teem?
Um pais como Portugal, os países Baixos, a Bélgica, só para citar alguns com populações semelhantes as de Cuba e com igual falta de petróleo, seriam capazes de viver sem que a sua população sofresse pobreza extrema?
Vão ver como era Portugal quando a Segunda Guerra Mundial nos deixou a contas com a prata da casa.
Diz se que Salazar teria dito “da guerra vos livro eu, mas da fome não”.
E a fome foi terrível. O regime português sempre promoveu miséria mas esses anos da guerra foram terriveis. Agora imaginem se Portugal tivesse sido alvo de um cerco deliberado a pretexto de cá trazer a democracia.
Assim sendo, será que a culpa seria só do regime?
E se Cuba simplesmente se tornar uma democracia dócil aos desmandos europeus e ianques?
Vai haver menos miséria?
Estao as populações do Haiti, República Dominicana e Bahamas a viver prosperidade?
Ou boa parte da população vive numa miséria negra?
E de quem e a culpa? Do regime? De um povo que gosta de ser pobre? De mulheres que gostam de ser prostituídas?
Cuba era o casino e a casa de putas dos estadounidenses antes da Revolução. Voltara a ser isso e a maior parte da população terá miséria extrema porque era isso que acontecia no tempo do ditador Baptista.
Tenham vergonha no focinho e já agora deixem de acusar de apoiantes do terrorismo e antissemitismo quem critica o estado criminoso e genocida de Israel e diz que aquele estado nunca deveria ter sido deixado existir.
Pensar que os nossos impostos pagam os chorudos salários deste bando de energumenos da me quase tanto novo como me deu ler os relatos de gente que foi prisioneira daquela gente cruel e desumana cujos links estão no texto.
Eles e que deviam cair nas unhas desses monstros e sofrer aquelas torturas não era estarem a viver a grande as nossas custas.
Vao ver se o mar da um cardume de tubarões brancos famintos.
E viva a extrema direita fascista! O que eles temem o regime cubano. Miséria de parlamento!