(John Mearsheimer, in Resistir, 19/12/2025)

A “liquidação imperial” já começou.
Enquanto os olhos do mundo estão fixados na Ucrânia, a Rússia abre silenciosamente uma nova frente estratégica que apanhou a NATO completamente de surpresa. Não se trata de movimentação de tropas ou de silos de mísseis — trata-se de uma reestruturação fundamental do poder global que torna obsoletas as estratégias de contenção ocidentais.
O Prof. John Mearsheimer analisa aqui a mudança geopolítica que está a ocorrer no Cáucaso, onde Moscovo está a ultimar um “Corredor Norte-Sul” para contornar as sanções ocidentais e cercar a periferia da NATO. A análise mostra a razão porque as ferramentas tradicionais da Aliança — sanções económicas e expansão militar — se estão a revelar contraproducentes, conduzindo a um fenómeno conhecido como “Liquidação Imperial”.
Continuar a ler o artigo completo aqui.

Vasco da Gama chegou à India em 1498! Antes da “Rota do Cabo”, o comércio de especiarias era controlado por mercadores muçulmanos no Oceano Índico e por Veneza no Mediterrâneo. A nova rota permitiu que Portugal (e mais tarde Holanda e Inglaterra) acedesse directamente à fonte, contornando estes intermediários. 5 Séculos depois a História repete-se mas com outros actores! Os impérios nascem, crescem, reproduzem-se e morrem…e sempre em nome de um deus que é mais deus que os outros deuses!
Excerto do Prólogo do Diário de Bordo de Cristóvão Colombo, onde ele se dirige aos Reis Católicos:
“ Vossas Altezas como Católicos cristãos e príncipes amantes da Santa fé cristã e inimigos da seita de Maomé e de todas idolatrias e heresias pensaram de enviar-me a mim, Cristóvão Colombo, à Índia e ordenaram que eu não fosse por terra ao Oriente, por onde se costumam andar, mas pelo caminho de Ocidente. Assim, que depois de haverem expulsado os judeus de todos os vossos Reinos e Senhorios, no mesmo mês de Janeiro, mandaram Vossas Altezas a mim, que com armada suficiente me fosse as ditas partes da Índia; e para isso me fizeram grandes mercês e me enobreceram.”