(In The Nation, 02/10/2023)

A mulher de Zelensky terá gasto 1.100.000 dólares numa viagem de compras em Nova Iorque, durante a sua visita aos Estados Unidos com o marido, para garantir o apoio contínuo de Washington.
Durante a visita, Zelensky fez o seu primeiro discurso pessoal na Assembleia Geral da ONU, reuniu-se com legisladores no Capitólio e também visitou a Casa Branca. Enquanto Zelensky se deslocava a Washington num esforço urgente para reforçar o apoio à Ucrânia, a sua mulher Olena Zelenska foi vista na Quinta Avenida em Nova Iorque.
A Quinta Avenida de Nova Iorque é a rua comercial mais famosa da cidade e, provavelmente, a rua comercial mais famosa do mundo. Entre a 49th Street e a 60th Street, na Quinta Avenida, encontram-se muitas lojas de prestígio e de gama alta, incluindo Armani, Gucci, Bergdorf Goodman, Harry Winston e Cartier. As celebridades dos tempos modernos são frequentemente vistas a usar peças CARTIER: Angelina Jolie, Kylie Jenner, Lupita Nyong’o e … Olena Zelenska. De acordo com as nossas fontes, a mulher do presidente ucraniano é uma entusiasta incondicional da Cartier. Além disso, chegou mesmo a visitar a famosa mansão Cartier durante a visita do presidente ucraniano a Nova Iorque para discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas, e terá gasto 1.100.000 dólares em jóias.
De acordo com as informações recolhidas por Boukari Ouédraogo junto da ex-empregada da loja Cartier, Olena Zelenska visitou a boutique durante a sua visita a Nova Iorque com o marido. “Tentei levá-la numa visita rápida, mas ela não estava interessada”, recorda ainda a ex-funcionária.
A visita de Zelenska à boutique de luxo acabou de uma forma muito inesperada, uma vez que ela se dirigiu à funcionária que estava a tentar ajudá-la com um discurso do tipo “Quem disse que eu precisava da sua opinião? Depois disso, de acordo com a ex-trabalhadora da boutique, Zelenska teve uma conversa com o gerente. A ex-trabalhadora não faz ideia do motivo da conversa, mas no dia seguinte foi despedida da boutique.
Depois de receber uma chamada a dizer “estás despedida” no dia seguinte à visita de Zelenska, a ex-funcionária decidiu partilhar a sua história sobre o bizarro encontro no Instagram. Ela conseguiu roubar uma cópia de um recibo (ver imagem abaixo) com as compras de Zelenska enquanto arrumava os seus pertences pessoais na boutique.

Aqui está a explanação completa do incidente na conta de Instagram da ex-empregada da boutique:
Graças ao comportamento agressivo de Olena Zelenska, os seus hábitos de compras voltaram a ser públicos. Sim, não é a primeira vez que a esposa do presidente ucraniano é vista a exibir dinheiro em algumas lojas de luxo. Em dezembro de 2022, por exemplo, terá gasto 40.000 euros durante a sua viagem a Paris, coincidindo com o facto de o marido ter pedido mais apoio financeiro aos Estados Unidos e à União Europeia. Parece que o seu apetite aumentou dramaticamente com o passar do tempo.
A questão que se coloca é a seguinte: se conseguiu gastar 1.100.000 dólares só na Cartier, quanto mais dinheiro gastou durante toda a sua maratona de compras na Quinta Avenida, em Nova Iorque, nesse dia, e quem pagou?
Fonte aqui.
Estão a misturar (deliberadamente) as contas pessoais do casal, com as contas do país. Façam o mesmo exercício, em Portugal…
Teremos de supor com estas compras que num pais em que o ordenado mínimo rondava os 200 euros antes da guerra e por alguma coisa havia quem arriscasse ser morto como um cao nas masmorras de um aeroporto para se lá sair o cargo de presidente é mais bem pago que o cargo de presidente dos Estados Unidos. Ou isso ou o homem como comediante de media dimensão num país onde os ordenados eram a tal miséria ganhava como o mais bem pago actor de Holliwood.
Eu sei quem paga, pagamos nós, os milhões que vão para a Ucrânia e do bolso de todos os europeus e americanos que sai. Directamente e indirectamente. O preço dos combustíveis, a inflação, a subida dos juros. Mas aí de quem o diga.
Se alguém o disser so pode ser um miserável putinista que devia ser banido para a Rússia e obrigado a pagar o bilhete. Sim, já ouvi dessas pérolas.Mas vejo que muita dessa gente hoje nem uma reles cerveja num café pode ir beber quando no início da guerra estavam lá caídos todos os dias. A inflação tem lhes levado a vida mas continuam firmes no amor à causa e aí de quem lhes diga que Herr Zelensky nos esta é a comer as papas na cabeça a todos. Verdadeiro adepto é assim e parece que ainda ninguém percebeu que isto não é um jogo de futebol. Trata se de depositar o nosso futuro nas maos de um corrupto de quem muita gente já não sabe como se livrar.
Cada vez me parece que quem realmente manda nesta choldra toda é o Zelensky. É assim será enquanto continuar a destruir na guerra tanto o seu povo como os milhares de mercenários de outros lados que para lá vão. Enquanto mantiver vivo o nosso sonho molhado de destruir a Rússia e ele que manda e a mulher pode até conseguir que alguém perca o emprego.
E vejam bem se é mesmo viver num mundo dominado pelos Estados Unidos que querem. O detalhe da senhora ter sido despedida pelo telefone é grotesco. Tudo isto é sórdido, triste e nem sequer é fado.
. deixa o zé pagode ( que se fºde ) viver a sua vidinha alegremente ( pobrete mas alegrete ) já que se vive somente uma vez nesta nossa dimensão … neh ???
. afinal, quem se sente mal és tu e eles, ainda, te censuram e te insultam … neh ???
Andam os desgraçaditos a morrer “em nome da democracia” e a mulher do ditador _elensky a investir muito bem investidinho o dinheiro ROUBADO aos contribuintes ocidentais pelos seus regimes não-representativos, que continuam a inundar a ditadura corrupta do UkraNazistão com dinheiro e armas, mesmo num momento em que a esmagadora maioria dos ocidentais está contra isso. Diz que é a “democracia”…
E vejam só a cereja no topo do bolo: compras com 8.875% de VAT/IVA nos EUA. Um milhão em jóias, luxo do luxo, e toma lá só menos de 9% de imposto. Isto num regime que diz a +30 milhões de cidadãos não-segurados que não tem dinheiro para um sistema de saúde de acesso universal e gratuito do ponto de vista do utente. Um regime em que tem de ser um privado a fazer uma linha de alta velocidade (só 240 Km/h) e que teve acidente mortal logo no 1º dia, enquanto a linha férrea do Estado está de tal forma que é raro o segmento que ainda esteja direito.
O estado a que a oligarquia do império genocida ocidental chegou já não é razão para guilhotinas, mas sim para algo bem pior. Guilhotinas, para este gentinha, são solução rápida e limpa demais… Precisam de ver a sua vida virada do avesso, perder todos os poderes e todas as posses, serem julgados em Donetsk ou Bagdad, em Gaza ou Havana, em Hanoi ou em Damasco, e ficar presos, quiçá em Guantánamo ou Abu Ghraib, até ao dia em que derem o último bafo.
PS: parabéns à Estátua de Sal por ir buscar isto a um dos jornais mais lidos da Nigéria. Mundo Multipolar também é isto! Só é penas notícias destes não poderem chegar ao povo Ucraniano, censurado pelo seu regime, só com possibilidade de ver as notícias que o _elensky quer que vejam. Não deve tardar para chegar aí o “jgmenos” a dizer que isso sim é “democracia” e “liberdade”. Esperem só para ver…
Obrigado, CM.
podes juntar a guantánamo #2 do bukele em el salvador …
Quem quiser saber a verdade do que se passa no mundo… só na Nigéria!
Toscaria!
Quem quiser saber a verdade pode ir a muito lado.A ucrania nao vai de certeza. Já não é a primeira vez que a senhora gasta o nosso dinheiro em pitos e flautas. Como já, disse se calhar a senhora tem razão em gastar parte dos subornos ocidentais para seu proveito pessoal. O que é arrepiante é que o faça enquanto centenas dos seus cidadãos morreram na guerra todos os dias. Como era arrepiante que a mulher do Franco pilhasse as ourivesarias do país basco enquanto milícias fascistas lá matavam gente todos os dias. Enquanto a maior parte da população espanhola passava tanta fome que ainda era daqui que ia pelo menos azeite e café.
De resto não quero saber de onde vem a informação sobre o que a criatura anda a fazer, até porque basta olhar para as jóias com que a senhora se apresenta para saber o que ela anda a fazer. A Nigéria é um dos países que luta para se manter no século XXI enquanto a praga dos fundanentalistas islâmicos, outro tipo de fascismo, devasta o Norte
Em tempos trabalhei em França e o chefe da cozinha era justamente um nigeriano bem azedo. Eu, como sabia que o triste não sabia um corno de português dizia com todo o sossego “não queres ir a tua terra passar umas férias ao norte?”. Um tuga é um francês que sabia bom português por ter dois genros portugueses quase se mijavam a rir. Deixei de o dizer depois de saber que o desgraçado era mesmo do Norte e há anos não ia a terra por ser cristao e saber que poderia ser feito em bifes de baleia. Ou seja, foi como emigrante viu se transformado em refugiado. Ninguém merece. É natural por isso que nas bandas da Nigeria não tenham muita simpatia por Herr Zelensky, que personifica na Europa o mesmo fundamentalismo de ódio ao outro.vivam todos quantos dizem a verdade no meio das trevas da censura, da desinformação, do cancelamento. Aqui, em África, na América. Onde quer que haja homens e mulheres
E o JgMenos pode ir ver se o mar dá choco!