A recessão organizada por Lagarde

(Tiago Franco, in Página Um, 11/09/2022)

.

Eu não aceito que me obriguem a pagar guerras que não escolho. Nem sequer aceito que me digam quais são as guerras boas ou guerras más. E certamente não compreendo, em nome de quem é que a estabilidade da minha família tem que ser colocada em causa para que a banca, os senhores da guerra e as energéticas lucrem como nunca.


Ler artigo completo aqui: A recessão organizada por Lagarde – Página Um


Gosta da Estátua de Sal? Click aqui.

Um pensamento sobre “A recessão organizada por Lagarde

  1. Nos ultimos 2 anos 573 pessoas se tornaram novos bilionários durante a pandemia, a uma taxa de um a cada 30 horas. Este ano, esperamos que mais 263 milhões de pessoas caiam na pobreza extrema, a uma taxa de um milhão a cada 33 horas.A riqueza bilionária aumentou mais nos primeiros 24 meses da COVID-19 do que em 23 anos combinados. A riqueza bilionária está a aumentar porque os super-ricos têm vindo a manipular o sistema durante décadas e estão agora a colher os benefícios. Os mais ricos – a maioria dos quais são homens – beneficiam da privatização, monopólios farmacêuticos, subsídios de combustíveis fósseis e redução dos direitos dos trabalhadores. Entretanto, as pessoas de baixos rendimentos trabalham mais e ganham menos em salários”…A “mudança climática” será a próxima “histeria pandémica”!?…Um director foi apanhado por uma câmara oculta a admitir que a rede decidiu que a “mudança climática” será a próxima “histeria pandémica” porque, nas suas palavras, “o medo vende” – o público já não tem medo do Covid-19 e as elites já não podem usá-lo para controlar as massas. De acordo com o director, os media precisam de uma “história” com “longevidade”.

    Certamente, os governos, os media, os lobbies e outros são responsáveis por esta situação e especialmente pela crise de saúde que foi criada do zero, pelo colapso dos nossos valores, da nossa cultura, da nossa língua, mas o Povo (os cidadãos) também são responsáveis, não querendo ver ou ouvir, deixando-se embalar pelas sereias…. Perderam todo o espírito de luta, toda a dignidade, toda a honra, tudo lhes parece normal desde que não estejam directamente envolvidos, o seu egocentrismo, incluindo os meios de comunicação televisivos, serve como a sua Bíblia, pelo que não devemos ficar surpreendidos com o resultado.
    O que me entristece é que aqueles que mantiveram a sua humanidade, a sua solidariedade, os seus valores cristãos, que nunca quiseram este mundo, terão de sofrer as consequências da ruína das nossas civilizações, da destruição do nosso mundo.

    A culpa é também das pessoas que se deixam levar por um passeio como pombos , por outro lado os politicos são muito bem pagos fingindo trabalhar para a bela democracia da lei dos mais inteligentes e muito bem pagos para as suas reformas e não terão frio no Inverno .

    Não são os nossos líderes que são responsáveis por este caos económico em que estamos enredados, são os EUA! Porque os deixamos fazê-lo sem dizer nada, portanto cabe-nos a nós comportarmo-nos como adultos sensatos e carregar este fardo em vez de o colocarmos sobre os ombros dos outros.

    É preciso compreender que os nossos líderes “não têm falta de visão”. Eles sabem tudo isso. É que eles têm um objectivo diferente do nosso.

    1) Os nossos líderes são dirigidos pelas grandes fortunas, por isso sabem muito bem o que fazem 2)O sistema económico americano: menos contribuições sociais, menos impostos, mais trabalho… NÃO CRIAM EMPRESAS! Já viram o nível de pobreza nos EUA, no Reino Unido? 3) Precisamos de uma mudança de paradigma. Estes estilos de vida são obsoletos.

    Era evidente que o “custe o que custar” era uma medida inconsciente pela qual teríamos de pagar, e EXPENSIVA, mais cedo ou mais tarde. É por isso que está fora de questão aprovar esta guerra sem sentido Ucrânia/Rússia, que é principalmente do interesse dos americanos!

    Na questão da energia a Alemanha será o grande perdedor deste período, mas a Europa perderá a sua soberba em benefício dos americanos, que estão eles próprios em declínio. Quanto à solidariedade dos Estados europeus e de Portugal em particular, há muito com que se preocupar. É de esperar que os povos da Europa façam ouvir a sua voz antes das grandes medidas anti-sociais que certamente serão tomadas para salvar os nossos oligarcas e este sistema obsoleto.
    Convido-vos a analisar a longevidade dos depósitos de gás de xisto dos EUA, uma vez que os volumes anunciados para desbloquear o financiamento da perfuração, e os volumes efectivamente obtidos, são dois mundos diferentes.
    Parece que a exploração do gás xisto é de curto prazo.
    Por outro lado, pode-se deduzir que a forte ênfase agora dada aos combustíveis fósseis é um sinal de que eles estão a pilhar tudo antes de demolir o local.
    A curto prazo, é apenas uma tentativa de salvar a Europa. Porquê?
    A Alemanha tem sido sempre considerada como o motor económico da Europa. É graças à Alemanha que a balança comercial não está em colapso por causa dos países do Sul. Como o euro e toda a economia europeia estão ligados entre si, se a Alemanha parar esta empresa industrial este Inverno, isso teria consequências catastróficas com o risco de colapso do euro, etc. Os governos do sul e alguns da europa compreenderam isto e está pronto para nos privar de gás e parar as nossas indústrias para salvar a Alemanha que sempre nos desprezou.
    São necessários 1400 navios-tanque de GNL para abastecer a Europa para substituir o gás russo, existem 4 terminais de GNL em França e zero na Alemanha! Existem 500 petroleiros de gás natural liquefeito no mundo que actualmente servem todos os países! Assumindo que todos os estaleiros do mundo decidem começar (só há Coreia do Sul e China que sabem como fazê-lo) as suas hipóteses serão poucas em 20 anos! A Europa estará morta!
    Mas o risco de escassez de gás não afecta apenas a Alemanha, todos os países da Europa . É verdade que eles têm menos peso no jogo, mas em termos de dependência energética é provável que sofram.
    É como placas tectónicas
    O equilíbrio de poder está sempre a mudar
    E de vez em quando
    Um grande terramoto
    E nós, pobres e classe média é que sofremos..Neste caso vai ser duro,muito duro!
    Mesmo que o principal motivo para a guerra na Ucrânia fosse enfraquecer a Rússia, um objectivo menos declarado é inundar a Europa com gás de xisto, desde que os europeus tenham instalações adequadas e navios-tanque de GNL. Porque, se o GNL americano era invencível devido aos seus custos de extracção, o aumento dos preços torna-o muito rentável. O que o Tio Sam não antecipou foi que a Rússia iria encontrar muito rapidamente novos clientes, tendo os dois gigantes do século XXI à sua volta. Os pobres europeus, por outro lado, comprarão o gás mais inócuo para o ambiente a um preço elevado.
    Tudos isto para salvar o dólar do colapso..
    Também para o gás de petróleo liquefeito Portugal dispõe de infra-estruturas (reconhecidamente insuficientes dada a crise)
    Havre é o verdadeiro candidato..
    Para Espanha, é importante saber que mais de 80% da sua energia não depende do gás. Portanto, de facto, não há grande necessidade disso…
    O gasoduto em Espanha será cancelado, antes porque o gás argelino irá para Itália, não para Espanha.
    Com a ameaça de ruptura … e o que acontecerá se a Itália (e depois de Espanha, Portugal ou mesmo França …) estiver falida para a Europa? Mesmo com gás fornecido pela França, as empresas alemãs não conseguirão encontrar a sua conta com um preço multiplicado por 3, 5, ou 10! Portanto, a ideia de fornecer gás é um risco e está longe de ser uma graça salvadora.
    O que me faz dizer que nos mentem em todo o conhecimento das causas e se nos mentem sobre este assunto então é que nos mentem sobre todo o resto…
    Estes grandes “poderosos”, industriais ou políticos não gostam das pessoas que somos, os “pobres ” que somos, somos apenas uma fonte de energia (trabalho) para o seu conforto, consumidores a quem se diz que são “maus alunos” quando o consumo está em baixo (os media continuam a dizer este tipo de coisas)…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.