A Rússia e a China nem sequer começaram a agravar o indicador de sofrimento

(Pepe Escobar, in Resistir, 16/07/2022)

O Espetacular Show Suicida do Verão, atualmente a ser exibido por toda a Europa, prossegue a pleno vapor, para grande espanto de virtualmente todo o Sul Global: uma ordinária reencenação do Gotterdammerung (Crepúsculo dos deuses), com a grandeza wagneriana substituída por contorções frenéticas…


Continuar a ler em: A Rússia e a China sequer começaram a agravar o indicador de sofrimento


Gosta da Estátua de Sal? Click aqui.

4 pensamentos sobre “A Rússia e a China nem sequer começaram a agravar o indicador de sofrimento

  1. Ostensivamente a retirada dos bancos russos do sistema SWIFT a uma bomba nuclear que mergulharia a economia russa.
    Aparentemente, Putin também tem uma bomba nuclear que ainda não foi lançada, mas cujos efeitos são sentidos para além das fronteiras da UE.
    Então qual é a arma mais formidável?

    O Gaz!

    O fim da Europa !
    As taxas contratuais para a indústria do gás e da electricidade serão multiplicadas por 10 a 20 vezes em relação a 2021
    70% das empresas europeias podem fechar .

    Se o gás russo for cortado, “o euro irá provavelmente cairá abaixo do dólar”.

    Os líderes europeus tinham muitas opções para travar o conflito, mas de uma forma fátua e invejosa preferiram insistir em atacar economicamente a Rússia, pagando pela sua ingratidão.

    Se a Comissão Europeia levantar unilateralmente todas as sanções e restaurar os direitos das companhias de seguros, bancos, etc. a negociar com a Rússia, bem como levantar todos os embargos à importação, a Zona Euro crescerá dramaticamente no 3º trimestre de 2022 e poderá, com certeza, evitar a recessão. O BCE pode fazer algo a este respeito: pressionar a Comissão Europeia a levantar todas as sanções.

    Mas o levantamento das sanções nunca será aceite por Zelinsky, que carrega todo o peso da “nossa” guerra por procuração contra a Rússia. Zelinsky coloca o seu povo e as suas infra-estruturas à “nossa” disposição para esta guerra! Como não fazer um esforço nós próprios? Mas será que as pessoas estão na mesma estratégia que os líderes?

    Sabendo que a Europa está dependente do gás RUSSO e que não temos um plano B,
    queremos sancioná-lo, impedindo todas as importações.

    A realidade é que as economias ocidentais baseiam-se no dinheiro. Todas as suas importações pagam-se a si próprias com papel (dólares e euros).

    Mas, serão os líderes europeus inteligentes?
    Como quer estar em conflito aberto com a Rússia e, ao mesmo tempo, exigir que continuem a ajudá-lo até chegar ao ponto de aniquilação?
    Sou eu que sou estúpido de compreender ou eles que estão a pensar ao contrário?

    O globalismo é a vassalagem dos estados reais aos estados imperialistas. Os instrumentos financeiros, económicos, de recursos, de fabrico, etc. são alavancas para além das utilizadas no passado “militares”. O globalismo é também o fim das democracias, como ainda as imaginamos. É governado por regras comuns e, portanto, imposto: ecologismo ou socialismo verde, a interferência dos Estados que utilizam as crises por eles criadas para fazer valer o seu vício.

    O curto prazo vamos ver a fraqueza das democracias,e a grande fraqueza do neoliberalismo. Esta é uma nuance muito importante porque, ouvindo os oradores, poderíamos chegar a pensar que a democracia é um mau modelo porque não tem sido capaz de pensar a longo prazo e que uma das soluções para isso poderia ser o controlo social através dos vários instrumentos de vigilância digital e o reconhecimento facial. Estamos a assistir aqui a uma mudança semântica muito perigosa…
    Não, o fracasso do modelo de pensamento ocidental não é a democracia, mas mais uma vez o neoliberalismo.

    Quanto à Nova Ordem Mundial, ela foi posta em marcha pelas duas potências, a URSS (militarmente primeiro) e a China (economicamente primeiro).

    1- Turquia, Irão, Arábia Saudita, Egipto e Argentina querem aderir aos BRICS até 2023.
    2- A Rússia quer terminar a sua avaliação comparativa do petróleo até ao próximo ano.
    3- A Rússia e os seus aliados estão no longo prazo enquanto o Ocidente pensa no curto prazo com base nas emoções e mentiras.
    4- A Europa é fraca para o resto do mundo não ocidental porque nunca condenou e muitas vezes cúmplice dos crimes dos EUA em todo o mundo.
    5- Os americanos farão sempre (e absolutamente) tudo para serem PRIMEIROS, mesmo que isso signifique sacrificar toda a Europa.
    Só precisa de mais cérebros na Europa!

    Teremos de nos perguntar a nós próprios sobre quem são realmente os Estados Unidos.
    Mas porque é que o resto do mundo, que é cerca de 87% do resto do mundo, se afasta dos Estados Unidos e dos seus aliados?

    Os países africanos provaram a vassalagem americana, que apenas instala as infra-estruturas de que necessitam para bombear todos os recursos sem nunca melhorar nada do lado, provocando guerras e golpes de Estado.
    Assim, se tiverem de escolher, preferem ser vassalos da China/Rússia, e assim ser um peão no tabuleiro de xadrez geopolítico, que é uma alavanca de pressão que incentiva os russos e asiáticos a investir na melhoria do ambiente de vida local, e assim colocá-los nos seus bolsos, enquanto ainda pilham os recursos do lado. E agora que a Europa e os EUA se apercebem disso, querem regressar a África através de investimentos.

    Pode-se fazer vista grossa a um inimigo e aos seus actos criminosos em nome de uma aliança estratégica e da segurança do próprio país?
    Os olhos estavam/estão fechados no Vietname, Palestina, Iraque, Líbia…
    Os ocidentais culpam os outros pelas suas próprias piores acções.
    Não gosto nada do que os ucranianos estão a passar. Mas não estamos em posição de dar lições.

    Democracia versus autocracia…

    Na realidade, são globalistas contra soberanistas. São aqueles que são a favor do poder centralizado em torno dos lucros contra aqueles que preferem cuidar primeiro dos seus próprios interesses.
    Se o mundo dos sonhos do Ocidente pudesse ser justificado após a Segunda Guerra Mundial, o que fizeram com a sua posição dominante transformou-se num abuso cada vez mais insustentável. Os Estados Unidos são cada vez mais gananciosos .

    O aumento do preço dos cereais não se deve à guerra na Ucrânia, mas a um movimento de alta finança para compensar a falta de interesse que advém do impacto do aparecimento de veículos eléctricos no mercado. Menos impostos para os orçamentos de estado. E com o fosfato a tornar-se escasso no mundo, o fertilizante irá certamente aumentar e o mesmo acontecerá com os cereais.

    ” Penso que ainda não vimos nada” bem, aqui está um breve resumo:
    1- escassez de água. por isso restrição e racionamento para obter água, mas especialmente corte de electricidade e limite de disponibilidade.
    2- Falta de fluxo alimentar, por isso prateleiras vazias nas lojas e racionamento para os outros.
    3- Petróleo a preços exorbitantes, o mesmo para a carne de bovino de qualidade (o pouco que restará à venda)
    4- População furiosa tão autoritária…
    5- todos os serviços sociais saturados ou desertificados (hospitais, bombeiros, polícia .…)

    A economia alemã está em apuros, os alemães estão em apuros, a Europa entrará em colapso. Todos deveriam estar contentes com o fim da arrogância e os diktats permanentes desta insuportável presunção sobre todos os povos europeus!!

    Fim da globalização: os recursos naturais tendem a atingir os seus preços reais, a energia barata já não existe. A guerra deve ser travada para controlar os recursos que são escassos no Ocidente mas abundantes no Iraque, Ucrânia e Rússia para preservar o império EUA/UE….. Em suma, uma grande evolução da humanidade desde “a guerra de fogo” .…

  2. Os rafeiros e submissos que governam faz decadas para os senhores do Imperio começam a ladrar… aos donos. Biden, veio das arábias de mãos vazias. O oportunista Di Maio, tenta fazer prova de vida.
    Um choque de realidade…. no dia em que se assinala a data do inicio da heróica batalha de Stalinegrado que derrotou a grande burguesia do “ocidente” covarde que se esconde por detras dos direitos humanos e da liberdade mas financiavam os nazis e fascistas e ansiavam pela esmagamento da URSS as suas imensas riquezas.

    “Moscovo deseja para a Itália “um governo que não seja subserviente aos interesses americanos”. Porque embora seja verdade que “este é um assunto interno em Itália”, embora “vendo que o Ministro dos Negócios Estrangeiros italiano ousou mencionar a Rússia no contexto da crise governamental, respondo-lhe que desejo ao povo italiano um governo preocupado em resolver os problemas criados pelos seus antecessores e não em servir os interesses dos americanos”.”

    https://www.lantidiplomatico.it/dettnews-zakharova_risponde_a_di_maio_mosca_auspica_un_governo_non_asservito_agli_interessi_usa/40832_46887/

  3. O crápula da UE:
    – em conluio com a mafia do armamento, fornece armas e dinheiro a um governo mercenário (mercenários de Zelensky: instalaram-se em 2014, num golpe apoiado pelos EUA)… que usa milícias neonazis para silenciar opositores (nomeadamente, aqueles que defendem negociações de paz) e para mandar opositores para a frente de batalha.
    .
    .
    —>>> O CRÁPULA OCIDENTAL deve ser obrigado a discutir condições de segurança no planeta:
    1-> discutir a criação de condições para que os povos não interessados em vender as suas riquezas a multinacionais… possam viver em segurança no planeta.
    2-> devolução de riquezas roubadas… isto é, empresas autóctones, e não multinacionais Ocidentais, a explorar as suas riquezas.
    Sim:
    – inúmeros focos de tensão (Iraque, Líbia, etc) fabricados pelo Ocidente XX-XXI… culminaram exactamente, inevitavelmente, fatalmente, no mesmo resultado: a exploração de riquezas passou a ficar na posse de multinacionais Ocidentais.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.