DOS ANJOS 

(José Gabriel, 25/12/2018)

anjos.jpg

Séculos de discussão sobre magnos problemas como o sexo dos anjos, quantos anjos se podem sentar na ponta de uma agulha e, até mais simplesmente, onde residem e o que fazem os anjos, foram, de um golpe, resolvidos pela palavra de António Ventinhas, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.

Os anjos são, aleluia, os senhores Magistrados. Estão muito acima de nós – voam, portanto -, restantes mortais. O problema do sexo das puras criaturas fica, pois, a caminho de solução satisfatória – por assim dizer. Sobre o de quantos anjos se podem sentar na ponta de uma agulha é melhor não me adiantar em considerações, não me puxem pela língua, que apesar do apelido tenho pouco de angelical. 

Fica, agora, a magna questão das hierarquias, que nos anjos são as ordens Ordens Angélicas: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos, distribuídas em três Hierarquias. Muito simples e organizado, como aconselha o estatuto da divindade. 

Já nas instâncias terrenas as coisas são muito mais complicadas – é conhecida a incurável vocação dos homens para provocar os que lhes estão muito acima! Por isso, reina o escândalo no reino dos homens sobre quantos deles se podem abeirar do Coro ou Ordem maior, o mais próximo da divindade – coisa mui abominada pelas aladas figuras .

É de mais para mim, que ainda apanho uma alergia a penas. Mas os anjinhos que tenham cuidado, que não é a primeira vez que há confrontos nas celestiais paragens e, nesses tempos remotos como agora, quem se lixa é o mexilhão, perdão, o povo – que, de resto, veio a descobrir nesses eventos que os anjos também podem ser corruptos.

3 pensamentos sobre “DOS ANJOS 

  1. Nota, prévia.

    Vá, coitadito!, é para que o Gabuzinho d’A Estátua de Sal, ou saiba-se lá de onde, não passe o, pós, dia-de-Natal outra vez sozinho e abandonado que está frio (não lhe digas nada, mas também eu não li peva daquele post sobre os Anjos*… mas, se o fizesse, gostaria, de certeza)

    Agora, diz-me tu, qual é o lixo que preferes?

    1, ontem.

    Daniel Oliveira, no #Twitter.
    Não percebo qual é o espanto de Donald Trump por uma criança de sete anos ainda acreditar no Pai Natal quando há milhões de americanos que acreditam nele.

    vs.

    2, ontem também.

    Pergunta do dia
    25 DEZEMBRO 2018 ÀS 20:37 POR VALUPI
    Será possível trocar o Trump pelo Pai Natal?

    #lixo²=3, acredita (ou seja. há por ali três cabeças quadradas).

    Asterisco, os tais Anjos devem ser estes…
    (sabias que os irmãos Rosado começaram a sua carreira em 1988, Manuel G.?)

    http://2.bp.blogspot.com/_x97T-zCrVLM/TFAe6Az3gsI/AAAAAAAAACw/WIswXdzLV40/s1600/p+(2).jpg

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.