POBRE BRASIL 

 

(In Resistir, 29/10/2018)

brasil3

 

No Brasil, a eleição dia 28 do sr. Bolsonaro foi consequência do nível de cultura política da sua população. A classe dominante (capital financeiro, agrobusiness, grande empresariado, …) apoiou o sr. Bolsonaro porque tem consciência de classe e sabe quem melhor serve os seus interesses.
As camadas médias que votaram pelo sr. Bolsonaro também têm consciência de classe – mas uma consciência equivocada pois identifica a ascensão dos mais pobres como uma ameaça aos seus interesses e acredita nos que acenam com bandeiras “anti-corrupção” (como se não fossem eles próprios corruptos).

Mas quanto aos trabalhadores assalariados, precários, marginalizados e minorias que votaram no referido candidato, destes pode-se dizer que não têm qualquer consciência de classe.   Muitos deles, os mais expostos à criminalidade, deixaram-se iludir pelas promessas de segurança do candidato fascista.

Muitas análises certamente se seguirão ao fenómeno Bolsonaro, mas deve-se assinalar desde já que estas eleições de democrático pouco tiveram.   O candidato mais popular foi impedido de concorrer por manobras de law fare ensinadas nos cursos da USAID; o poder judicial posicionou-se na generalidade em favor do candidato fascista; os mass media de referência e as redes sociais (What’s App) actuaram intensamente contra o opositor do sr. Bolsonaro; a violência das turbas bolsonaristas manifestou-se por todo o país (ainda na véspera das eleições jagunços de latifundiários incendiaram um acampamento do MST em Mato Grosso e no Ceará fascistas assassinaram um jovem democrata).
A social-democracia lulista na verdade preparou o terreno para a ascensão do candidato fascista. As suas cedências permanentes, ao longo de muitos anos, desmoralizaram-na e retiraram-lhe a base de apoio que chegou a ter no seu início. O desarmamento político e ideológico do povo brasileiro, obra da social-democracia, provocou este triste resultado. Aprenderá ela a lição?

 

Anúncios

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.