A má moeda

(In Blog O Jumento, 09/10/2017)
moeda_má
Nos últimos anos, sempre que olhava para a primeira fila da bancada parlamentar do PSD vinha-me à memória a cara dos que se sentavam ao lado de Sá carneiro nos primeiros tempos do PSD e dava comigo a pensar como este partido se degradou ao longo doa anos. Cavaco herda o partido com a morte de Sá Carneiro e deixa-o sem qualquer capacidade de renovação. Se fosse possível comparar o QI dos parceiros de Sá Carneiro com a equipa de Passos Coelho o resultado seria mais ou menos se comparássemos uma turma universitária com uma do nono ano de escolaridade.
Alguém consegue imaginar um Hugo Soares a dizer baboseiras sobre roubos e furtos, como líder parlamentar do PPD sentado entre Sá Carneiro e Magalhães Mota ou Mota Pinto? Só se fosse numa sessão parlamentar dedicada às escolas das CERCI. Esta pobreza intelectual começa com Cavaco e agravou-se com Santana Lopes, o líder dos santanetes e das santanetes.
Nos dias que correm mete dó olhar para o grupo parlamentar do PSD, se compararmos aquela gente com gente como Magalhães Mota, Sousa Franco, Mota Pinto, Pacheco Pereira, Leonor Beleza e muitos outros, apercebemo-nos de como aquele partido se encontra em decadência. Basta assistir a qualquer debate parlamentar para nos apercebermos que há mais capacidade oratória e gente melhor preparada no grupo parlamentar do BE do que no do PSD.
Se em vez de assistirmos a uma sessão plenária acompanharmos algumas comissões especializadas, então os representantes do PSD chegam a ser deprimentes, como é o caso do Carlos Abreu Amorim. Compare-se por exemplo com as cabeças do PSD na economia onde só existe a Maria Luís Albuquerque, uma licenciada em economia com um curso tirado numa escola modesta. Compare-se o conhecimento e inteligência da Maria Luís com personalidades como Miguel Beleza, Miguel Cadilhe, Braga de Macedo e até mesmo com o modesto Bagão Félix.
O PSD não se consegue renovar. Está entregue ao aparelho, quando ascende ao governo aparece um ou outro jovem promissor, mas mal começam a perceber que o PSD vai deixar o poder desatam a fugir.
Antes de Cavaco Silva deixar a sua miserável marca no PSD alguém conseguiria imaginar um Santana Lopes em líder do PSD? Mas quarenta anos passados desde a fundação do PSD as três principais personalidades deste partido são Passos, Rui Rio e Santana Lopes.
Cavaco tinha razão quando recordou a Lei de Gresham que diz que “a má moeda afasta a boa moeda”. Só se esqueceu de dizer que era ele a má moeda e que depois dele os deputados e líderes do PSD não passam de trocos de má moeda.
Anúncios

3 pensamentos sobre “A má moeda

    • Obrigado pelo seu elogio. Não que seja vaidoso mas gosto, como qualquer um, de ver que há quem reconheça o mérito do meu trabalho. Sobre quem sou, não é relevante. As Estátuas, por enquanto, ainda não tem cartão de cidadão… 🙂 Continue a passar por aqui.

      Gostar

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s