O RESSUSCITADO ( Loquaz Dandy de Joane)

(Joaquim Vassalo Abreu, 11/03/2017)

nmelo1

O Expresso diário de 02 de Março deste ano da graça de 2017, pela pena do seu Editor Adjunto José Cardoso, diz-nos acerca dos “Offshores” que, para além de Salgado afirmar que nada sabia, o coitado, o CDS, leia-se Nuno Melo, quer que Rocha Andrade, o actual Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, vá depor a Bruxelas, para ali dizer tudo o que sabe sobre as transferências financeiras para o Panamá!

Ora isto só pode provar que o nosso ex “loquaz dandy”, do qual há muito tempo não ouvimos falar, tão ocupado deverá andar lá por Bruxelas, deve ter ficado preocupado ao ver o seu companheiro de “luta” Paulo Núncio em tão maus lençóis, que lhe deu para ter um “golpe de asa”: chamar o actual, que disso pouco sabe pois ainda anda atrás das estatísticas, em vez do outro, o seu companheiro, que de tudo sabia e tudo deixou passar ou manteve em segredo. Para “não beneficiar o infractor”, como explicou!

“Golpe de Asa”, eu disse? Não, foi um golpe de vento na sua forte cabeleira, que por tão espessa lhe tolhe toda a zona cranial e infesta com toda a bicharada que em tanta capilaridade habita, todo o seu hemisfério esquerdo! Esquerdo sim, onde se encerram a grande parte das nossas capacidades, restando para o direito apenas o “pensamento simbólico e criativo”. É o que diz quem sabe.

E, com tal “criatividade”, depois de tão longo silêncio para um tão exímio loquaz, antecipando cenários negros para a sua “cristas” e demais excrescências capilares, este tal “golpe de asa” deverá também querer dizer que se estará a posicionar para um cenário “pós”…

Mais eis que, não tendo ainda pousado a asa, levanta novamente voo e apanhado por uma rabanada de vento que lhe pôs a proeminência capilar à “la Trump”, lhe sai mais esta: “Louçã está para Carlos Costa como a Associação de Estudantes da Nova está para Jaime Nogueira Pinto”!

“Não se pode levar um partido a sério quando se tem um intelectual como Nuno Melo como vice-presidente”. Escreveu hoje mesmo o insuspeito Pedro Marques Lopes!

Mas acerca deste “dandy” eu escrevi, já vai fazer três anos, este para mim definitivo texto, pelo que apenas lhe acrescento o “RESSUSCITADO”.

Ora leiam e recuem no tempo. Às vezes até faz bem…

O LOQUAZ “ DANDY” de JOANE”. ( de 15/05/14)

“Nuno Melo de seu nome. Advogado de Joane e sobrinho de Eurico de Melo, importante figura do Cavaquismo, a quem outrora apelidaram de Vice-Rei do Norte, tal a influência que exercia em tudo o que decisório acontecia a norte do Douro. Tudo passava por ele : licenciamentos, estabelecimentos, autorizações de Cafés, Bombas de Gasolina…tudo. Foi o primeiro grande “ Facilitador” da era democrática. Tal como o tio também Nuno Melo tem particular aptidão para a facilidade e no seu “snobismo” convencido fala de tudo e perora sobre tudo com uma verborreia estonteante. E está em todas. Mas é um “ Dandy”, o “ Dandy” de Joane.

Mas, em vez de “Facilitador” como o tio, ele é, sim, um Simplificador. Porquê? Porque falando tanto e tão superficialmente de tudo, num exacerbado exercício de lugares comuns, ele consegue dizer Nada! Porque ele, agora candidato à reeleição como Eurodeputado pela coligação de direita, conseguiu simplificar os cinco anos em que esteve no PE com a elaboração de um Relatório denominado “ a investigação criminal entre os estados membros para recolha dos elementos de prova”. Mas, segundo dizem, tanto simplificou que parece que não é dele ou nele teve pouca intervenção! Simples e simplificador : andou cinco anos a fazer turismo. Ah, parece que também organizou dois concursos para jovens agricultores…

Mas ele é um “ Dandy”! Profere sentenças de um modo ligeiro, leviano e simplista e vai falar aos pescadores da Póvoa e Caxinas de sapato de vela, calça beije, casaco azul com botões dourados e camisa a condizer. E promete-lhes, em seu nome e do CDS, mais uma vez, um mar sempre azul e sem ondas. Com tanta palavra sem ideias ele simplifica. Como naquela comissão de inquérito ao BPN onde ele também simplificou : tudo fez para prender o polícia em vez dos ladrões…

Mas ele, o “Dandy” de Joane, é também um ilustre advogado dessa terra. Licenciado na Portucalense ali, em vez de leis, aprendeu loquacidade. E a simplificação que o leva a afirmar peremptoriamente que Sócrates foi o pior primeiro ministro de sempre e pior ainda que Salazar e Caetano. Simples! E que a Esquerda é responsável pelo estado a que chegamos e que eles nos salvaram deste estado. Com um palavreado estonteante, mas simples. E simplificador.

Mas acontece que a loquacidade deste “ Dandy” é uma capa, como a da sua cabeça acinzentada, uma espuma e um nevoeiro que servem para ocultar e fazer passar despercebidos todos quantos concorreram para a deformação moral da nossa sociedade : os do BPN, do BPP, do BCP, do Banif, dos submarinos, dos sobreiros, das contrapartidas… todos seus conhecidos, todos inimputáveis e de quem ele nunca fala. Para eles não tem verborreia…

É um “Dandy”, o “Dandy” de Joane- Famalicão. Mas eu que aqui afirmei que ele fala, fala, fala e nada diz de substantivo, não quero que me acusem de injusto e redutor e, em nome da justiça, vou aqui deixar alguns sólidos pensamentos do personagem:

  • …Portugal está muito melhor, o que não invalida que as pessoas não sintam. Pois, se calhar, até invalida, mas é só se calhar…”.
  • “…Votar no PS nestas Europeias será premiar o ex-governo e alguns dos seus membros. O infractor está nas listas do PS que tem na cabeça o líder parlamentar de Sócrates e o seu dois…”.
  • “…Mas não é o governo que é candidato às Europeias, mas sim eurodeputados sem qualquer ligação às decisões políticas…”.
  • “… Não tenho dúvidas que o desempenho deste governo será saudado na história do nosso país. Eu também não duvido nada por motivos diferentes…mas ficará…”.

Estas pedras preciosas de maturidade política deste “ Dandy” e o seu pensamento político deviam ser dadas nas escolas e universidades. De onde deveriam ser retirados Sócrates e Platão.

Ou então mandá-lo num foguetão…direitinho a Plutão!”

Nota: Era o que eu escrevia há três anos atrás! E notem o quanto actual ainda estou…!


Fonte aqui

Advertisements

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s