SALVAR PORTUGAL… Ou o Joãozinho e o Riozinho!

(Por Joaquim Vassalo Abreu, 30/10/2016)

joaoalmeida

O primeiro, o Joãozinho, deputado do CDS e de nome João Rodrigo Pinho de Almeida, nascido lá para 1976, uns quarenta anos, portanto, e o meu filho pouco menos tem, afirmou querer SALVAR PORTUGAL! Mas, lembrando o seu percurso profissional, além da política, e não é impunemente que ele tem como condecoração a de ser Membro Honorário da Juventude Popular, que mais fez? Qual o seu percurso profissional ou académico? Alguém sabe? Como assim querer SALVAR PORTUGAL?

Mas quer SALVAR PORTUGAL! Mas ele quer salvar Portugal de quem e do quê? De quem? Do TIAGO! Sim, do Tiago Brandão Rodrigues, que, como já aqui afirmei várias vezes conheço desde a infância e foi colega de Escola do meu Filho! Mas porquê? Porque ele alegadamente ousou “esconder” que sabia que um chefe de gabinete de um subsecretário de estado,” sub “disse eu, afinal não era tão licenciado como dizia ser…

Que fez, afinal, fazer voltar para Portugal um “gajo” com uma carreira Universitária como ele tem, doutorado não sei quantas vezes aos 37 anos, investigador em Birmingham, com um futuro garantido? Como, se ele tinha uma vida pacata…que veio ele fazer, para além de aceitar que um chefe de gabinete de um subsecretário de estado não fosse licenciado, ao contrário do que dizia ser? Investigar seriamente todos os “curriculum” de todos os membros do seu Ministério, quiçá mesmo de todo o Governo, como era seu dever antes que outras coisas fizesse? Não, atazanar-nos a vida, as nossas vidinhas e meter-se com os nossos negóciozinhos, grandes ou pequeninhos, do sacrossanto direito às subvenções aos Colégios Privados, foi o que ele fez…

E SALVAR PORTUGAL passa, desde logo, de salvar Portugal de “gajos” como este…e deste em primeiro lugar!

Ele veio para quê? Para questionar a nossa , deles, “livre” escolha….Vai-te catar ó Joãozinho e, como diria o outro, cresce e aparece, ora…

Licenciatura olha, eu não tenho! Mas não me sinto inferior a ti, para que saibas! E sabes porquê? Porque, se na minha frente estivesses a discutir comigo ou a tratar de algum sério assunto, tratava-me por SR. Dr.! Que é o que todos, como tu, sempre fizeram ao longo da minha carreira profissional! Eu bem dizia que não era, mas eles insistiam….Mas eu julgo agora adivinhar que, hoje, antes de falares comigo pedias-me a certificação da minha Licenciatura…Mas é claro que eu te mandava, para não dizer pior, passear ali junto ao mar da Póvoa, apanhar um pouco de vento nas ventas e ganhar juízo…

Tu, SALVAR PORTUGAL? Portugal é quem de se salvar de tipos como tu! Outra vez “ora” como se diz por aqui…

Mas, já agora, ó “bardameco” feito gente, a ti vou-te dizer mais uma coisa: Tu eras sub secretário de estado do interior ou coisa que o valha e, uma vez, um Irmão meu, que é há onze anos Presidente de uma Câmara do Alto Minho, por motivos de falta de meios para o combate a um incêndio no Parque Nacional da Peneda Gerês, ligou-te e tu imediatamente tentaste resolver o problema. E fizeste bem. Mas tiveste uma falha grave: não perguntaste ao meu Irmão se ele tinha alguma Licenciatura que o habilitasse a ser Presidente de Câmara! Falha greve, sem dúvida…

Mas, se hipoteticamente, lho tivesses perguntado, ele ter-te-ia dito: Não tenho uma, tenho duas! Uma, apesar de só ter o curso Geral do Comércio, a de ao longo da vida ter estudado, feito concursos e ter chegado a um grau muito alto na Autoridade Tributária! A segunda, coisa que não está ao alcance de todos, ter posto todos os conhecimentos adquiridos, em Direito Fiscal, Consuetudinário, Real, Aduaneiro e tudo o que possas imaginar, e acrescento também políticos, ao serviço da Comunidade, dos outros, com altruísmo e fervor. Tal como o TIAGO, ouviste ó “bardameco”… Vai salvar quem tu quiseres porque a mim, NÃO! Assim como uma carrinha de um infantário de Vila de Conde que eu vi passar e me fez rir e onde está escrito: “ Creche e Aparece”!

Mas, agora, li também algures estar em formação um movimento tendente também, não sei se a MUDAR Portugal, ou se a SALVAR Portugal ou se a fazê-lo ir em frente, assim uma coisa dessas, mas dirigido ao Riozinho, o Rui Rio, que tem estado mudo e caladinho, mas que os amigos querem que avance. Para quê? Para SALVAR Portugal! De quem? Do Passos Coelho!

Mas, esperando mais desenvolvimentos deste autêntico golpe, para não dizer rebelião, eu acho que devo reproduzir aqui o que uma vez respondi a uma missiva que o Seguro me mandou e onde apelava a que eu me juntasse a ele para ambos MUDARMOS Portugal! Ele, lembram-se?, já tinha apresentado oitenta propostas mas, mesmo assim, queria o meu contributo para mais…

Eu respondi-lhe: Ó TOZÉ, tu sabes bem que não vou contigo mas, pelo teu esforço, pelo teu denodo e pela vontade firme que tens em MUDAR Portugal, eu vou-te dar uma ideia, e não aceito receber nada por ela: Para MUDAR Portugal só há duas vias, uma mudar de sítio, de localização, isto é, em vez de estarmos no extremo da Europa passarmos para o meio, trocarmos assim com a Holanda, por exemplo, para que também não lhe falte mar, tenha sol e se esqueça daquela coisa dos diques…

A outra, e em alternativa, mas na mesma à séria, era MUDAR Portugal mesmo. Como? Mudando Trás os Montes para o Algarve, o Alentejo para Trás os Montes, o Minho para a Galiza, as Beiras para a Estremadura, o Douro para o Alentejo, Lisboa para o Porto e Porto para Lisboa! E a Beira Litoral fica onde está porque mudar tudo é complicado…é número primo!

Isto, sim, isto é que era mudar PORTUGAL e o resto é só folclore! “Ouvistes” pá?


A primeira publicação deste texto aqui

Um pensamento sobre “SALVAR PORTUGAL… Ou o Joãozinho e o Riozinho!

  1. «Tu, SALVAR PORTUGAL? Portugal é quem de se salvar de tipos como tu! Outra vez “ora” como se diz por aqui…»
    Subscrevo Joaquim!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.