Porque Sócrates não verga

(Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 09/06/2015)

         Daniel Oliveira

                         Daniel Oliveira

Perigo de fuga não há. Disso já falou quem tinha de falar. Continuação da atividade criminosa, não vejo como, quando aquilo de que se fala é de corrupção e José Sócrates não ocupa qualquer cargo que lhe permita ser corrompido. Por fim, não vejo em que é que uma pulseira eletrónica pode evitar que perturbe o processo. Assim, a tentativa de pôr Sócrates em prisão domiciliária com pulseira eletrónica é difícil de defender.

Quando, meio ano depois, continua a não haver qualquer acusação, é difícil manter a prisão preventiva, em casa ou na prisão. Porque Sócrates é inocente? A prisão preventiva, fora ou dentro de casa, não tem nada a ver com a culpabilidade ou inocência. Tem a ver com os três motivos explicitados na lei que muito dificilmente podem continuar a ser sustentados neste caso.

QUEM, AO FIM DE MEIO ANO, CONTINUA A NÃO TER UMA ACUSAÇÃO PARA APRESENTAR, TEM DE PERMITIR QUE O ARGUIDO ESPERE EM LIBERDADE. NÃO SE PRENDE PARA INVESTIGAR, INVESTIGA-SE PARA JULGAR

Privado da sua liberdade, Sócrates não pode decidir grande coisa. Mas a lei permite-lhe recusar a pulseira eletrónica. E perante a possibilidade de fazer uma escolha, o ex-primeiro-ministro quis deixar clara a sua resistência ativa a esta prisão. Mandar Sócrates para casa com uma pulseira eletrónica era a única forma de, sem dar a torcer, reduzir a pressão pública para a apresentação de uma acusação formal. Mas José Sócrates não está disposto a facilitar a vida aos investigadores. E, nesta matéria, faz muito bem. Quem, ao fim de meio ano, continua a não ter uma acusação para apresentar, tem de permitir que o arguido espere em liberdade. Não se prende para investigar, investiga-se para julgar.

A escolha que Sócrates fez é óbvia. Mas muitíssimo dura. Ela retrata a personalidade do ex-primeiro-ministro. Se é verdade que, como todos sempre souberam, ele se alimenta do combate e do conflito, decidir continuar a viver numa cela não é para qualquer um. Revela coragem. O que obriga as pessoas, independentemente das suas convicções sobre a culpa ou inocência de Sócrates, a reconhecer-lhe pelo menos essa qualidade. Só os maniqueístas, que não compreendem como todos os humanos são muitas coisas ao mesmo tempo, é que ainda não tinham dado por isso.

51 pensamentos sobre “Porque Sócrates não verga

      • Ó Fernando, depois de leres até viste que o homem tem razão, depois ficaste com medo do que aí vem e borráste-te todo, literalmente, depois ainda por cima, cagáste-te uma posta de pescada aqui, leia-se “post”. Uma correção, quisesse não se escreve com z, palhaço.

        Gostar

    • Com certeza que quem gosta é porque nao raciocina bem ! pode ou nao,eliminar algumas provas que com pliquem a investigaçao?Havera ou nao documentos para descobrir e que ele tenha interesse em eliminar? Porquê ele tem cara de santo?

      Liked by 1 person

    • 1o há presos preventivos à espera de acusação faz anos – não vejo ninguém insurgir-se contra isso
      2o não é o caso do Sócrates, foram reunifos indícios e provas de corrupção ativa, passiva, favorecimento, peculato, desvio de fundos públicos, etc. tudo agravado pelas posição política do senhor ex-primeiro-ministro
      3o o Sócrates não vai para casa por birra sua e dos advogados, não por qualquer princípio moral.
      4oCuriosamente a lei da pulseira eletrónica foi aprovada no seu governo. Ambiguo?
      5o não percebo porque tantos contestam a justiça quando tenta atuar, e noutras alturas se queixam que não funciona

      Liked by 1 person

      • I. Existem n corruptos com provas dadas de culpa no cartório, BPN, BPP, BES, vistos doirados, etc. etc. etc., que nào estão presos, não vão ser investegados e muito menos julgados. Quanto aos casos de presos preventivos à espera de acusação, faz anos, em Portugal, não conheço nenhum, menciona um, palhaço.
        II. Foram reunídos indícios e provas de corrupção activa? passiva? favorecimento? peculato? desvio de fundos públicos? etc.? onde? quando? como? quem? ha ha ha ha ha ha, palhaçito
        III. O Sócrates não vai para casa por birra sua e dos advogados? a sério? ainda por cima as duas coisas em simultâneo? he he he he. Sócrates não faz birras, os advogados acredito, mas ele tem-os no sítio, ò bobo da corte do Passos.
        IV. Não é uma curiosidade, é uma norma legal. Sabes o significado de “ambíguo”, pelos visto, não. Anedota.
        V. Se não “percebes” eu faço-te um desenho pá. Há cada palhaço…

        Gostar

  1. A recusa da vigilância electrónica só por si e factor relevante para o perigo de fuga, tal seria consensual caso fosse outro preso qualquer, de facto não me parece que a continuação de crime de corrupção possa estar de algum modo afastada pois todos os camaradas devem estar doidos para mostrar serviço ao Sr.eng. Que também parece que não o é face aos últimos desenvolvimentos da
    Investigação da universidade onde ele presumivelmente se licenciou. No final o que aconteceu foi que a recomendação do MP mudou após a carta para a comunicação social e propôs que continuasse me prisão preventiva lei que o governo dele não só a apreciou como a votou como tal não tem qualquer razão pois é um cidadão como outro qualquer, porventura muito mais sabido é desonesto que a maioria dos presumíveis prevaricadores….. LoL

    Liked by 1 person

    • Aí está mais uma mente brilhante ! A do senhor Lima. Mas tem mais exemplos brilhantes : Aquele que o Sr. PM deu como exemplo de homem de sucesso, aquele outro que que está cá a contas com a justiça e no Brasil com algo de mais grave, sei lá sr. Lima, tantos motivos para os seus comentários. Ah, mas o que importa é se ele é engenheiro ou não !

      Gostar

  2. “O que obriga as pessoas, independentemente das suas convicções sobre a culpa ou inocência de Sócrates, a reconhecer-lhe pelo menos essa qualidade. Só os maniqueístas, que não compreendem como todos os humanos são muitas coisas ao mesmo tempo, é que ainda não tinham dado por isso.”

    E sublinho apenas “Só os maniqueistas, que não compreendem como todos os humanos são muitas coisas ao mesmo tempo,…” para deduzir racionalmente que maior maniqueista que ele não há quando desembucha este sibilino pensamento.
    Sócrates, coitado, tens coragem mas és, simultaneamente, muito mais coisas; subentenda-se bandido corajoso, corrupto grandioso, canalha magestoso, vigarista glamoroso, ……

    Gostar

    • Por vezes assisto aqui a discussões e comentários acalorados sobre o ataque da justiça a José Sócrates. como já devem ter percebido nada disto me surpreende, esta noticia é de 18 de Dezembro de 2010, leiam e entendem imediatamente porque razão Sócrates está preso…Medida de Sócrates: Os magistrados – juízes e procuradores – que residam na área da respectiva comarca vão deixar de receber 775 euros como subsídio de renda. Só os que morarem fora é que manterão tal complemento, mas com um corte de 20%. (Este governo PSD/CDS já aumentou os Juizes e Procuradores em 1300 euros). As férias foram reduzidas para 30 dias como toda a gente. Há ainda outras regalias que também levam corte,mas também os casamentos Gay e legalização do aborto, cortes nas reformas dos políticos, o mexer nas vacas sagradas, criaram muitos anticorpos.
      http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2014/07/a-maior-cabala-e-mentira-depois-de-74.html

      Liked by 1 person

  3. Tudo bem, mas o Daniel não respondeu a uma questão fundamental, a saber: como é possível existirem leis penais que contrariam o nº 1 dos artº 30º da CRP? Porque razão o BE, por exemplo, não suscitou a inconstitucionalidade dessas leis que permitem negar a presunção de inocência e deter de forma indefinida qualquer cidadão? E já agora, de que está á espera o BE para suscitar a inconstitucionalidade da lei que estabeleceu as subvenções vitalícias , apenas, para os cidadãos políticos e os cidadãos magistrados?

    Liked by 1 person

  4. Estamos todos – somos a sociedade do conflito – dependentes de quem caminha na existência ao ritmo da música perigosa não só da intolerância mas, acima de tudo . do fanatismo que cega. A questão Sócrates tem todos os condimentos apetitosos para a exaltação corrosiva de francos atiradores, que apostam em atirar para extinguir. É assustador, mas a realidade que faz mover as massas a isso leva a acreditar.
    Julga-se sem conhecimento, com a mesma lógica como a que se enchem os estádios de futebol, com uma paixão desenfreada que rompe todos os limites. Sócrates tem essa frente tecida por quem, politicamente, o deseja ver reduzido ao mais banal dos escroques.
    Há inúmeras perguntas que se colocam, sobretudo pela opacidade do processo em curso e, pelo que se vai apreciando, pelos escritos e reacções populares que já “decretaram: O Julgamento Aí, para para muito como eu, o problema começa aí, não no caso Sócrates apenas, mas no SISTEMA DA JUSTIÇA DO PAÍS.

    Parabéns pelo artigo, nomeadamente pela clareza das observações feitas.

    Gostar

  5. Com pulseira eletrónica, sim, podia ir para casa! Sem pulseira não, porque podia destruir provas e perturbar o andamento do processo ! Então a pulseira é que restringe o pensamento e a acção dentro de casa? Convenhamos que, independentemente da culpa ou da não culpa, interessa a muito “boa” gente os holofotes assentes na pessoa em causa. Os “padrinhos”, esses sim, vão destruindo provas e acautelando o futuro, não venham por ai mais fios puxados à meada em que se tornou o Pais !!! E a pergunta:- Que é dos “outros” ?

    Liked by 1 person

    • Relativamente a José Sócrates e passados já seis meses sem acusação, começa a desenhar-se uma pergunta inquietante neste Estado de Direito, quer aos mais atentos ou menos atentos, quer aos mais partidários ou menos partidários que é: “ESTAMOS NESTE MOMENTO PERANTE O PRESO POLITICO OU PERANTE O POLITICO PRESO” . Quid juris

      Gostar

  6. A escolha de sócrates é mais uma jogada mediática de uma cabeça retorcida que sempre foi ótima a manipular a massa acrítica que vive neste país. Esta é a jogada que o faz aproximar das referências que há dias ele próprio fez (Mandela e afins). Estamos perante um pulha, que só não é medíocre na arte da trafulhice. Tudo quanto é dossiê de corrupção em PT (ou 90% disso) surge com o nome dele direta ou indiretamente envolvido. O D. Corleone ao lado dele é um menino. E quem defende este pseudo engenheiro que nem engenheiro é depois de tudo o que veio a público, ou faz parte da rede do polvo ou é débil mental.
    Talvez valha a pena pensar porque é que um ex-ministro socialista, das Obras Públicas, num livro que lançou disse que sócrates não queria deixar a pasta do Ambiente para ser 1º ministro, quando Guterres o escolheu. Uma pessoa ambiciosa como ele não queria o upgrade???? Porque é que não queria deixar a pasta do Ambiente? Por amor à natureza, com certeza. Pensem nisso.

    Liked by 1 person

    • cabeça retorcida so´pode estar o meretissimo dr calos alexandre…,mais o M P . rosario teixeira..mas entao se nos houvimos todo dia falar que preso,fuguiu com pulseira eletronica ,porque rasaõ socrates naõ poderia faser o mesmo…destruir provas,bem isso so´prova que eles ainda nao as encontrarao,..bom so´pode ser preso politico,e naõ preso por faser politica;;;depois bem uma cabeça pensante aqui fazer uma leitura de uma jogada mediatica do eng socrates !!! bom pelo menos ele ainda pensa pela sua cabeça ,ja o resto nao sei porque cabeça pensa..

      Gostar

  7. Se bem me lembro, no caso do Vale e Azevedo quando veio para prisão domiciliária tinha polícia à porta 24 horas.Se cada agente vigiar 8 horas significa que são precisos 3 agentes por dia! Ora a pulseira electrónica fica muito, mas muito mais barata ao erário público.

    Liked by 1 person

    • Muito, mas muito mais caro será, se depois do julgamento existir uma absolvição, o €uros não serão poucos para possível indemnização, talvez, digo talvez o Ministério Público, aproveite para acusar Sócrates de querer ficar na cadeia para aumentar o valor da mesma, talvez…

      Gostar

  8. Uma análise séria e inteligente do caso vertente, mesmo que seja guiada por grande imparcialidade, é como chover no molhado, pois os ignorantes, os fanáticos, os que estão sempre no contra ou de má fé, nunca mudam de opinião, insistem sempre no erro como ponto de honra, embora não saibam o que isso seja…! Aliás, embora a ignorância tenha cura, a estupidez, não. Os direitos liberdades e garantias ainda não fazem parte do acervo dos fanáticos da bola e da política.

    Gostar

  9. PARABÉNS. Quem assim fala, nada se pode contrariar.
    Doutores e Sabios. Donos da verdade com um poder de influenciar a opinião pública que valha me Deus.
    Perigo de fuga não há. . . Mas fazem – se viagens de noite, com passagem para o Brasil, que por acaso não tem extradição.
    Já ouviram falar em complexidade processual?
    Vai além dos seis meses. Daí não poder haver já acusação.
    E muito mais. . . Não tentem tapar os olhos ao TUGA.

    Liked by 1 person

  10. Não sei se é culpado ou não mas penso que primeiro há provas depois acusa-se e julga-se depois para estar como está tinha que ter como companheiros o sr. primeiro ministro toda a cambada do BES TODOS DO BPN DOS SUBMARINOS ,DO CASO MODERNA DA VENDA DE ARMAS; DOS PANDUROS , DOS SOBREIROS CORTADOS DA VENDA DA EDP ,DA PT,E ASSIM Sucessivamente até à quarenta anos atrás quando tudo começou a roubar e a enriquecer à conta desde primeiro ministro à presidência já nínguém acredita nos políticos pois entram pobres e saem multimilionários é só corrupção.tinha que haver um ou mais juízes com mãos limpas e com eles no sitio mas para isso não havia prisões que chegassem pois são muitos a porca é grande e tem muitas mamas.

    Liked by 1 person

    • “desde primeiro ministro à presidência já nínguém acredita nos políticos pois entram pobres e saem multimilionários”
      De facto ! E se Socrates tivesse roubado como o acusam teria saido tal como esses milionários que este juiz e procurador não questionam nem investigam.
      Mas como saiu sem dinheiro e teve o atrevimento de o pedir emprestado, alto lá que alguma coisa se passa!
      Só prova que neste país, se não roubas…vais preso !

      Gostar

      • tekapa23 : têm provas? Entregue-as ao juiz Carlos Alexandre, que parece que anda aos papeis. Ajude lá o homem, já que sabe tanto do que tem e não tem e do que gasta e não gasta Socrates.
        Com tantas certezas nessa sua cabecinha veja lá se um dia não tem uma surpresa desagradável.
        Hoje é Socrates que está nesta situação. Amanhã pode ser qualquer um de nós.

        Liked by 1 person

      • Maria : Não se esqueça que a maior paerte das provas ainda consegue estar em segredo de justiça. Vamos aguardar… Cumprimentos.

        Gostar

  11. ao fim de seis meses e meio, José Socrates, está a ser julgado na praça pública, com noticias soltas para a comunicação social, pois quando for julgado, o zé povinho já não estranha pois já estava mentalizado.Força Socrates!!!!

    Gostar

  12. Grandes sábios e eloquentes, tais gentes que tudo sabe e afirma em todos os tons de voz sem qualquer dúvida! Ah, soubesse eu tanto, ou tivesse funções num jornal, daqueles que são bafejados pela sorte, dum tal MP, que os escolheu para enviarem informações tão autenticas, mas que se situa no segredo dos Deuses, como uma espécie de trhiller, deixando todos num estado constante de ansiedade!!

    Gostar

  13. Está correctíssimo como sempre, pena que não se tenham dado conta – todos aqueles que têm poder, entre os quais se encontram os que têm visibilidade pública, fazem opinião, escrevendo nos jornais – do uso excessivo desta medida de coacção há já pelo menos uns 20 anos.

    Gostar

  14. Para mim não se trata de de vergar,ele vê é a dificuldade de dos investigadores de obter provas concretas,apesar dos indícios que até um cego via,dezenas e milhares de euros de empréstimos,45mil € para pagar viagens à família de cinco ou seis,nem a Santa Casa é assim tão generosa,mas estes são apenas exemplos,e ainda falta a mãe,mas ele fazer finca pé ,negar,e batalhar fica-lhe bem,fá-lo parecer inocente e ele sente-se blindado.

    Liked by 1 person

  15. Ó DANIEL : Um bando assalta um banco e é apanhado. Segundo a sua ‘teoria’, eles continuariam em liberdade, depois de irem identificar-se, enquanto decorreria a INVESTIGAÇÃO, não é ? E até poderiam aproveitar para fazer mais uns assltos para quando fossem julgados e condenados, terem dinheiro para um bom advogado e para terem uma melhor estadia na prisão… Ora reveja lá a sua posição, em relação a este assunto…

    Gostar

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s