(Alfredo Barroso, in Facebook, 07/03/2022)

Com a invasão russa, houve «retrocesso civilizacional»! Com os EUA a combater no Vietname, a invadir o Iraque e retirar do Afeganistão foi só «progresso civilizacional»? – o autor nem sabe o que dizer depois de ouvir um jovem político completamente ignorante proferir tantos disparates.
Estava há pouco a ouvir uma criatura política relativamente jovem, julgo que do PPD-PSD, a dizer – em mais um daqueles ‘debates’ num canal da TQT em que estão todos de acordo, como agora se tornou ‘politicamente correcto’ – que esta invasão da Ucrânia pelas tropas russas, decidida pelo «insensível e desumano» presidente Vladimir Putin, é um «brutal retrocesso civilizacional», inimaginável ainda só «há um mês ou há 15 dias atrás» (sic)…
E eu pus-me a pensar ‘com os meus botões’, se a brutal Guerra do Vietname (1962-1975) – com os bombardeamentos levados a cabo pelas tropas dos EUA, com ‘napalm’, com o terrível ‘agente laranja’, e com os ‘tapetes de bombas’ (os ‘rolling thunder’), que mataram centenas de milhares de vietnamianos (velhos, mulheres e crianças incluídos) – terá sido um ‘progresso civilizacional’?
E também me pus a pensar, sempre ‘com os meus botões’, se a brutal invasão e ocupação militar do Iraque (2003-2013), sob a liderança do ‘bondoso e humano’ George W. Bush (filho), presidente dos EUA, e do ainda mais ‘bondoso e humano’ Tony Blair, primeiro-ministro do Reino Unido (com muitos ‘aliados’ a marcar presença na bicha que se formou atrás deles), durante a qual terão morrido mais de cem mil iraquianos (velhos, mulheres e crianças incluídos), também terá sido um gigantesco ‘progresso civilizacional’?!
Mais ainda, me pus a pensar ‘com os meus botões’, se a ‘brilhante’ retirada do Afeganistão – por decisão do tão ‘bondoso e humano’ presidente Joe Biden – das forças militares dos EUA e da NATO, que já lá estavam ‘plantadas’ há 20 anos, deixando aquele país entregue ‘à bicharada’, isto é, aos talibãs (que protegiam a Al Qaeda, autora do ataque à Torres Gémeas no 11 de Setembro de 2001), terá sido, mais uma vez, um gigantesco ‘progresso civilizacional’?!
Claro que já nem falo das tragédias que continuam a acontecer na Líbia e na Síria, para não magoar ainda mais, com pontapés no cu e nas canelas, o jovem político tão presunçoso, ignorante e idiota. O certo é que ele estava acompanhado no debate (qual debate?) por outro jovem político creio que do PS, mas sobretudo comentador – bem mais inteligente, é certo, mas muito ‘mainstream’ – e por uma jovem que já foi, creio eu, do BE e do Livre, e tem outra estaleca…
Mas – confesso a minha fraqueza – tive tanto medo de que estes dois concordassem com o imbecil do «retrocesso civilizacional», que fugi a sete pés, vim escrever isto, e agora vou-me deitar!
Campo d’Ourique, 8 de Março de 2022
Como então disse um general norte-americano: «Bombardeiem os Norte-Vietnamitas até regressarem à Idade da Pedra!» («Bomb the North Vietamese back to the Stone Age!»)
(*) O título do artigo é da responsabilidade do blog e não fazia parte do texto original.
Que não lhe doam as mãos nem falte a voz.
Conclusão como os americanos fizeram merda os russos tem carta branca para fazer muito mais…
Shame on you.
(…) nada disso. O que deve é combater-se o duplo critério do Ocidente para os crimes com a mesma natureza.
Lembra-se de sanções aos USA pelos fomento de vários conflitos e invasões???
A impunidade da sua criminosa política externa que fomentaram um golpe de Estado no Chile, onde foi morto o seu presidente, que era à época uma Democracia para instaurar uma Ditadura que milhares de mortos refugiados políticos e torturou, impunemente, durante muitos anos, centenas de democratas e patriotas chilenos.
Mais uma vez há aqui alguém que parece não estar a perceber o ponto da situação, que é este: os que agora vociferam contra a invasão russa são os mesmos que estiveram toda a vida calados que nem ratos quando as tropelias eram feitas pelos Estados Unidos e seu braço armado.
Se tivessem vergonha na cara, o mínimo que se esperava era que analisassem as raízes deste conflito e que o comparassem com aqueles que os seus ‘amiguinhos’ são especialistas em desencadear.
Nessa comparação, talvez os surpreendesse o facto de os tais amiguinhos nada terem feito para dissuadir os russos da invasão, bem pelo contrário; parecia que estavam à espera que estes escorregassem na casca de banana que lhes estavam a estender. Sabiam que, nada teriam a perder, e possivelmente muito a ganhar, e que o povo ucraniano e a europa, uns de uma maneira outros de outra acabariam por pagar a fava. Só assim se explica que não tivessem feito a mínima concessão para acalmar os ânimos e que pelo contrario deitassem gasolina para a fogueira.
A propaganda de guerra a que estamos expostos tem produzido nos últimos dias inúmeras pérolas. O “retrocesso civilizacional” é apenas mais uma. Uma das mais repetidas, das mais papagueadas, das mais falsas e mais manipuladoras e das mais broncas. Os papagaios histéricos que cacarejam o “retrocesso civilizacional” na maior parte dos casos nem sequer sabem o que é um retrocesso, quanto mais civilização. Se surgem na televisão é porque são os papagaios melhor amestrados que a civilização da propaganda de guerra no momento precisa. Quanto mais imunda a propaganda mais brilham as suas pérolas nos espíritos que esperam baços.
Todas as invasões são más, seja levadas a cabo pela Nato, seja pela Russia ou seja pela China. Mas esta está a ser levada a cabo pela Russia, não pela Nato ou EUA. É pela Russia!! E sem uma condenação clara pelo PCP. Por isso, o PCP é hoje em dia visto como um partido radical e apologético de potências invasoras. E é, merecidamente um partido cada vez mais pária , obsoleto e desacreditado, desprezado até pelos.próprios proletários, que o trocam por forças de direita, como o Chega. É muito triste, ser comunista hoje em dia.
É isso mesmo, já que os americas atacaram o Vietname, há 60 anos, eu mal abria os olhos, o Putin pode invadir a Ucrânia a Polônia a Romênia, Lituânia, etc, etc porque tem toda a justificação moral, etc. etc. e tal para o fazer.
Parabens americofobicos rancorosos.
Sem dúvida que concordo consigo.
(…) há 60 anos foi a escala anti comunista no seu apogeu que deu origem á invasão do Vietname. E então a invasão doo Iraque foi só há 10 anos??? E a destruição da Líbia no combate aos talibãs criados pelos USA; e o desmantelamento da Síria têm menos tempo ainda. E então e o trágico bombardeamento de Belgrado, e a formação do Kosovo, parte integrante da Sérvia, hoje um estado falhado de contrabandistas e islamização criado pelos USA???
E este duplo critério da UE (ocidente) em vassalagem total aos USA que avalia os crimes que cometeu, o desrespeito pelo Direito Int. e a Carta da NU, como um avanço progressista. E um condenável retrocesso civilizacional esta invasão da Ucrânia ???
Qualquer invasão de uma soberania é condenável. Esta tb. Mas deixar inundar a opinião pelos preconceitos não esclarece, em nada, as causas desta invasão e menos sancioná-la ferozmente, em vez de orientar o esforço diplomático para um cessar fogo e posteriores conversações. O resultado está aí. Além da destruição da Ucrânia, o pato tb é pago pela UE. Tal como nas outras invasões é a UE que recebe os refugiados e financia a sua integração.
Depois expor essa mentalidade mofa, que não enjeita a mentira, acerca da posição do PCP sobre este conflito revela um sectarismo tão primário que envergonha quem faz tece estes comentários. Boceja-se fazendo branqueando a luta e o contributo “impagável” da luta comunista pela liberdade e os direitos consignados no estado de direito e nesta Democracia.
Depois de assertivamente dois membros do comité central terem afirmado na TV que condenavam esta invasão e do secretário geral afirmar que o PCP não se revia na politica e na economia russa, e que Putin não um exemplo de político que os comunistas apoiassem, tudo isto na idioma nacional, não se entende a dúvida (manipuladora) sobre a clarificação do PCP.
Por este andar qualquer dia convencem as pessoas a ficarem a favor de Putin, a favor da invasão da Ucrânia e contra os malvados dos EUA e da NATO, a dar vivas a sua alteza imperial Putin, apenas e porque houve erros cometidos por outros no longínquo passado já lá vão mais de 50 anos, e, portanto, quem esteja contra ele deverá pedir-lhe desculpa pelo crime de ofensa política.
Mas, afinal o que está a dar a esta gente? Será o vírus de contaminação do PCP?
Ah! Já agora, estar contra Putin e contra a sua guerra privada de invasão não tem nada a ver com a história que muitos por aí apregoam de ser anticomunista. Isso é argumento para ofuscar mentes que não pensam…
Bem, não resisto a comentar este último comentário. Antes de mais, o comentador parece ter dificuldade em perceber uma coisa elementar: é que de facto os Estados Unidos têm sido mesmo malvados, pois não encontro outro nome para uma potência imperial que têm posto e disposto dos destinos de outros, normalmente mais pobres e indefesos, e que impõe a sua lei pela força, nas mais diferentes partes do mundo, sem precisar de se justificar- a isto chama-se arbitrariedade no uso do poder – ou então, encontrando justificações notoriamente falsas- como aconteceu quando invocou as armas de destruição maciça para invadir o Iraque; ou lançando mão de golpes baixos, para depor regimes que não lhe fazem os fretes, como aconteceu no Chile onde colocou o ‘inefável’ Pinochet, de má memoria, no lugar de um presidente democraticamente eleito.
O comentador também parece andar muito distraído porque, ’por este andar’, não é de qualquer bondade que Putin eventualmente possua que ouvimos falar, mas pelo contrário das suas inenarráveis velhacarias, e isto é tao intoxicante que realmente ou morremos, porque andam a abusar na dose, ou então ficamos de facto vacinados.
Quanto ao vírus do PC, nem percebo de que está a falar; que eu saiba Putin é um governante, autocrata, é certo, mas de um pais capitalista que apos a queda da União soviética foi desenhado a régua e esquadro pela ‘rapaziada de Chicago’ que era tudo menos comunista.
A concluir não quero deixar de pedir desculpa por ‘qualquer coisinha’ que não tenha percebido no discurso que antecede este meu comentário; se calhar a falta é minha; se calhar sou uma daquelas ‘mentes que não pensam’! Alguns serão dotados, outros não, que havemos de fazer?