AS GREVES dos O.S. (Órgãos de Soberania)!

(Joaquim Vassalo Abreu, 22/11/2018)

vassalo2

Ter-se-á aberto uma Caixa de Pandora? Ainda não, mas bem que se pode abrir…

A segunda figura do Estado, S.Exª o Senhor Presidente da Assembleia da República, pede uma audiência urgente à primeira figura, o Senhor Presidente da República, com o intuito de (a tal coisa grave de que lhe falou ao telefone) lhe entregar um Pré-Aviso de Greve!

Greve, Sr. Presidente? Greve, mesmo greve, greve assim mesmo a valer? Mas isso é grave, muito grave, Senhor Presidente da A.R. ! Como pode um O.S. (Órgão de Soberania), e o Senhor é a segunda figura do Estado, o que substitui esta primeira figura quando ele não está, e olhe que não são tão poucas vezes assim, embora tal não se note pois eu estou sempre em serviço, fazer greve? Que exemplo dá o Senhor a todos os restantes cidadãos?

Pois é Sr. Presidente: e os Magistrados? Sim, esses que, além de tudo o mais, até são “irresponsáveis”, chegam às horas que querem, prendem pessoas à noite e ainda metem horas extras? Manifestou-se V.Exª, a primeira figura na ordem de todas as outras, contra a sua, deles, greve? Opôs-se V. Exª? Abriu, quiçá, a boca?

Mas, supondo que eu aceito este seu Pré-Aviso de Greve, aviso-o desde já que não prescindo dos serviços mínimos (tem que haver mesa, já que o quórum ninguém controla…), isto é, os adjuntos não podem fazer essa uninominal greve (ai o malandro!). Mas, lamento Sr. Presidente, eles estão todos solidários e também vão fazer greve. Pois – e o Presidente franziu a testa -, mas que raio reivindicam vocês, afinal?

Um Subsídio de Risco mais Horas Extras!

Mas como um Subsídio de Risco e ainda mais Horas Extras?

Veja Sr. Presidente: o Senhor tem um verdadeiro séquito de seguranças à sua volta e, assim de repente, não vejo quem lhe queira fazer mal…Tem também um policia em cada porta…e nós? Aqui na Assembleia até os polícias, veja V.Exª os policias, já as escadarias subiram e não fosse a voz enérgica da Esteves que as mandou encerrar, sim as escadarias, não sei o que teria sido e mesmo nos tempos do tio-avô do de Carvalho, até os deputados lá fecharam, coitados, desamparados, sem telemóveis até, veja só. E, de vez em quando, até o pessoal das galerias temos que mandar desamparar…pessoal das galerias, um perigo permanente, não sabe?

O Presidente, a primeira figura pois o outro também o é embora seja da segunda, pôs-se a pensar. E ele até é daquelas pessoas que pensa pouco, mas no sentido em que pensa rápido, a ver se encontrava, também ele, um bom motivo para fazer uma grevezita. Para, sendo ele o primeiro na ordem dos tais órgãos, para não ficar atrás dos restantes e não ser visto como um fura-greves…pois se até aqueles que, fosse qual fosse cenário, nunca ninguém ousaria pensar que alguma vez fossem para uma greve, os Magistrados…nunca ninguém imaginaria, porque não, também ele, fazer um dia de greve?

Pensou, pensou, olhou para os livros, vieram-lhe “bibliotecas” de coisas à cabeça e…nada!

Mas teve então aquela ideia luminosa, ideia que enche a alma a qualquer mortal quanto mais a ele e, de imediato, ligou ao Camarada Secretário Geral! O Secretário Geral da CGTP, e disse-lhe ele ao telefone, o Presidente vai fazer um dia de greve! Que acha? Greve, Sr. Presidente? Mas porquê Sr. Presidente? Em solidariedade com todos aqueles que até queriam fazer greve, mas não podem…é que se o fizerem adeus emprego e eu acho isso uma coisa insuportável, sabia?

Do outro lado, do lado do Camarada Secretário Geral, nem mais um pio se ouviu! O Camarada Secretário Geral de certeza que desmaiou…

E estava o Sr. Presidente no seu dia de greve, descansadinho no seu sofá, tomando um chã e jogando no telemóvel ao Sudoku, quando recebe uma chamada do Sr. Primeiro Ministro, outro Órgão de Soberania, mas este classificado como terceiro!

Então Sr. Presidente, eu sei que hoje não é quinta-feira mas, por onde anda?

Por onde ando? Então o Sr. Primeiro Ministro não sabe? Pois é, o Senhor nunca sabe de nada! Estou no meu dia de folga, quero dizer, desculpe, de greve!

Eu sei Sr. Presidente e até ouvi dizer que em solidariedade com todos aqueles que não podem fazer greve, sei lá quem…os Chineses? Mas não acredito: será para “lixar” os Juízes?

Não Senhor Primeiro Ministro, nada disso! É que o Senhor Presidente da Assembleia, o segundo na ordem dos Órgãos de Soberania, vai fazer também greve para receberem, ele mais os seus adjuntos, Subsídio de Risco e mais Horas Extras!

Subsídio de Risco e mais Horas Extras? E nós no Governo? E nós que nem temos sábados nem domingos e, muitas vezes, nem dias nem noites? E nós que passamos o tempo, tal qual V. Exª, metidos em aviões, às vezes sem dormir até e a comer sandochas para não termos que tragar aquelas comidas dos aviões, e onde nem sequer um cigarrito se pode fumar para desentorpecer os músculos?

Nós, que nem uma “personal trainer” temos, nem uma massagista sequer, para não falar de uma paramédica ou fisioterapeuta até… Como não termos também um Subsídio de Risco?

Nós, que ouvimos de tudo e de todos, o que queremos e o que não queremos, e que somos culpados por tudo!? Da estrada que ruiu, da água que fugiu, da chuva que caiu e também da que não caiu, da barragem que secou e que depois transbordou, do barco que afundou, da ponte que caiu, da enxurrada que surgiu, da lama que emergiu, dos carros que afundaram, das árvores que tombaram e tudo estragaram à sua volta, do surto da gripe  e de tudo o mais… Nós também vamos para a Greve… Vamos todos para a Greve!!!

Mas ó Senhor Primeiro Ministro e aqueles estivadores de Setúbal, que tanto prejuízo estão a dar ao País, quando os põe V.Exª na linha e acaba com aquilo?

Mas Sr. Presidente, aquilo é só com V.Exª: eles só estão à espera do Sr. Presidente para tirarem uma selfie consigo!… Apareça por lá que acaba logo a greve…


 Nota: Todos os intervenientes são figuras fictícias e qualquer semelhança com a realidade não passa de pura coincidência…

Anúncios

Um pensamento sobre “AS GREVES dos O.S. (Órgãos de Soberania)!

  1. Aproveitando a brilhante e pronta disponibilidade da policia de choque ,porque não enviá-la a casa dos juízes e levarem-nos em braços ,não para os Tribunais , mas para Espanha de onde vieram os fura-greves para Setúbal?????

    Liked by 1 person

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.