A Escola de Quadros do CDS

(Carlos Esperança, 11/10/2018)

forte

A formação política dos quadros do CDS, a avaliar pelas notícias da comunicação social que, nos últimos tempos, o apadrinha, não se limita à formação universitária e a cursos intensivos nas madraças da sua juventude partidária. Também faz seminários.

“O futuro da Europa” vai ser o próximo tema, destinado à formação política dos jovens militantes e decorre em Peniche, de hoje a domingo, tendo como convidado especial Marques Mendes e vários ‘independentes’. O encerramento do curso ficará a cargo da Dr.ª Cristas.

É essencial que o CDS reflita sobre a Europa, pois o seu ceticismo já o levou à expulsão do Partido Popular Europeu (PPE), onde regressou com o apoio de Durão Barroso para poder integrar o Governo, quando o PPE ostracizava partidos nacionalistas, xenófobos, racistas e misóginos.

Peniche, pelo arrepio que causa o presídio onde foram torturados e longamente presos destacados antifascistas portugueses é um bom local de reflexão para o partido que não sentiu necessidade de existir durante a ditadura salazarista.

O Forte de Peniche, local sinistro da ditadura, há de interpelar os jovens militantes, que aspiram a uma carreira política, sobre a Europa que querem: a que sonharam Adenauer, Churchill, De Gasperi, Paul-Henri Spaak, Schuman, Jean Monnet e outros, ou a que pretendem Le Pen, Órban e Salvini. Identificam-se com o que pensavam os fundadores do CDS ou com o que pensam os conselheiros nacionais que declararam apoio a Órban?

Se os últimos são o modelo que os inspira, a próxima pós-graduação será no Tarrafal, cuja reabertura se deve ao seu ex-presidente cuja longevidade lhe conferiu o estatuto de senador.

É irónico ver jovens do CDS a caminho de Peniche, não para homenagearem as vítimas do fascismo, mas para aprenderem a moldar a Europa que querem. Da próxima vez não dispensam Sousa Lara, o impenitente censor de Saramago que interpretou a “falta de senso e de gosto” do governo de Cavaco que o agraciaria, quando foi PR, com o mais elevado grau da Ordem do Infante D. Henrique, indiferente às infamantes acusações de que o agraciado fora alvo no processo da universidade Moderna.

Sousa Lara é uma celebridade das sacristias e do Largo do Caldas, e a glória do partido que votou contra o SNS, o planeamento familiar, a Lei de Procriação Medicamente Assistida (PMA), a despenalização do abordo e a introdução da pílula do dia seguinte.

Os portugueses não sabem o que pensa o CDS da Europa, mas, pelo menos, gostariam de saber o que pensa de Portugal. Sabe-se que odeia a esquerda, qualquer esquerda, mas ignora-se a que direita pertence.

Apostila – Por ironia do destino, foi hoje a enterrar o cor. Gertrudes da Silva, o capitão de Abril que comandou a poderosa força que saiu de Viseu, juntou as companhias de Aveiro e Figueira da Foz e, a caminho de Lisboa, neutralizou a defesa do Forte de Peniche, onde deixou uma companhia a cercá-lo. O CDS não guardará um minuto de silêncio nem proporá na AR o voto de pesar que dedicou ao cónego Melo.

Anúncios

3 pensamentos sobre “A Escola de Quadros do CDS

  1. Forte Peniche poucos dias depois Um camião Berlit de coluna militar vinda de Coimbra, deposita ali, duas dezenas de agentes da DGS atarantados com o destino. Um forte abraço de um popular aspecto pescador, de brinde ao capitão da companhia de paras.

    Gostar

  2. Sou o chato que encontra sempre defeito nos textos… E este é comum, o de achar que o CDS não tem pensamento para a Europa, mas tem e é claro: apoiar a liga hanseática em tudo o que destruição do estado social para favorecer os contractos de serviços que lhes baixam os custos (do colégio, seguro, etc) ao fim do mês e os mantém empregados a acessorar os estudos imaginativos que os justificam.

    Gostar

    • O CDS, anda ocupadíssimo em Bruxelas com a Europa.
      Ontem no JN, o Deputado Excelentíssimo cónego Melo, debitava sobre Tancos, Tropa & Política.
      Ninguém pára estes palradores profissionais.
      A bem do Regime. Deles.

      Gostar

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.