MARLENE, uma Passionária RIOISTA!

(Joaquim Vassalo Abreu, 20/02/2018)

ELINA_RIO

Habituamo-nos ao longo destes largos quarenta e quatro anos de Democracia a reconhecer que não há “Circo” como o do PPD/PSD, não só em apresentações (já vai na trigésima sétima) como na qualidade circense dos seus artistas. Em Portugal, para além do “Soleil”, nenhum se lhe equipara.

E nenhum conseguiu durante todo esse tempo reunir tantos e tão díspares artistas. Desde os começos: Os Sá Carneiristas, os Balsemistas, os Marcelistas e também os Santanistas, que de tão longe já vêm. Ainda os Motistas, mais alguns que não se chegaram a estrear até se chegar à época dos Cavaquistas. Vieram depois os Nogueiristas, os Manuela Ferreiristas, os Marques Mendistas, os Barrosistas, os Jardinistas, os Menesistas, os Marcantonistas, os Relvistas, os Rangelistas e, finalmente, os Passistas. Passistas que englobam os Montenegristas, os Sarmentistas que já foram Barrosistas e que agora são Rioistas, aliados aos sempre eternos Santanistas….

O que têm todos eles em comum? O “istas” de trapezistas, de equilibristas, de contorcionistas, de malabaristas e de fazedores de listas, que passaram também a pertencerem ao ramo dos domadores, dos amestradores, dos comentadores e dos manobradores. E então sempre que eles ocorriam no Coliseu…o elenco vinha sempre completo e faziam toda a diferença.

Senão vejamos: os do PCP são o que sempre são, com números muito conservadores e contidos e sem parelhas de palhaços dignas de qualquer menção.

Dos do CDS, exceptuando aqueles célebres números do Monteiro versus Portas e aquele inesquecível do “tu sabes que eu sei que tu sabes que eu sei…” entre a Zezinha Nogueira Pinto e o Lobo Xavier, não forem os polémicos cartazes daquele puto, o coiso, o Adolfo, não vejo que Circo seja o deles!

Já os do BE são diferentes: são mais teatrais e eruditos, pelo que não são para qualquer um…Uma sensaboria, portanto.

Melhorzinhos são os do PS, mas muitos furos abaixo. Falta-lhes os “istas” pois, para além de não apresentarem nem trapezistas, nem contorcionistas, apenas conseguem apresentar alguns equilibristas e malabaristas, mas os mesmos de sempre mas incapazes de se alcandorarem a “istas” e refiro-me a uns quantos Seguristas já afastados e a uns outros quantos Assisistas em vias de afastamento. E “palhaço” só tiveram, e há muito tempo, um: o Tino de Rans!

Mas desta vez não foi no Coliseu, para um Circo que se preze a sala das salas, foi num palácio de Congressos para parecer um Congresso, e deu no que deu: um elenco curtíssimo, com baixas vultuosas, palhaços de piadas a merecerem pateada, mas uma grande novidade, uma Marlene que não Dietrich, que também usa o nome de Elina e também o de Fraga, a tentar inaugurar um Fraguismo. Só que, tentando um frentismo, terá balbuciado um “ainda acabo contigo”.

Só que, não tendo tentado saber da duplicidade do verbo “acabar”, meteu-se por ínvios e sarilhosos caminhos. Pois enquanto o “ainda acabo contigo” era para si um fim, um desiderato casamenteiro, foi entendido como uma ameaça e foi o bonito: pateada à antiga, à Menesista mesmo com aquela tirada dos sulistas, elitistas e coisas mais…

Do mulherame não se viu reação de maior, talvez ainda confusas com a ascensão e poder de síntese desta “feminista”, mas por parte de alguns “istas” foi do bom e do bonito.

Os Jardinistas, com o próprio Jardim no micro, ter-lhe-á dito de modo grosso e já grosso: “Vamos acabar com esta porcaria toda”! Já os Sarmentistas, pela voz do Sarmento hinself”, tentando perceber o que se passava pela cabeça do Rio ao convidar personagem com tanta misoginia com o sexo oposto, afirmou: “Rui Rio é a alternativa a este PREC”. Não tem sentido nenhum mas deve ter sido daquela “ai que biolência” por ela ensaiada…!

Já os “Passistas” , pela mão do Passos em pessoa, rosnaram e ensaiaram uma piada: “O PC e o BE rosnam mas não mordem…”! Mas a despedida Passista foi em glória e com frases de uma beleza estética e dialética jamais vista. Por exemplo: “Este Governo é uma Coreia do Norte com foguetes de São João”! Soam-me ao ouvido que não terá sido ele, mas outro Passista qualquer, mas vai dar ao mesmo. Mas disse: “Não é fácil bater-lhe (no Governo, claro) mas é preciso bater-lhe…”. E dizem também que, antes de sair, lançou avisos….! A quem? À Fraga?

Mas ainda a respeito da performance “Passista”, também ouvi que a ala Montenegrista, pela mão do próprio Montenegro, terá “levado faca bem afiada, e que a terá bem espetada e torcida”…..Na Fraga? E esta não chamou a Polícia? Diz que ficou amedrontada com tanta “biolência”…

E o Rio que, pelos vistos, ainda não conseguiu formar a corrente “Rioista”, que disse ele ao Circo? Que “o Governo governa mal mesmo quando parece que governa bem…”.

E o Santana? O Santana foi ver…

NOTA 1: Isto são notas de quem não tomou notas e só notou o Congresso por uns breves dez segundos, enquanto no “zapping” dele fugia e só não foi mais curto porque num deles apareceu-me de chofre a Clara Ferreira Alves e apanhei um susto que me ia imobilizando e aí também me apeteceu rosnar…

NOTA 2: Para onde vão os fugitivos do Circo? Vão todos para a TVI, menos o Passos que vai para as Universidades. Como o Montenegro, que lá vai fundar um “laboratório de ideias” para fazer render a ida!

Ide em pazzzz, diz o Rio!

Por fim e como prémio de leitura vai englobado neste um outro grátis: O CIRCO DO COLISEU


Fonte aqui

Anúncios

Um pensamento sobre “MARLENE, uma Passionária RIOISTA!

  1. muito contido com os piquenos mas olhe que piqueno não significa circo pobre e esfarrapado, a saber-se a maior fatia do bolo está nas mãos de 1% dos trapezistas, equilibristas, contorcionistas e malabaristas e outros artistas que por vezes não aparentam ser.

    Gostar

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.