A ignorância atrevida

(Daniel Oliveira in “Expresso Diário”, 13/02/2015)

         Daniel Oliveira

                        Daniel Oliveira

Tem-se ouvido, nos últimos tempos, que a Europa já está preparada para lidar com a saída da Grécia da zona euro. A ingenuidade pueril desta afirmação tem uma história. É a história da tomada do poder do Estado e mediático por analfabetos políticos. E, em especial, por analfabetos políticos com formação económica – que, em muitos casos, foi descarnada de todos os conhecimentos que a história e as ciências sociais nos oferecem. Parece que têm uns modelos e que acham que a política se resume a saber fazer contas. Uns, como Vítor Bento, compensam as asneiras passadas com o contorcionismo presente. Outros, mais limitados, insistem no erro.

É claro que a Europa não está preparada para a saída da Grécia do euro. Já não falo do efeito nos mercados. Já não falo da insuportável pressão sobre os restantes periféricos. Falo de uma coisa muito mais simples: nunca ninguém saiu de uma moeda como o euro porque nunca existiu uma moeda como o euro. Estamos no domínio do desconhecido. Quer do ponto de vista financeiro e económico, quer do ponto de vista político e institucional. Quando ninguém sabe sequer ao certo como se faz uma coisa como raio se pode dizer que está preparado para a fazer?

A VER SE METEMOS UMA COISA NA CABEÇA: SE HÁ COISA QUE ESTA CRISE MOSTROU É QUE A EUROPA NÃO ESTÁ PREPARADA PARA QUASE NADA

Compreendo o objetivo de retirar à Grécia, junto da opinião pública europeia, um dos seus poucos trunfos negociais. Mas há limites para a fanfarronice. Se há coisa que hoje é consensual na Europa é que esta tragédia, resultado da crise financeira internacional, poderia ter sido estancada se a intervenção junto das primeiras vitimas europeias, entre elas a Grécia, tivesse sido imediata e decidida. Porque a Grécia era um elemento central na vida económica e financeira da Europa? Não. Porque era a primeira fissura que rapidamente se transformaria num rombo no navio.

Se alguém se imagina capaz de prever os efeitos políticos (fico por estes) de uma saída grega apenas quer dizer que há, depois de tantas asneiras, quem ainda não se tenha apercebido da fragilidade do edifício europeu e do nosso grau de impreparação e de ignorância perante tantas variáveis.

Está a Europa preparada para improvisar uma saída do euro e, quem sabe, da União, sem soluções escritas nos tratados? Está a Europa preparada para romper o tabu da integridade da zona euro e ver outros povos, mais ricos e poderosos, a ponderar a saída de forma mais consistente? Está a Europa preparada para lidar com os efeitos políticos deste confronto e com o crescimento, a norte e a sul, dos nacionalismos? Está a Europa preparada para ver um membro seu, numa região estratégica e sensível, passar para os braços da Rússia? Como é possível alguém achar que tem resposta positiva para estas perguntas?

Claro que os supostos tecnocratas, habituados a acreditar na autossuficiência da sua especialidade de conhecimento, não pensam em política quando falam de política. Não é porque não queiram, é porque não sabem. A ver se metemos uma coisa na cabeça: se há coisa que esta crise mostrou é que a Europa não está preparada para quase nada. Olhe-se para a forma como Estados Unidos recuperam e como a Europa patina. Se, ao fim de seis anos, ainda não sabe como lidar com esta crise imagine-se como lidaria com o início do seu desmoronamento institucional. Mas há quem o queira experimentar.

4 pensamentos sobre “A ignorância atrevida

  1. Estará a Europa preparada para ver um membro seu passar para os braços da Rússia? Pergunta,atónito,o sr. Oliveira. A Rússia já não é Europa? Ninguém lê mais Eduardo Lourenço? A Europa já não vai do Atlântico aos Urais e do Mediterrâneo ao Mar de Barentz,como se lia no livro de Geografia, da 4ª classe, do dr. Salazar? O neo-liberalismo faz tanto mal à saúde?

    Gostar

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s