O golpe que não chegou a ser e como vai a política cá no quintal

(Por oxisdaquestão in blog oxisdaquestao, 30/04/2024, revisão da Estátua)

Gosta da Estátua de Sal? Click aqui

Depois de tramarem António Costa, parecia que o próximo seria Sanchez, o líder do PSOE de espanha. Chegou a ser anunciada a sua possível demissão decorrente da tramóia que lhe armaram a partir de actividades pouco lisas da esposa. Acontecia isto numa altura em que o socialista se apresentava como defensor da Palestina e do reconhecimento pela Onu de um seu estado independente!

Nota: quando em França a Assembleia Nacional teve iguais propósitos aconteceram os atentados de paris, o mais falado de todos contra o do Charlie Hebdo que gerou comoção e deu aso a uma manif de chefes políticos com Merkel à cabeça e Natanyahu no meio deles com a sua cara de assassino a querer dizer: “Atenção, é isto que acontece aos que se atrevem a ir contra os interesses sionistas de israel …”

Sanchez resolveu o seu caso marital com o dramatismo de uma telenovela de 5 dias de ausência para pensar a sua atitude. Nesses 5 dias ele pôde desenvencilhar-se do assunto e ter 2 pesquisas de opinião, uma pró-PSOE e outra direitista do Vox+PP, com resultados simétricos e a mostrar que o país tanto se alegraria com ou sem ele no Governo. Sanchez é ainda necessário à estabilidade CEE-UE porque garante a pacatez dos que são dia-a-dia esmifrados pelos preços em subida, o desemprego, a dificuldade de pagar a renda, o desalento de viver na podridão do capitalismo Ibérico, feito para ricos e para cada vez menos espanhóis. Sanchez, ao mesmo tempo que suporta o nazismo de Kiev com milhões de milhões, vende armas a Israel e chora pelos palestinos as suas lágrimas de crocodilo. Um perfeito artista da corda bamba sob os olhares da Mossad!

Os donos de Espanha decidiram manter Sanchez no poder como sendo ainda a melhor pedra do seu jogo de alinhamento ao imperialismo e à NATO. E o homem ficou, terminada a telenovela dos 5 dias e encerrado o caso da esposa vivandeira e comerciante de influências e mercadorias. Um lawfare mediático que deu em nada! Em Espanha não há lítio nem um porto como Sines, as razões do GOLPE dado ao nosso anterior 1º ministro pela PGR e pela Presidência da República. Sanchez, tal como Costa, estão apontados à Europa; veremos para onde e para quê…

O estilo de Montenegro a governar vai ser o do publicitário e propagandista, e conta com as tv’s para isso. É que a realidade não se compadece com ilusões e, à 5ª mentira, passará a ser visto como um aldrabão mais, que não manda nada de fundamental no país, e só vai gerir niquices à PPD-AD. A sua campanha eleitoral está, agora se vê, cheia de coisa nenhuma e que o digam os professores, que nem a recompensa de atacarem o governo do PS, receberam já! A treta do IRS é o que se vai sabendo:

Bons tempos para os PPD’s nos quais para o governo mostrar serviço à troika punha Gaspar a vangloriar-se do imenso aumento dos impostos que tinha decretado! E Coelho justificava o roubo de rendimentos pela futura limpeza da saída do torniquete do BCE que se viu, depois, ser suja e emporcalhada com milhões acrescidos à dívida e entregues aos bancos que na especulação se tinham abeirado da falência!

Montenegro vai sobrevoar todas as encrencas que o capitalismo de colónia lhe apresentar. Como vendedor da banha da cobra estará atrás das cortinas da publicidade e da propaganda que um gabinete de relações públicas à gringa vai processar e difundir em seu favor.

Entramos numa nova fase da política nacional: a do embuste como sistema.

Um dia em Paris quiseram que Eça de Queiroz subisse em balão. Recusou. ” Eu não sou político, meus amigos!” E depois de um silêncio, esclareceu: ” Só os políticos é que conhecem a complicada arte de se equilibrarem nos ares !”

Um pensamento sobre “O golpe que não chegou a ser e como vai a política cá no quintal

  1. O problema, é que os donos do mundo já nem aceitam artistas da corda bamba. Só aceitam artistas que fazem o frete todo. O verdadeiro artista e um patife como Zelensky que esta pronto a destruir o seu pais e sacrificar o seu povo até à morte pelos interesses da pilhagem ocidental.
    So um artistas destes, ou um artista como Passos que prometeu e cumpriu, sacrificar nos mais que o mandado pela troika interessam.
    Por isso Espanha seria a próxima a cair. Já sabendo que, ao contrário de Costa, Sanchez se estaria olímpicamente cagando para quaisquer delírios do Ministério Público visando o, trataram de atacar a mulher.
    Espanha assistiu ainda a algumas manifestações em que os manifestantes pediam ao primeiro ministro que não se demitisse porque não podia acontecer em Espanha o que tinha acontecido em Portugal.
    Se por cá temos o Chega, por lá teem o Vox que cresce entre os saudosistas de um tempo de torturas e fuzilamentos que não viveram.
    Não tenho simpatia nenhuma pelo Sanchez, pelo seu jeito de camaleão e pelo seu apoia a selvajeria policial na Catalunha que arrancou olhos a manifestantes com balas de borracha.
    Mas tenho de reconhecer que o homem teve a coragem e o sangue frio que faltaram a Costa.
    E ainda bem que teve. Porque país nenhum merece passar pelo que aconteceu no Brasil e pelo que aconteceu aqui.
    Porque se esta gente perceber que basta levantar um caso legal para derrubar um Governo que não lhes agrade e o fim da democracia. Nem os cães estão seguros.
    Por isso um Bravo a Sanchez por muito camaleão e crocodilo que seja. O lawfare no passará.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.