Quando o lixo é usado como informação

(Por oxisdaquestao, in Blog Oxisdaquestao, 23/04/2023)

A guerra do Iraque, decidida a partir de um frasquito com farinha abanado por um general norte-americano, é o início do LIXO usado como informação. Se a manipulação dos leitores dos jornais ( e revistas ) já era uma prática sistemática, a partir de então a propaganda a comandar o LIXO como “notícia” passou a ser usual. Foi a CNN de então que se decidiu a assumir a mentira como informação, passou a fabricá-la e a vendê-la. O seu proprietário de então se era milionário passou a sê-lo mil vezes mais. E isto conta!

Com a aquisição dos MCS por grandes fundos financeiros que dominam os partidos e o complexo militar-industrial norte-americano, a informação deixou de existir e transformou-se em pura PROPAGANDA. Os dois grandes jornais americanos de referência são hoje meros porta-vozes do partido de Biden (qualquer que ele seja e já foi Clinton, WC Bush ou Obama ) e da CIA. Trabalham para o governo. A partir do seu conteúdo as notícias politicamente interessantes são replicadas em cascata até chegarem aos jornais locais de tiragens para assinantes e amigos. Impera na INFORMAÇÂO um sistema medieval e inquisitorial que apanha todos os fazedores de textos por cópia, tradução ou baralhação a dar o mesmo, os uniformiza e controla .

Verdadeiras campanhas “por assunto” são postas a circular nos noticiários das TV’s e jornais, nos programas de comentamerdosos, por norma também medrosos e castrados, cheios de opiniões fabricadas e replicadas como discursos de papagaios mirando as benesses conquistadas, as que podem vir e o currículo que prepara futuras contratações. Então o éter enche-se de banalidades, ignorâncias e ideias sem sentido transmitidas com ar sério e compenetrado. Depois diz-se o já dito, esquece-se a realidade, usam-se meias verdades e factos insólitos, aparvalhados, e sempre em frente, viola-se a realidade e estupra-se a verdade.

Como estamos num negócio e as produtoras de informação são empresas capitalistas o que elas fazem tem a ver com a sua rentabilidade financeira, os seus fluxos de caixa, os dividendos a distribuir; afinal os seus próprios interesses aos quais tudo se subjuga. E se tudo produzem para venda há que escolher o que mais e melhor se vende, aquilo que a clientela quer ler, ver e ouvir. Segmenta-se a clientela e produz-se tanto para ignorantes emotivos que deliram e fervem em pouca água como para papa-mentiras armados em intelectuais de aspecto circunspecto e canónico!

A posição do presidente brasileiro diverge da propaganda da NATO sobre a guerra que ela move contra a Rússia na Ucrânia; o próprio chefe da máfia agressiva declara sem rodeios que a NATO visa debilitar aquele país e, se possível, forçar nele uma mudança de regime, a sua divisão em 5 republiquetas e a passagem grátis das imensas riquezas russas para as empresas ocidentais e da NATO. Como estão a fazer já na Ucrânia.

Ora por cá a tese da NATO é aceite e subsidiada: não existiu golpe de estado financiado pelos EUA, o governo de Kiev não é comandado por nazis, os acordos de Minsk se calhar nem existiram (foram equívocos que Merkel e Hollande não souberam interpretar), não passaram 8 anos de guerra civil, não estava preparada uma invasão que levasse a um genocídio da população do Donbass. Nada disso, se diz nas reuniões de Stoltenberg e dos generais ianquis.

Lula não é, ainda, um rafeiro como o Cravinho e o Costa. Tem a sua visão que deixa a rapaziada do público desasada, ela que tem a missão de difundir a posição que os generais dos EUA impõem à NATO e aos governos das colónias que a conformam!

Então o jornalixo recorre a um discurso habilidoso que cada vez mais é prisioneiro e vive de divulgar as posições de um partido político estrangeiro caído em mãos de loucos que vêem na guerra a solução dos problemas que enfrentam no beco sem saída de um capitalismo fantasioso e de casino em que se meteram. Agora é a Ucrânia mas já preparam a guerra em Taiwan com a urgência do destronado. No público não há, não pode haver, jornalistas sérios: uns mentem por puro gozo traquinas, outros por defeito de personalidade e ganância, alguns por necessidade emersos num sentimento de vergonha e covardia.

Mas sempre praticando o JORNALIXO com um general abanando um frasquito cheio de pó diante de cada um.

Colin Powell segurando um frasco de antraz e dando uma apresentação para o Conselho de Segurança das Nações Unidas para provar que o Iraque tinha armas químicas (falso!) e assim justificar a invasão.

Gosta da Estátua de Sal? Click aqui.

6 pensamentos sobre “Quando o lixo é usado como informação

  1. A única novidade é ser vendida 24h por dia, que já tinha avido concertação sobre as centrifugadores de bebés (as ameaças às crianças são muito úteis para a propaganda), o perigo vietnamita, o perigo vermelho, o perigo amarelo, o perigo preto, o perigo indiano, o perigo espanhol, e isso só em pouco mais de um século num único país do bem.
    Mas quanto aos objectivos, para quem quer que desistam e/ou se revoltem, se calhar escalar a ameça que a vingança, que justiça é outra coisa, é a completa destruição do país é capaz de ser assim um bocadinho para o contraproducente. Ou para que não se sintam rodeados por quem os rodeia. Só se calhar.

    • Esse Borrel não-eleito está a fazer o que o dono lhe mandou. Os EUA querem guerra em Taiwan, e querem que a sua colónia ditadorial chamada UE seja quem paga as contas.

      Gostava era de saber em que sítio dos Tratados Europeus NUNCA referendados é que está que o objectivo da “pacífica” e “democrata liberal” União Europeia é roubar os contribuintes para comprar barcos de guerra e enviá-los para águas territoriais Chinesas…

      Meus queridos Wagner PMC, não há por aí uma bomba perdida que possa ir parar a Bruxelas quando aquilo estiver cheio? De preferência num dia em que os pró-paz estejam do lado de fora numa manifestação contra a guerra da NATO, de forma a que o tal míssil perdido apanhe só os tresloucados belicistas USAtlantistas lá dentro.
      Não se perdia absolutamente nada!

      Não peço desculpa. Era mesmo isto que eu adoraria que acontecesse um dia destes. Em Bruxelas e em Washington. Porque é que haveria de pedir desculpa por pensar assim? Aqueles que tentaram matar Hitler, considerados traidores pela lei e ordem do seu regime, também não teriam nada que pedir desculpa se tivessem sobrevivido ao fuzilamento. São aliás os únicos Alemães dessa época que merecem um pingo de respeito. Paz à sua alma.

      Também merecem uma estátua aqueles que espetaram um balázio no último rei de Portugal. Aqueles franceses que pegaram numa guilhotina e cortaram o pescoço à monarquia Francesa. Aqueles Italianos que penduraram Mussolini e companhia numa corda. E se há alguma coisa a criticar aos que fizeram o 25-Abril, é o o facto de terem deixado os fascistas todos vivos. O resultado está à vista…

      Da mesma forma, não estou para ouvir condenações politicamente correcta contra a Rússia. Até porque fazer a paz não depende da Rússia. Se a Rússia parar, a guerra de agressão Nazi com vista ao genocídio no Donbass e Crimeia, só parará com o último suspiro do último civil anti-nazi. Assim sendo, enquanto a estupidez ocidental UkraNaziNATO não parar, eu celebro todas as balas e rockets Russos que acertam nos cornos dos Nazis.

      É lidar.

      PS: foram presos em França dois franceses Nazis que regressavam da Ucrânia com armas letais após uma aventura paramilitar na Legião Estrangeira. É só o começo. Esta ainda é a fase do “corajoso Saudita (Bin Laden) que lidera os guerreiros Mujahidin”. O Afeganistão infestado de Talibãs, que neste caso é a Europa infestada de Nazis e com ataques terroristas de Extrema-Direita (na melhor das hipóteses) e regimes assassinos de Extrema-Direita (na pior das hipóteses), é já a seguir.

      Slava mas é Ukralho que pariu o clube de fãs do ditador Zelensky e da genocida NATO!

  2. O descaro não conhece limites!
    Se repetidas eleições livres não saneiam o que quer que haja de influências espúrias – reais ou imaginadas, de um ou mais actores – quando dar por determinada a vontade popular?
    A resposta para os sectários de ditaduras será sempre, NUNCA.

  3. A cobardia não conhece limites!
    Só cobardes, dando a volta pelo Iraque e Minsk, sem falar na Crimeia e na ocupação do Donbass, evitam defender o essencial das teses russas:
    – Onde se fale russo é Rússia.
    – É direito da Rússia ter as fronteiras protegidas por estados que efectivamente domine.

    • Queres paz? É simples: pára de dar armas a Nazis que as usam para bombardear civis no Dombass e ameaçar invadir a Crimeia.

      Queres Direito Internacional e Integridade Territorial? É simples: pára de fazer golpes Maidana, de invadir Cuba, de invadir Síria, de invadir Sérvia, de invadir Palestina, e de tentar invadir a Transnístria.

      Queres Democracia e Progresso? É simples: acaba com a ditadura €Uropeia, com a genocida NATO, com a censura a canais Russos, com a propaganda FakeNews do regime, e com as sanções ilegais.

      É tão simples, mas tu e os da tua laia recusam tudo. Vocês só querem ditadura, mentira, e guerra. E em nome dos vossos objetivos lunáticos, até com terroristas islâmicos e Nazis vocês colaboram.

      Interna-te!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.