Não me insultem: não digam que eu sou exemplar!

(Amadeu Homem, 26/04/2021)

Amadeu Homem

Agora, que toda a gente tanto fala em corrupção, agora que tanta gente declara “eles são corruptos, ou simplesmente venais, ou moderadamente incorretos, MAS EU NÃO, EU SOU EXEMPLAR!”, este Vosso amigo vem dizer que nunca foi exemplar e que, muito provavelmente, nunca o irá ser.

Passo a explicar. Eu considero que não sou mau tipo e que não sou mau cidadão. Mas levaria a mal que me considerassem exemplar! Saibam todos os que frequentam esta página que eu – que não sou má criatura – não me considero e talvez nem me queira exemplar.

Foram inúmeras as situações em que roubei o Estado! Inúmeras! Desde a daquela vez em que arranjei um pintor que me pintasse a casa “mas sem recibo”, até àquela outra em que disse ao mecânico que lhe pagava uma retificação de motor do meu velho “jeep”, pelo preço que ele me adiantou, mas só se as coisas fossem feitas “por fora”!

E as vezes em que eu já vendi livros meus a amigos sem passar recibo? E uns selos em duplicado e umas especialidades filatélicas que eu vendi no OLX sem os declarar ao fisco? Ainda foram umas centenas de euros!

Isto, só que me lembre! É provável que haja um milheiro de situações em que eu estive muito longe de ser exemplar! A chatice toda está em que eu não tenho apetite em me portar bem, em certos domínios. E isto, porquê? Porque o equilíbrio saudável do mundo é aquele que se alcança no reconhecimento da imperfeição ética da espécie.

Aqui para nós: de quem eu tenho mais receio (juro, sob palavra de honra!) é daqueles que declaram que eles foram sempre transparentes, lisos, corretos, incapazes de uma safadeza! Desses, eu tenho um receio que se aproxima do pânico!

Cheiram-me a “Venturas”, que deve ser o mais acabado dos filhos da puta!


Gosta da Estátua de Sal? Click aqui.

2 pensamentos sobre “Não me insultem: não digam que eu sou exemplar!

  1. Fantástica prosa! Fantástica crítica ás realidades mais mundanas do senso comum! E são atinentes a qualquer mortal! Venha o primeiro e lhe atire uma pedra, por maior que seja a sua virgindade!!! Como se encaixa tão bem a máxima “bem prega Frei Tomás…” Parabéns ao autor!

  2. Então se calhar é por isso mesmo, por não sermos perfeitos, que a corrupção é generalizada e por isso mesmo precisamos combatê-la para a sociedade funcionar.

    Esta plétora de textos idiotas a apresentar corruptos como se fossem mátires da liberdade é desnecessária.

    Ó estátua, podes estar descansado que mesmo com leis mais duras os teus heróis nunca vão desaparecer completamente e vão continuar a roubar o povo.

    A questão é que o vosso amor pela corrupção pode chegar a um ponto de tornar a sociedade inviável.

    A crise de 2007-2011 foi essencialmente uma crise de corrupção, desde Wallstreet até ás nossas PPP.

    Se a cara estátua sustentasse os seus amados corruptos do seu bolso não haveria problema, ja querer que eu sustente os luxos do Sócrates e do Salgado faz de si cumplice do crime.

    PS

    O toque de estupidez final deste texto, de remeter a indignação geral da sociedade com a corrupção para a área do Ventura enquanto identifica os “bem pensantes” politicamente corretos com a defesa da corrupção leva a imbecilidade a níveis monstruosos.

    Já muitas vezes disse isto aqui. Vocês estão a fazer de propósito, com algum jogo politico idiota, para que o Ventura suba ?

    É que é dificil acreditat em tal montanha de estupidez. Tem de haver uma jogada qualquer.

    É que a esquerda já lá pôs o Passos, agora parece que quer pôr o Ventura.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.