(Por Brás Cubas, in Página Um, 28/11/2024)

Gosta da Estátua de Sal? Click aqui

Dir-se-ia que, não fosse a Marinha Portuguesa, liderada pelo intrépido Gouveia e Melo, e Portugal estaria na iminência de ser invadido pela Frota do Norte, ali em Severomorsk. Só não desembarcaram no Mindelo, os russos, porque houve “uma resposta”, afiançou Gouveia e Melo aos jornalistas: “segui-los, controlá-los, mantê-los sob pressão constante, com a nossa presença também constante”. Estou a imaginar se ousassem, os russos: teriam o triste fim de Alcibíades na expedição siciliana no século quinto antes de Cristo. Eis-vos assim com “a soberania nacional defendida”. Que frase”! Bem digna de se inscrever no mármore do Torre de Belém, ao lado do “Aqui nasceu Portugal”.
Ler artigo completo aqui.
Vamos e levar com um ganda maluco mais variado que um xalavar de caranguejos. Depois de tantos atestados em psiquiatra passados ao Putin vamos nos levar com um ganda passado dos cornos. Cá se fazem cá se pagam.
🙂
Valha me o santo protector dos cachalotes. Afinal o caso do almirante peixe agulha e um caso clínico.
Se acredita mesmo que os seus heróicos chacos meio podres impediram uma grande invasão russa pelo Sul o homem precisa urgentemente de ajuda psiquiatrica profissional.
Mas afinal quantos homens poderiam estar escondidos dentro de duas fragatas?
Tudo bem que com aqueles diabólicos ogres nunca se sabe. Podem ter arranjado maneira de reduzir a uma dimensão liliputiana homens, aviões e tanques que depois de desembarcarem voltariam ao tamanho original e tomariam a Europa em meia dúzia de dias.
Se alguém acreditar que só não tem russos a marchar na sua rua graças a pressão dos marinheiros comandados pelo heróico almirante também esta a precisar de ajuda profissional.
Mas palpita me que muita gente acredita mesmo.
A perspectiva de ter alguém clinicamente louco, nomeadamente megalómano e mitomano causa me arrepios mas vamos mesmo levar com isso.
E para não podermos gozar com a cara dos norte americanos por terem voltado a eleger aquela baleia encalhada pouco certa em contas de cabeça.
Depois das eleições vamos ter norte americanos expatriados por causa da baleia encalhada a dizer “nanhanhanhanhanha”.
O Almirante Tamboril e os surtos narcisistas e belicistas, quer fazer soar os tambores de guerra e pôr tudo a remar a toque de caixa para o mesmo lado, como nas galeras. A-poiem os esforços militaristas, seus pacifistas de trazer por casa que não sabem o que é navegar em mar alto, mesmo que seja debaixo dele!