(Por oxisdaquestao in Blog oxisdaquestao, 08/09/2022)

Quem está a seguir as peripécias que ocorrem na ucrânia nazi ainda não se esqueceu do caso dos cereais. Foi assim: de um momento para o outro formou-se um alarido monumental e intenso sobre o facto…
Continuar a ler aqui: pinóquio e os cereais ucranianos; o negócio e a propaganda nazi – oxisdaquestaoblog
“ Hoje sabemos o que aconteceu ao comércio que foi possível com o acordo celebrado. Saíram 78 navios carregados de cereais dos portos nazis. 76 foram descarregados em países europeus; 2 foram para países pobres, o djibuti e o yemen !!!”
Poderia elucidar-me sobre as fontes onde bebeu esta informação?
Não encontrei muita informação sobre isto, excepto esta:
https://edition.cnn.com/2022/09/07/europe/russia-ukraine-grain-ports-intl/index.html
E outras do mesmo género dos merdia ocidentais, mas para poder apresentar os seus números a amigos doutrinados precisaria de ter a certeza de que não me estou a “espalhar”…
Foi o próprio Presidente Putin a afirmá-lo na Conferência Económica de Vladivostok. Os jornais de toda a Europa trouxeram a notícia, aqui na RR/Sapo ( https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2022/09/07/putin-quer-impedir-exportacao-de-cereais-ucranianos-para-a-europa/298771/ ), naturalmente com as habituais frases e palavras embrulhadas e manipuladas. Já o cabeçalho da notícia é altamente manipulatório. Dos colonialistas europeus que abarbataram os cereais para negociar com eles não se espere que venham alardear o seu negócio. O Presidente da Rússia é absolutamente credível até pelos altos representantes de outros países que estavam no auditório da Conferência.
Ninguém falou em 78 mas sim em 87. Foram 2 em 87. E não 2 em 78.
oXdaQuestão costuma ter problemas com os números…
Enfim, errar é humano, e ninguém é obrigado a gostar de números e matemática.
O pior mesmo, é quando a imprensa de m*rda decide chamar a essas declarações de Putin como “uma falsidade”, usango para isso esta artimanha:
– enquanto Putin falou em específico de navios com cereais, a CNN e o The Guardian falaram de “grains and other foodstuffs” para chegar ao valor de 30% em vez de 2 em 87 (2.3%), sendo que «other foodstuffs» contém coisas como fertilizantes, que obviamente não são cereais;
– enquanto Putin falou de “países mais pobres” fora da Europa, a CNN e The Guardian falaram de países «low- or lower-middle-income», o que inclui 10% dessa iniciativa para o Egypt, 5% Irão, 4% Índia, 3% Sudão, 2% Iémen, 2% Quénia, 1% Somália, 1% Djibouti, menos de 1% Líbano.
Se virmos que de países mais pobres em vez de lhe adicionarmos os «lower-middle-income» (se é middle income, ou rendimento médio, obviamente não são os mais pobres, duh!), e se daí tirarmos «other foodstuffs» que inclui fertilizantes (ou seja, não é para matar a fome agora, que foi aquilo de que Putin falou), então a percentagem anunciada por Putin é capaz de estar certa.
E no entanto, a imprensa de m*rda lá arranjou maneira de, em textos longos e cheios de factos. #ComAVerdadeMeEnganas
E depois há sempre a omissão, que manipula tanto ou mais que a mentira descarada:
Putin «acusou os países ocidentais de se recusarem a tomar medidas para “levantar sanções logísticas que obstruem o livre acesso aos cereais e aos fertilizantes (russos) no mercado mundial”».
Neste caso cito a RRenascença, mas vários deixaram esta informação de fora. E reparem que mesmo a RR não resistiu a dar a informação, mas sempre com carradas de formatação, descontextualização, e com aquelas palavras que nos dão uma percepção contrária à realidade.
Não diz o que é factual: as sanções ILEGAIS do Ocidente prejudicam o livre acesso aos cereais Russos para os países pobres que os compravam.
Diz que: *é o Putin que acusa*, as sanções são só “logísticas”, e o mercado é “mundial”.
Já se fosse azul ciano e amarelo, o Zelensky só “diz” em vez de “acusar”, e o mercado “mundial” era só os países em África a passar fome.
Temos de prestar atenção a isto tudo, a cada uma das palavras, que foram meticulosamente escolhidas por quem escreve a narrativa. Obviamente não são os “jornalistas” ocidentais. São os little men in black na CIA e no Pentágono. Os outros, que queiram manter o emprego em vez dos princípios, limitam-se a repetir, com mais um floreado aqui, ou menos uma vírgula ali, só para não ser 100% copy & paste.
Faz lembrar o que Noam Chomsky disse sobre a repetição ad nauseam do “agressão não-provocada e injustificada”. Se é uma questão de adjectivação, e o repetem tanta vez, e todos os MediaMainStream no Ocidente o fazem, então é porque é mentira. Obviamente não é uma agressão mas sim uma defesa. Obviamente foi provocada e, pelo menos para mim, é 100% justificada.
Contas certas e os pontos nos is, Carlos Marques. Nem mais.
A “arte” com que as máfias merdiáticas compõem a música que nos embala e faz adormecer, o empenhado spinning com que nos empurram para os redis onde nos querem arrumados e bem-comportados (e de preferência mentalmente capados), ficam bem claros na magnífica e subtil filigrana deste pequeno naco de prosa, tirado da “notícia” da CNN acima linkada:
“Eritrea sourced 47% of its wheat imports from Ukraine and the remaining 53% from Russia.”
Topais a miraculosa engenharia, gentes? A Eritreia importa 47% do trigo que consome da Ucrânia. “O resto” (“the remaining”) vai buscá-lo… à Rússia! Que importa que “o resto” seja 53%, ou seja, mais do que os 47% que importa da Ucrânia? O que entra na cabeça dos borregos em que nos querem transformar é que da Rússia vai apenas “o resto”. Enfim, subtilezas de elefante.
Para que fique (mais uma vez) claro, a Rússia é o maior exportador mundial de trigo, com uma média de duas a três vezes o volume de exportações da Ucrânia. E o que Lavrov e Putin têm lembrado nos últimos dias é que o acordo para desbloqueio da exportação de cereais ucranianos previa igualmente o desbloqueio da exportação de cereais e fertilizantes russos, como na altura frisou António Guterres. Tal como para o trigo, a Rússia é igualmente o maior exportador mundial de fertilizantes, sem os quais os cereais não “engordam”, como é sabido. Se a preocupação é “a fome no mundo”, como compreender o bloqueio aos cereais russos, cujo contributo para matar essa fome é em média duas a três vezes superior ao da Ucrânia? Não dá para compreender porque o nome do jogo não é “compreender, mas sim “aldrabar”.
Para quem não gosta que lhe comam as papas na cabeça e lhe apetece fazer um pouco de exercício, dando umas voltas fora do redil, repito os links que há tempos aqui deixei sobre o peso relativo das exportações de trigo, milho e cevada de Ucrânia, Rússia e Estados Unidos:
________________________________
https://www.indexmundi.com/agriculture/?country=ua&commodity=wheat&graph=exports (Ukraine wheat exports 1987-2022)
https://www.indexmundi.com/agriculture/?country=ru&commodity=wheat&graph=exports (Russian Federation wheat exports 1987-2022)
https://www.indexmundi.com/agriculture/?country=us&commodity=wheat&graph=exports (United States wheat exports 1960-2022)
________________________________
https://www.indexmundi.com/agriculture/?country=ua&commodity=corn&graph=exports (Ukraine corn exports 1987-2022)
https://www.indexmundi.com/agriculture/?country=ru&commodity=corn&graph=exports (Russian Federation corn exports 1987-2022)
https://www.indexmundi.com/agriculture/?country=us&commodity=corn&graph=exports (United States corn exports 1960-2022)
________________________________
https://www.indexmundi.com/agriculture/?country=ua&commodity=barley&graph=exports (Ukraine barley exports 1987-2022)
https://www.indexmundi.com/agriculture/?country=ru&commodity=barley&graph=ty-exports (Russian Federation barley exports 1987-2022)
https://www.indexmundi.com/agriculture/?country=us&commodity=barley&graph=production (United States barley “PRODUCTION” 1960-2022)
________________________________
Muito bem. Obrigado pelos esclarecimentos.
Ainda a propósito dos cereais da Ucrânia “para matar a fome no mundo” (os cereais russos devem ter gorgulho… putinista), aqui vai uma intervenção de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, na Deutsche Welle Brasil:
https://youtu.be/Xi0X44miYFA
Abençoados os que mijam fora do penico!
Ainda não há vacina para a pandemia de estupidez, tudo indica que nunca haverá e a descodificação do genoma aponta para uma alarmante virulência e uma altíssima taxa de mortalidade. Oremos.
https://youtu.be/CYdvGiZnpVs
Adorei a carta aberta do Roger Watts cujo cosenhornteúdo é correcto e respeitável. Já deste senhor vou deixar de ler tanto.ódio acumulado…
* Ustedes recuerdan cómo vendían la idea que Rusia era la responsable del hambre del mundo al no dejar salir el grano ucraniano?, pues nada, comenzó a salir, solo el 3% fue a parar a los países pobres, el 97% restante, a sus países «socios» europeos, pero no es todo, le han hecho la vida imposible a Rusia para exportar al África y los países pobres.
Para que ustedes vean el cinismo de esta gente, pero se han dado con una bala en el pie, puesto que también han impedido la exportación de fertilizantes, Rusia es el primer exportador mundial el mismo, sin fertilizantes, no habrá siembre, y sin siembra, no habrá cosecha, salvo que Rusia tendrá guardado el grano de este cosecha y obviamente sembrará, y más, para la próxima cosecha, y a precios por las nubes.
Sigo insistiendo, los europeos son unos «genios» *
(pesquisa google)