Requiem para Rio

(Clara Ferreira Alves, in Expresso, 20/11/2020)

Clara Ferreira Alves

“A política é um capítulo da moral e por isso estamos aqui”
Sophia de Mello Breyner

(Sessão de apoio ao Solidariedade da Polónia, promovida por Mário Soares nos anos 80)


Apontando a “urubuzada de prato cheio”, Jair Bolsonaro atesta que é tempo de o Brasil deixar de ser um “país de maricas” e de ter medo da covid. “Toda a gente tem de morrer” diz o másculo profeta que compara os jornalistas a um bando de abutres ou urubus. Quase 170 mil mortos mais tarde, aqui chegámos no país irmão.

Gosta da Estátua de Sal? Click aqui.

Pode ser que haja um cidadão a achar graça a Bolsonaro, gabando-lhe o estilo solto e incorreto que cai muito bem nas redes e nas seitas. Pode ser que haja um cidadão que veja neste chefe de caserna um labrego moralmente responsável por milhares de mortos no país. E não vamos falar da destruição das florestas da chuva da Amazónia.

Nenhuma das duas definições apaga a principal característica de Bolsonaro, a ignorância aureolada de estupidez. Sim, Bolsonaro é um estúpido, ou boçal, ou bestial (de besta), ou entupido, ou grosseiro, ou falho de inteligência e delicadeza, segundo a velha definição do dicionário. Bolsonaro é idiota, imbecil, estólido, estulto. É um asno na definição popular que compara o estúpido a um animal inocente como o burro, que de estúpido nada tem. Disse Einstein que só havia duas coisas verdadeiramente infinitas, o universo e a estupidez humana. E sobre a infinitude do universo, não estava certo. A estupidez está descrita clinicamente, e tem leis que a regem descritas por Carlos Cipolla. É uma verdade científica a sua existência, embora possa ser empiricamente apreciada com facilidade. E é subestimada, ao subestimar-se o número de indivíduos estúpidos em circulação. Cipolla, historiador da economia e medievalista, preocupou-se em distinguir o estúpido do ingénuo, com o qual pode ser confundido com benevolência.

No exemplo de Bolsonaro, a ingenuidade não entra. Neste mandarim detetamos a luz bruxuleante dos parcos atributos escoados numa política assassina. Bolsonaro é um estúpido clássico promovido muito acima da sua competência num país com uma subclasse sem instrução e uma classe superior instruída na corrupção, no oportunismo e na manipulação que autorizem a manutenção da subclasse num estado supersticioso, iletrado e miserável. Uma perfeita sociedade pós-colonial que se julga moderna e civilizada.

Um chefe de uma democracia europeia ocidental não pode nem deve ignorar isto. E não pode nem deve aliar-se a isto, sob pena de trair tudo o que postulam a constituição, o Estado de direito e a liberdade de expressão. Sob pena de trair a democracia ocidental tal qual a conhecemos e construímos, desde Atenas.

No dia 8 de agosto deste ano, lemos a notícia de que André Ventura foi recebido na residência de Duarte de Bragança, na companhia de Diogo Pacheco de Amorim, vice-presidente do Chega. Na reunião, os dois foram pedir a interceção do duque de Bragança para chegarem a Bolsonaro, que admiram. O candidato à Presidência da República de Portugal admira também o nacionalismo de uma dinastia defunta, a de Orleães e Bragança, que no Brasil apoia Bolsonaro. O candidato a presidente admira as monarquias, e parece que queria ainda “estabelecer contacto com a monarquia de Marrocos e as casas reais europeias”. A desenhar a ponte brasileira, estava o deputado italiano Roberto Lorenzato, descendente de aristocratas, íntimo de Matteo Salvini, o líder fascista italiano, e de Bolsonaro, tendo apresentado os dois. Podemos concluir que esta gente é política e afetivamente próxima. Salvini é não um idiota clássico, é um fascista clássico, sem a cultura do Mussolini que lia livros e ouvia ópera.

Descontando as contradições entre monarquia e república, e a vassalagem a monarcas destituídos, o que se retém deste estranho encontro é o tráfico de influências e a vassalagem a Bolsonaro, a que Ventura e afins reconhecem atributos.

Isto, por si só, deveria ter feito acender todas as luzes vermelhas e campainhas de alarme de Rui Rio, um chefe de um partido que dá pelo nome de social-democrata. Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és, diz o povo. É com os estúpidos que Rui Rio resolveu aliar-se, comprometendo o programa do partido fundado por Francisco Sá Carneiro e traindo os eleitores, todos os que não se reveem na aliança de António Costa com as esquerdas e que são de centro-direita ou de direita clássica, a direita democrática e historicamente pró-europeia, a direita liberal secular ou cristã que não aprecia as ditaduras e que fundou a democracia em Portugal. A direita que acredita na liberdade, na prosperidade e na paz social, e que detesta a demagogia, a revolução e o extremismo.

Nenhuma das escusas da praxe desculpam este PSD. António Costa teve uma oportunidade de, a bem do interesse nacional, ter chamado o PSD de Rui Rio como parceiro para um acordo de regime. A situação trágica do país assim o exigia. Num assomo de estupidez que pagaremos caro, Costa resolveu que era outra vez de esquerda e podia dispensar o PSD. E o PSD, posto fora da mesa, aproveitou a oportunidade para, numa estupidez orgástica, aliar-se nos Açores a um partido como o Chega, que não passa de uma cortina de fumo democrático num movimento sustentado pela iliteracia, a pobreza e o populismo autocrático. Costa e Rio traíram as expectativas dos eleitores e traíram o país quando, na história da democracia portuguesa, o país mais precisava que se entendessem. Não subestimem a gravidade da crise económica que vem aí e a gravidade da crise política que se sobreporá. Não subestimem a raiva que fervilha por aí, o desespero, o cansaço, a depressão. E com este país doente, Costa e Rio resolveram tornar-se em inimigos e cavar trincheiras.

O Chega não é nem será um partido de matriz democrática, é um partido que alinha com Salvinis e Bolsonaros. E que, instalado no coração da democracia, tudo fará para a destruir ou falsificar. Podemos exemplificar com vigor no caso de Trump e das eleições americanas. E do golpe populista contra a democracia. Quando Trump foi eleito, fui urubu. E fui das raras pessoas que avisaram que um dia isto iria acontecer. Participei em debates e programas onde me foi dito que era necessário dar uma oportunidade a Trump e que ele seria presidenciável assim que assentasse o traseiro na Sala Oval da Casa Branca. Estes são os ingénuos, que não devem ser confundidos com os estúpidos, mas facilitam a vida dos estúpidos. Rui Rio não pode alegar ingenuidade. Nem, noutro assomo de estupidez à Chamberlain, esperar que o Chega fique “mais moderado”.

Rio aqueceu o ovo da serpente. Ou o PSD se vê livre de Rio, ou Rio tentará ver-se livre do histórico PSD e erguerá um partido à sua imagem e semelhança, um partido instrumental e sem princípios, um partido antidemocrático e caudilhista. Para começo de festa, Rio e Bolsonaro estarão de acordo numa coisa, ambos detestam a urubuzada.


6 pensamentos sobre “Requiem para Rio

  1. Falar de traição de Costa ao seu eleitorado por não ter feito entendimentos de regime com o PSD só pode ser brincadeira. Qualquer entendimento com o PSD isso sim, seria trair o seu eleitorado e o sentido dos votos que recebeu. Tem uma vantagem esta aliança com o cabeça de geleia: finalmente se vê a real natureza da direita em Portugal. O tempo dos equivocados “sociais-democratas” do PSD está chegando ao fim. Algum dia a europeização da política aconteceria em Portugal.

  2. Então para esta senhora a solução para o PSD um dia não virar à direita é o PS virar já à direita arrastando todo o pais com ele.

    Rica Solução sim senhor. É caso para dizer que o tu queres sei eu.

    Esta senhora é representante das elites direitistas disfarçadas de centro que dessa forma nos governaram com o chamado centrão, na verdade direitão, durante 40 anos.

    Começa logo que o Chega não passa da ala conservadora do PSD.

    O PSD é tão social democrata como eu sou politicamente correcto, esse partido é uma operação de false flag, tal como o PS “socialista” e o CDS “centrista” todos eles partidos de direita liberal, mais moderada ou radical consoante os casos.

    O programa do PSD de Sá Carneiro era uma farsa grotesca. O Homem que foi o líder da direita pós-25 apresentava-se como SOCIALISTA.

    O gajo era um charlatão. Falam do Trump e do Bolsonaro mas um líder da direita que se faz passar por socialista está perfeitamente ao nível de um actual negacionista do aquecimento global. Era mentiroso que se fartava.

    Quanto aos direitistas liberais serem necessariamente a favor da democracia tem muito que se lhe diga para quem como eu ainda assistiu à Meca do liberalismo mundial, os EUA a instalar ditaduras sangrentas de direita por todo o mundo.

    Ou a liberal Tatcher na cama com o Pinochet, que aliás era um direitista liberal.

    Ou um Giscard d’Estaing a mordiscar costeletas de arcebispo com o seu amigalhaço canibal o imperador Bokassa primeiro – que tinha uma cadeira girissima.

    Pode ser que a esquerda e o PS sejam ultrapassados um dia pelo PSD e a sua ala do Chega, mas não estou a ver a inteligência de lhes dar já de mão beijada o que eles querem porque o podem vir a conseguir no futuro.

    Ao menos eles que lutem por isso.

  3. Uma amostra da “direita clássica, a direita democrática e historicamente pró-europeia, a direita liberal secular ou cristã que não aprecia as ditaduras e que fundou a democracia em Portugal. A direita que acredita na liberdade, na prosperidade e na paz social, e que detesta a demagogia, a revolução e o extremismo.”

    https://media.gettyimages.com/photos/potrait-de-valry-giscard-destaing-et-de-jeanbdel-bokassa-dans-lavion-picture-id1008337122
    O Giscard d’Estaing com o Bokassa. Tão lindos.

    https://tse4.mm.bing.net/th?id=OIP.TcYPZYFJJJ-xsid2CeHglAHaEK&pid=Api&P=0&w=353&h=199
    Ó que cadeira tão bonita.

    https://latinolife.co.uk/sites/default/files/thatcher_pinochet.jpg
    Tão liberais que eles são.

    https://unnecessarynewsfromearth.files.wordpress.com/2016/12/pinochet_and_kissinger_1718483346.jpg?w=700
    Somos todos liberais.

  4. What a great article! This site is so jam-packed with valuable information that I can’t wait to delve in and use the tools you’ve provided. I have a similar piece that will undoubtedly be helpful.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.