É para malhar, chamem o Augusto. Mas quem é que chamou o Sócrates?

(Anselmo Crespo, in TSF, 30/09/2019)

O PS chamou a cavalaria. O partido sente-se atacado pela direita, pela esquerda, pela justiça e pelas sondagens. Sim, a sondagem da Pitagórica para a TSF, JN e TVI voltou a encurtar a distância face ao PSD para 10 pontos A uma semana das eleições, os socialistas começam a ter dificuldade em ignorar a sensação de dejá vu. Carlos César já apareceu para dizer o que o Costa não pode verbalizar. Mas, agora, foi preciso chamar o Augusto, que ele gosta de malhar e costuma dar-lhes forte.

Gosta da Estátua de Sal? Click aqui.

Augusto Santos Silva, o homem que ficou conhecido pelo prazer que tem em malhar na direita, desta vez trouxe um bastão maior e começou a varrer tudo . Assunção Cristas foi logo a primeira vítima. Depois deu umas valentes pancadas em Rui Rio e ainda teve tempo para se virar para a esquerda e arrumar com o BE e o PCP. O PAN safou-se, vá.

Com o terreno já desimpedido, António Costa só teve que aparecer e apelar ao voto. Alternativas há, claro, mas, pelo secretário-geral do PS, podem ir todas “rio abaixo”. Perceberam? Rio abaixo. Um novo trocadilho de António Costa, que é, no fundo, mais uma forma criativa de pedir maioria absoluta sem nunca a pedir. Aliás, o secretário-geral do Partido Socialista admitiu na RTP que “aprendeu a lição de há quatro anos”, quando andou a pedir ao eleitorado para governar sozinho e acabou a perder as eleições. Por isso, desta vez, Costa prefere baixar as expectativas.

Até porque, agora como há quatro anos, o PS volta a fazer uma campanha eleitoral ensombrada por processos judiciais. Em 2015 foi a detenção de José Sócrates. Agora é o caso das golas e o caso de Tancos. Sobre este último, Tiago Barbosa Ribeiro, o deputado que andou a trocar mensagens com Azeredo Lopes sobre assuntos de Estado, encheu-se de coragem e decidiu aparecer numa ação de campanha do PS . Não para explicar nada – o que seria! -,mas para fugir a todas as perguntas, até porque, diz o candidato, se a justiça nunca lhe perguntou nada, deve ser porque ele não tem nada a ver com isto.

Quem é que decidiu vir dar uma “mãozinha” a António Costa neste caso de Tancos? José Sócrates. O mesmo que, há umas semanas, escreveu um artigo de opinião a rasgar de alto a baixo o secretário-geral do PS por não pedir maioria absoluta, sai agora em defesa do camarada e atira-se ao Ministério Público por ter avançado com a acusação ao ex-ministro da defesa, Azeredo Lopes, em plena campanha eleitoral.

Isto está mesmo tudo do avesso. Não é que Rui Rio, político que já podia ter recebido um globo de ouro pelos ataques que tem feito ao Ministério Público, agora veio defendê-lo ? As campanhas eleitorais mexem mesmo com as pessoas. O presidente do PSD, que se gabava de só praticar política de elevado nível, pegou em Santos Silva e colou-o a José Sócrates . Só para o meter no lugar. E depois disse que não queria baixar o nível do debate.

Quem não tem medo do PS – quantos são? – é Assunção Cristas. A líder do CDS insiste que o partido tem sido alvo de ameaças e avisa os socialistas – e Santos Silva em particular – que os centristas não têm medo da verdade .

A caravana passa…

Entretanto, há toda uma campanha “paralela” a acontecer. À esquerda, o tema Tancos já caiu há muito. Ele queima e não dá muito jeito que se fale do assunto, não vão estar sempre a lembrar que o PCP e o BE aprovaram as conclusões da Comissão de Inquérito que ilibaram politicamente Azeredo Lopes.

Catarina Martins continua, pelo país, voto a voto, deputado a deputado, a fazer pela vida. E este fim de semana arriscou-se pelo antigo cavaquistão . O Afonso de Sousa testemunhou a experiência da líder bloquista e conta-lhe tudo.

Jerónimo de Sousa ficou-se pela grande Lisboa, apanhou um comboio e aproveitou para chamar à atenção para as dificuldades dos cidadãos com deficiência em aceder aos transportes públicos. A Liliana Costa tem a reportagem.

PAN andou a explicar porque é que comer também é um ato político.

E, claro, campanha que é campanha tem os seus insólitos. António Costa decidiu disputar o eleitorado do PAN e andou a fazer festinhas aos cães . Rui Rio invejou um apoiante que decidiu pôr-se em tronco nu por já não aguentar o calor e ainda descobriu que tem uma candidata que sabe… ladrar . Ah, e Assunção Cristas andou de bicicleta . Um clichê de campanha.

Falta só dizer-lhe que o Fórum TSF regressa hoje à estrada. O Manuel Acácio vai estar, esta segunda-feira, a partir das 10h00, em frente à estação de Carcavelos, a ouvir os pequenos partidos e as perguntas dos ouvintes. Quem também regressa esta segunda-feira é o Pedro Marques Lopes e o Pedro Adão e Silva, para mais um diário do Bloco Central especial Legislativas 2019.

Tenha uma excelente semana!

11 pensamentos sobre “É para malhar, chamem o Augusto. Mas quem é que chamou o Sócrates?

  1. Comovente ver a Estátua de Sal dar espaço ao snr Crespo para publicitar a TSF e essa aberração radiofónica que são os fóruns do Acácio.

  2. Crespo, és um autêntico pé de chumbo…não acertas uma, meu!!!
    Porque é que não aproveitas e vais dar banho ao cão da TSF que anda cheio de pulgas…
    Se calhar foste tu que o pegaste, anormal!!!
    E diz-se este gajo um jornalista..deve ter a carteira tirada num pacote da farinha Amparo…Idiota!!!

  3. Se se pode suspeitar que António Costa sabia do encobrimento – puro palpite – porque diabo se não pode suspeitar – puro palpite – que o MP, ou pelo menos elementos decisivos dele, tem mesmo uma agenda política colada à direita e que não é por mero acaso – como entra pelos olhos adentro de qualquer pessoa de entendimento normal – que saiu com a acusação com a campanha eleitoral já em curso? Existe porventura alguma razão para se ter como infalível, imparcial, impoluto e inocente o MP? Não é preciso ser apoiante de Sócrates para colocar, no mínimo, a dúvida.
    O mesmo MP que não investigou a inventona das escutas nascida em Belém, que deixou prescrever o caso submarinos, que na Alemanha e na Grécia deu condenações, o Dias Loureiro, a Tecnoforma, etc…. Puro acaso?

    • Tóino: a acusação teve de ser deduzida pelo MP até áquele dia pois, não o fazendo, ficariam sem efeito as medidas de detenção preventivas. É do calendário e da ordem natural das coisas (tal como a primavera depois do verão), toda a gente sabia. Agora que o PS ande metido sempre em sarilhos, isso é outra coisa…

      • Aviso aos passantes. Informo que meu teclado me anda a atrapalhar: saltam letras, o cursor vai para o sítio errado e os acentos aparecem no ladex errado, mas só pode ser assim por uns dias.

      • Nota. Schiiiiiiii, onde é qu’isto já vai!

        David Dinis

        A campanha já não ia tranquila, mas a cada dia que passa complica-se. Desde logo para António Costa: Tancos? Relações com Marcelo? A cada pergunta dos jornalistas, na arruada de Cacilhas, António Costa encontrou sempre um “furacão ameaçador” para fugir a grande velocidade.

        Não é caso para menos. Tancos entrou na campanha precisamente com a força de um furacão de nível 5, como o que ameaça aterrar nos Açores amanhã. E nesta segunda-feira, o primeiro-ministro perdeu até as barreiras para se defender: quando o PSD de Rui Rio formalizou o pedido de uma reunião de emergência na AR para debater o tema (ainda antes das eleições) BE e PCP abriram a porta à mais incómoda das discussões (mesmo que a contragosto).

        […]

        https://expresso.pt/legislativas-2019/2019-10-01-O-estado-da-campanha–Caotico

        Henrique Raposo

        Porque é que António Costa foge do povo?

        30.09.2019 às 18h27

        https://expresso.pt/opiniao/2019-09-30-Porque-e-que-Antonio-Costa-foge-do-povo–1

  4. A estátua está toda contente com a alegada recuperação política da Direita descrita pelo Crespo! Fez tudo por isso. Ou usando o seu pseudónimo RFC para atacar o PS à direita ou escondendo se atrás do BE para atacar o PS à esquerda. Mas não cante vitória porque o tiro vai sair pela culatra.

  5. Quando é que vi este filme ? Foi já há quatro anos. Era a Operação Marquês…….. Mas muito me engano até ao dia 6 de Outubro ainda vai aparecer qualquer coisa .
    Pergunta : o que vai ser inventado mais ? Cá estaremos para ver ……………..

    • Ui!

      Nota. Ó Mourisco: ainda há-de chegar o dia em que a CMTV acompanhará, em directo!, os gajos do PS que nasceram para roubar ou outros! Em directo, vamos ter gatunagem até ao dia das eleições… Eu já estou a imaginar, vai ser um fartote (e lá estarei eu sempre a rir à janela, o tal da lunetas)!

      http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=122833&path=di00314100_122833.jpg&w=400&h=567

      RFC diz:
      Setembro 9, 2019 às 6:45 pm

      Cool!

      Nota. Ó Zé Neves! Está ali a quadrilha toda dos manos: o José, o Carlos e o Armando, certo? O fantasma deve ser o Valulupi, portanto, e tu aquele bombista com aspecto de Ave de Rapina calva.

      E o bacano a rir com isto tudo, quem é? Ná!, não me digas que sou eu com um par de lunetas…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.