Da estiva ao tribunal, um país com duas medidas

(Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 23/11/2018)

Daniel

Daniel Oliveira

O porto de Setúbal tem o recorde nacional de trabalhadores precários: 90%. Há trabalhadores com contratos diários há uma década. Todos os dias são escalados por turno e cada turno é um contrato novo. A situação é de tal forma chocante que qualquer crítica a esta greve é um insulto à dignidade de todos os trabalhadores. Se estes estivadores não têm razão para fazer uma greve ninguém a terá. Causam prejuízo para o país? A responsabilidade é de quem acha admissível manter trabalhadores à jorna durante décadas.

Sendo precários, os trabalhadores que diariamente garantem o funcionamento do porto de Setúbal não são, de facto, trabalhadores do porto de Setúbal. E assim sendo, quando fizeram a greve foram substituídos por outros contratados, vindos ninguém sabe de onde e em que condições. Quando tentavam bloquear a entrada ao autocarro que trazia os que os iam substituir, os estivadores não impediam colegas que legitimamente não queriam aderir à greve de chegar ao seu posto de trabalho. Impediam uma fraude à lei da greve. Uma fraude que se baseia na legitimação de que estes homens não são na realidade trabalhadores. E que por isso nem direito a fazer greve têm.

A polícia de choque foi chamada ao local e, um a um, os grevistas (e alguns deputados que lhes prestavam solidariedade) foram retirados. A PSP cumpriu ordens e não usou de violência. A responsabilidade é de quem usou dos meios do Estado para ajudar uma empresa a ludibriar a lei. A responsabilidade é de quem, no Governo, na quinta-feira foi cúmplice de um vergonhoso ataque ao direito à greve e à dignidade de quem trabalha. Bloco de Esquerda e PCP têm de ser bem claros na exigência de explicações e nas respetivas repercussões políticas.

A ambiguidade da lei serve para tirar aos estivadores o direito à greve que efetivamente é seu e para dar aos juízes o direito à greve que dificilmente lhes pertence

Ao mesmo tempo que os estivadores eram impedidos, na prática, de exercer o seu direito à greve – o que implica não serem substituídos por outras pessoas –, uma outra greve de contornos legais muitíssimo mais discutíveis continua sem que ninguém reaja. Temos titulares de órgãos de soberania a paralisarem a função judicial do Estado, comportando-se como se fossem funcionários públicos.

Os juízes não têm um trabalho subordinado. Não são meros trabalhadores do Estado. São a cúpula do Estado. Fazerem greve faz tanto sentido como o Presidente da República suspender funções para que o Parlamento lhe aumente o salário. O facto de serem titulares de órgão de soberania dá-lhes direitos especiais. Não podem, por exemplo, ser julgados ou investigados a não ser por um tribunal ou procurador de instância que lhe seja superior. E se têm direitos especiais não podem, na hora da greve, fingir que são funcionários públicos como os outros.

A greve dos estivadores é pelo mínimo dos mínimos. A greve dos juízes é pela sua “independência”, o que se resume, na prática, a uma reivindicação remuneratória. Porque no resto consideram-se, ao fazerem uma greve, trabalhadores subordinados.

A ambiguidade da lei serve para tirar aos estivadores o direito à greve que efetivamente é seu e para dar aos juízes o direito à greve que dificilmente lhes pertence. Para uns a polícia da República, para outros a resignação da República. E é assim porque assim tem de ser: uns mandam, outros obedecem.

4 pensamentos sobre “Da estiva ao tribunal, um país com duas medidas

  1. O sr Primeiro-Ministro disse ontem aos microfones das televisões (eu vi e ouvi) que existe um concurso para admitir trabalhadores no porto de Setúbal em contrato colectivo de trabalho MAS que nenhum dos precários concorre. E deu a entender que isto não é de agora. Isto é verdade ? se é verdade, porque é que ocorre ? Será porque os tais precários preferem continuar precários porque assim ganham MAIS ?
    Quanto paga o contracto colectivo que lhes é oferecido por concurso ? é um valor justo, semelhante aos que se paga em outros portos ? E quanto ganham trabalhando à jorna ?
    Daniel Oliveira, alguma coisa ali se passa e não é apenas aquilo que você descreveu. Há MAIS.
    Quanto aos juízes inteiramente de acordo. O poder político está de cócoras. Um NOJO. Uma COBARDIA que nos vai custar a perda do regime democrático.

    • Não é em contrato coletivo, é em contrato individual, e deixando dois terços de fora. Sim, os trabalhadores exigem um contrato coletivo e são solidários entre eles. Coisa que um líder do Partido SOCIALISTA parece não perceber.

  2. Ontem a falar com um juiz na reforma – acima de tudo um amigo – dizia-me ele que um juiz com 10 anos de serviço, portanto com 40-45 anos de vida, ganha tanto como um professor catedrático. E perguntei eu – Então qual é o problema? E respondeu-me ele – O problema é que eles não se querem comparar com ninguém na função pública mas sim com os advogados ricos com que se cruzam todos os dias nos tribunais.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.