Cansei

(Isabel Moreira, in Expresso Diário, 14/10/2018)

ISA_MOR

É tempo de trincheiras. “Cansei”, como se diz na terra onde nasci. É mesmo tempo de trincheiras. Os fascistas são meus inimigos, deles não me canso, com eles não falo.

Cansei da cumplicidade e da abertura do caminho para a negação da democracia.

Cansei do discurso simplista, e com fins evidentes, que vê na esquerda a culpada da ascensão do fascismo, sim, cansei daquela gente que diz que Bolsonaro não é culpa do Bolsonaro, mas culpa do PT e das minorias “contraproducentes” a dizerem #eleNão em vez de ficarem caladas.

Esperam, imagino, que mulheres, negros, gente favelada, índios, homossexuais, transexuais, toda essa “minoria que deve vergar-se à maioria” (Bolsonaro) se cale, negue a luta, esqueça a execução de Marielle Franco e nessa execução a morte de tanta coisa.

Cansei de fazer autocrítica e de ver tanta da direita que nos rodeia sem pingo de capacidade de olhar um espelho. A direita que negou uma e todas as vezes todos os direitos de todas as minorias, que contribuiu ativamente para um discurso de ódio contra famílias de carne e osso, tentando mesmo referendar crianças, lançando assim o discurso legitimador do extermínio legal de famílias (estou a falar do serviço que Hugo Soares, apoiado pelo seu Partido, prestou na coadoção).

Cansei de ser ok ouvir discursos homofóbicos na casa da democracia, cansei de ser tido por normal defender-se (como o fazem CDS e PSD) que o casamento (e a procriação legalmente reconhecida) é para homem e mulher e o resto que se resigne ao apartheid onde o Estado Novo o tinha deixado, sem ruído e sem o embaraço de tanta visibilidade.

Cansei de Venturas não travados pelo PSD, antes fervorosamente apoiado aquando da sua candidatura autárquica e agora capa de um jornal anunciando o seu fascismo na crista da onda.

Cansei de gente calada perante a discriminação diária de tantas pessoas e doente de ativismo por causa de um exercício isolado de uma escola que perguntava o que não devia ser perguntado.

Cansei de explicar a “história toda” do sexismo cada vez que o tema da violação vem a debate.

Cansei da frase “é a democracia”, como se não houvesse uma responsabilidade coletiva por cuidar da mesma contra os seus inimigos.

Cansei de não chamar aos meus inimigos isso mesmo: inimigos.

É tempo de trincheiras. Sei quem são os meus inimigos. É o Papa Francisco, que afirma que “o aborto é como contratar um assassino”, talvez feliz com a sua contribuição pessoal para a manutenção da morte diária de mulheres na Argentina. É o Bolsonaro e são também todos os fascistas em crescimento na Europa. É quem cala quem luta. É quem consente no calar.

É tempo de trincheiras. Não voto, não votarei, nem quero qualquer contacto com quem seja misógino, homofóbico, transfóbico, racista ou xenófobo. Sim, isso inclui “achar” que há pessoas que não deviam ter o direito a casar ou a ver os seus filhos e filhas reconhecidos como tal.

Cansei.

Anúncios

12 pensamentos sobre “Cansei

  1. ?
    MAS, NÃO É FILHA DE FASCISTA?
    ?
    MAS, SER DEMOCRÁTICA, NÃO É SER TOLERANTE.
    ?
    MAS EM DEMOCRACIA NÃO HÁ LUGAR A TODAS AS OPINIÕES E TODOS OS CONTEXTOS.
    ?
    QUASE 50 MILHÕES DE VOTOS EM BOLSONARO, É COISA POUCA DE FASCISMO E RACISTA.
    ?
    MAS
    AS SOCIEDADES COM TODOS OS SEUS PSEUDO-INTELECTUAIS A DIRIGIREM A ORQUESTRA, NÃO TÊM CAPACIDADE DE VENCER UMA POBRE , VELHA E ULTRAPASSADA IDEOLOGIA FASCISTA.
    ? MAS
    QUE RAIO ISABEL, NÃO DÁS UMA PARA A CAIXA.

    VOLTA COSTAS AO RESTAURANTE DA ASSEMBLEIA,COME NAS CANTINAS ONDE COMEM OS QUE GANHAM A REFORMA MÍNIMA E O ORDENADO MÍNIMO. VAI AO SUPERMERCADO COM 10 EUR NO BOLSO PARA “AVIARES” A CASA POR 3 DIAS, E LOGO TE CALAS COM ESSA DO FASCISMO E DO RACISMO.
    NESTE PAÍS ENDIVIDADO, VENDIDO A RETALHO E SEM FUTURO.
    CULPA DE QUEM ??? DE QUEM TEM MAIS OLHOS QUE BARRIGA. TODOS VÓS-DIREITA-ESQUERDA E CENTRO, BANQUEIROS, E GENTE NO ESCURO.
    DO POVO E DOS FASCISTAS, NÃO É COM TODA A CERTEZA.

    Gostar

    • QUANTO AO PAPA FRANCISCO. FAZ VÉNIA(!) É O ÚNICO HUMANO QUE SE MOVE NO VOSSO MUNDO DE ESTRELAS. SIM MUNDO DE ESTRELAS E DE BANQUETES, COMESAINAS, MEDALHADOS TANTOS ILUSTRES, EM QUE TRANSFORMARAM A DEMOCRACIA. VÓS!
      NÃO FOI POR OCASO, QUE ORWELL SE INSPIROU NO REGIME REPUBLICANO(SOCIALISTAS-COMUNISTAS-ANARQUISTAS E OS SEMPRE GENEROSOS E INGÉNUOS ARTISTAS DAS LETRAS E DAS ARTES), PARA ESCREVER “ANIMAL FARM” MAIS CONCRETAMENTE- O TRIUNFO DOS PORCOS. É FARTAR VILANAGEM.
      QUE FRANCISCO TE PERDOE!
      A SIMPLICIDADE VESTE ESTE SER HUMANO.

      Gostar

      • ESPADANAL DA SILVA BOLSONARO

        TAMBÉM CANSEI DE ABJECTOS BOLSONAROS COMO TU !

        DAQUELES QUE, BOLSONAROS REPELENTES, IGNÓBEIS, ENCHEM A BOCA DE “LIBERDADE DE EXPESSÃO” E DE “DEMOCRACIA”, MAS CRITICAM AS DE OUTRÉM !

        E, INFAMES BOLSONAROS QUE SÃO, AS USAM PARA PERVERTÊ-LAS E ELIMINÁ-LAS, COMO FAZ O TEU ÈMULO BRASILEIRO !.

        Gostar

  2. Cansada dos Espadanais, que se acham os melhores sofistas da palavra, os quais, usando oportunisticamente a tolerância da democracia, deturpam e mentem sobre o pensamento social dos conscientes e justos, permitindo-lhes influenciar o povo, com ideologias da intolerância e ditadura, típica do fascismo!!!!

    Gostar

  3. É fascista ri-te ri-te porque o teu mundo está falido. Segundo o Correio da Manhã a Mercedes alemã já foi vendida aos chineses comunistas depois de terem adquirido a Volvo sueca e as fábricas Proton da Malásia e dos London Táxi o aeroporto de Londres a Electricidade portuguesa e terem o controlo de 90% da dívida americana. Ri-te, come perdiz que o final do Fascismo está a chegar. .

    Gostar

  4. Não me posso cansar pois ainda temos muito que fazer para que eles não consigão virar a nossa civilização e destruir novamente as vidas de muita gente boa

    Gostar

Obrigado pelo seu comentário. É sempre bem vindo.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.