RESSABIADOS

(Virgínia da Silva Veiga, 10/10/2018)

cavaco_olha

Há dias, um simples comentário do Facebook equiparava Joana Marques Vidal a Cavaco Silva. Nunca tão poucas palavras disseram tanto.

Joana, em discurso de despedida, em linha de coerência – que lhe reconhecemos a ela e ao ex-governante que a defende -, em lugar de uma postura discreta e de respeito pela sucessora, veio defender que a pessoa a designar para o cargo de PGR devesse ir previamente à AR debitar um programa de intenções, como se o cargo não exigisse um só programa: o estrito cumprimento da lei vigente.

Joana, em estilo ressabiado, convicta de que o que diz possa ainda valer para mandar nos outros, vai sair mas não sem antes deixar uma sombrinha de dúvida sobre a sua sucessora, jeito caváquico de dizer, por outras palavras, que ninguém sabe ao que virá a próxima PGR.

O caso é muito interessante. Sai coerente. Coerente com ideias de fazer da Procuradoria um espalhafato, maculando a imagem dos Procuradores discretos que por aí fazem silenciosa justiça.

Sai convencida de si própria. A pairar na nossa imaginação fica o que seria se tivesse, antes de ser indigitada, ido ao Parlamento dizer que tencionava violar e deixar que violassem o Segredo de Justiça, o segredo dos computadores, criando megaprocessos injulgáveis.

Parte como Cavaco e ao mesmo estilo.

Aguardemos pelo momento de a ver de ar enjoado, em cerimónia onde estejam presentes ela e a sucessora, cujo futuro almejamos equivalente ao de Cavaco e Marcelo: esperemos que a próxima mostre o que é ocupar um cargo em nome do País.

 

6 pensamentos sobre “RESSABIADOS

  1. Este artigo de opinião tem como objectivo macular a PGR Joana Marques Vidal.
    Haja paciência.
    Somos um povo mal agradecido.

  2. Este artigo de opinião tem como objectivo macular a PGR Joana Marques Vidal.
    Haja paciência.
    Somos um povo mal agradecido.

  3. O mandato de Obama não teria sido o mesmo se o tal juiz do supremo que tomou posse uns dias antes de Obama tivesse sido outro… diziam os jornais da altura.
    O mesmo se está agora a dizer do mandado de Trump.
    Em Portugal a coisa não parece ser diferente…
    É preciso ter uma grande lata na cara para afirmar que, nos atuais “estados de direito” democráticos ocidentais, existe separação de poderes..

    • Não, nem vai existir. Cumpre-se o preceito sociologico. O Estado na forma de Governo, logo os governantes, sob protecção das suas super estruturas. Quem nomeia e paga aos zeladores da lei? Ou aos policias? Ou…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.