RTP2

(Dieter Dellinger, 08/08/2018)

rtp2

Na RTP2 o meteorologista Manuel Alves referiu que os suecos costumavam dizer que a sua floresta nunca podia arder dado estar devidamente ordenada com as espécies corretas.

Não ardia – disse o meteorologista – porque nunca se verificaram as condições climatéricas adequadas que foram as deste ano e pronto arderam também milhares de hectares.

Ainda no mesmo noticiário é dito que de 582 ou 502 ignições verificadas este ano só 26 deram origem a pequenos fogos e uma a um grande incêndio. Eu acrescento que os incendiários fizeram tanto trabalho como nos anos anteriores, mas só produziram uma catástrofe que chegou para o país inteiro e deve dar origem a uma profunda investigação criminal com prisão do ou dos incendiários porque se verificou em condições climáticas extremas.

Depois, ainda na RTP2, o comentador Ricardo Pinto disse que os incêndios são uma inevitabilidade. Podem ter sido no passado por negligências, mas agora com toda a população alertada e com os mortos do ano passado não acredita na inevitabilidade da negligência sem dolo. Acredito sim no fogo posto, talvez com mais medo e, como tal, com menos tempo de trabalho e meios de ignição. Quem for encher um garrafão de plástico numa bomba de gasolina fica identificado pelos vídeos na loja e na bomba, pelo a verificar-se um fogo nas proximidades poderá ser apanhado com alguma facilidade.

A Cristas que elegeu a CP, que ajudou a desmantelar, fez do resultado do seu trabalho o seu principal meio de ataque ao governo. A RTP2 noticiou a sua opinião como se fosse notícia, que é algo que um jornalista nunca faz. Uma coisa é a opinião ou afirmação de um político ou pessoa qualquer, outra coisa é o facto confirmado.

Assim, a RTP2 começou por dizer que a CP tinha 44 milhões de euros para investir e só gastou cerca de 10%. Claro que o material ferroviário não sai de uma prateleira de supermercado e só é pago após a entrega e muitas vezes após um dado prazo de pagamento.

Depois, a RTP veio com o “escândalo” de ter havido um concurso para 1234 médicos e terem entrado 1117 como se as pessoas, médicos, fossem bolas de Berlim que deviam ser encomendados num número absolutamente certo. Num concurso concorrem mais ou menos pessoas do que o pedido e é bom que tenham concorrido menos porque significa que não havia tantos médicos no desemprego ou em vias de entrarem no desemprego por terem acabado a especialidade no passado mês de Julho.

Critico a RTP2 porque a oiço, já que no panorama da comunicação social ainda é o melhor que há e as outras estações produzem-me tanto nojo e vómitos que nem as posso ouvir. Agora, a RTP2 está a dar uma série sueca bastante interessante.

4 pensamentos sobre “RTP2

  1. Também, sou seguidor fiel da rtp 2. De longe o canal com a programação mais equilibrada dentro do panorama atuall. E digo mais todas as noites de 2a. A 6a. Feira, às 22,13, lá espero, por mais um episódio das séries de origem europeia. Rtp2, culta e adulta!

  2. Também vejo a RTP2. Mas de fato a noticia da Cristas e dos comboios foi vergonhosa e típica de lavagem ao cérebro. Até à exaustão. E, finalmente, quis atingir aquilo que não era difícil de imaginar; as cativações. Uma vergonha.
    Quanto à noticia sobre o concurso dos médicos foi mais vergonhosa dando sempre a entender que a culpa de não haver médicos é do governo, quando até houve mais vagas do que candidatos. Outra vergonha, que aliás neste mês de Agosto tem sido o mote da comunicação da RTP. Até a Rosa Veloso, antiga correspondente internacional, a fazer de repórter em Monchique fazia sentir saudades de qualquer estagiária do canal TV do esgoto a céu aberto!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.