QUE DESEJA AFINAL, SR. PRESIDENTE?

(Joaquim Vassalo Abreu, 09/05/2018)

marcelox

 

Que pretende, afinal, sua Exª o Presidente da República, Sr. Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, Marcelo por parte do padrinho, Rebelo por parte da mãe e Sousa por parte do pai e ainda PSD por adopção, V.Exª que sempre foi um simplificador?

V.Exª que é por demais conhecido por ter dois cérebros em um, o que o ajuda a simplificar, um que dorme enquanto o outro está acordado (um dorme pelos dois), um trabalha e escreve e o outro descansa, às vezes até escrevem os dois, mesmo que o outro pareça adormecido e diga que não responde pelo outro, é o que por aí se diz, e nisso da simplificação é tido como um mestre!

E ligou agora o complicodromo? Porque, o que desejava realmente dizer V.Exª quando fez as afirmações e discursos últimos, no mínimo estranhos para não dizer estapafúrdios, para um indivíduo tão inteligente e simplificador, como todos dizem ser?

Mas, antes de mais, quero-lhe dizer uma coisa, Sr. Presidente: V.Exª pode pensar tudo aquilo que entender, pode dizer tudo o que lhe der na real gana, tecer todos os cenários que lhe aprouver e, ainda, fazer todos os avisos que pretender mas, Sr. Presidente, recorrer aos malfadados incêndios e tragédias do ano passado? Que não se recandidatará se voltarem a acontecer? Isto é, se o ESTADO voltar a falhar, como tanto se disse no ano passado? Por amor da santa, Sr. Presidente…

Mas vamos então começar por aqui Sr. Presidente da República, supremo Chefe de ESTADO e Comandante de todas as Forças Armadas, concluindo de imediato uma coisa deveras simples, que qualquer cidadão minimamente atento concluirá: é que sendo V.Exª o ESTADO, e o ESTADO pelos vistos falhou, em falhando novamente, V.Exª concluirá pelas assunção das suas responsabilidades enquanto chefe desse ESTADO falhado e, como tal, declinará nova candidatura. Certo?

Isto seria o pensamento de um dos seus cérebros, mas temo que não seja bem assim e a outra parte não esteja de acordo! É que há um “mas”, como há sempre e em tudo um “mas”.

 É que tendo eu e muitos de nós concluído que V.Exª sacudiu durante todos estes meses as suas responsabilidades como Chefe de Estado, deixando que se instalasse na opinião pública a tese da Direita e de toda a imprensa que, neste caso, o Estado seria somente o Governo, optou pela posição do bom samaritano, de afagador e confidente de almas, uma espécie de Rainha Santa Isabel dos beijos e dos abraços, de receptáculo de todas as frustrações e mentor de todas as promessas, mas do resto do seu múnus nada de relevante, por que diz o que diz agora? Sim, se até saiu fortalecido do sucedido?

Essa de “se voltar a suceder o mesmo ser impeditivo da sua recandidatura é um indisfarçado “eufemismo” que quer simplesmente dizer: “se se renovar a Geringonça, para quê ser Presidente se a sua ideia de Presidente não consegue cumprir”? Impor um Bloco Central é o seu desejo, não é?

E, seguindo para o segundo capítulo da “complicodometria”, diga-me Exª o que pretendeu dizer quando afirmou que marcará eleições se não houver acordo quanto ao próximo Orçamento? Se não for aprovado um Orçamento, penso que quis dizer….

V.Exª pretende eleições antecipadas, primeiro para eliminar aqueles empecilhos do PC e BE, e depois para poder manifestar aquele poder que pretende ter e ainda não conseguiu porque a “porcaria” desta Geringonça tem conseguido levar a água ao seu moinho e, por isso, não tem podido ameaçar como queria, nem exercer a sua magistratura de influência como pretendia e isso será considerado por si como empobrecedor de uma Presidência, não será também?

Na verdade, a Geringonça foi um sapo demasiado grande que o Sr. Presidente teve que engolir, assim tipo um “aru” das Amazónias que lhe foi imposto. O que V.Exª pretendeu sempre, a meu ver claro, é que houvesse uma “jiga joga” onde V.Exª fosse o árbitro e ao mesmo tempo o “Var”, está a ver?

É o Bloco Central que deseja, seja claro Sr. Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e tal e daí, desiderato conseguido, daí eu até compreender que dando por concluído o seu contributo, o de ter ajudado aqueles intrusos (que nunca compreendeu como ao Poder foram parar…) a apearem-se desse mesmo Poder, decida afastar-se e voltar a dedicar-se aos livros, às memórias…sei lá! Tudo voltará ao passado, a História a renovar-se e o cidadão Marcelo a apaziguar-se…

E há sinais recentes de um refortalecer da velha amizade Rui e Costa, tenha esperança!

Mas deixe-se de fitas Sr. Prof. Dr. Marcelo de coisa e tal! É que já o conhecemos há quarenta e cinco anos, já pensou?

8 pensamentos sobre “QUE DESEJA AFINAL, SR. PRESIDENTE?

  1. Quem realmente manda tem a nota …Quem se tem governado com os dinheiros públicos ,não está no governo .Por não estar no executivo ,embora tenha controle no sistema ,tem mêdo de perder os dividendos e influência habituais …Os “empecilhos” que ousam enfrentar a direita vão sendo eliminados um a um ..stamos em Portugal .

  2. Claro que tem toda a razão. Este Senhor, professor, doutor, pensa que é uma flôr, assim tipo narciso. Nasceu no mesmo ano e no mesmo mês que eu e conheço-o bem através de contacto visual. Nunca me inspirou confiança. Quando foi eleito, achei que iria ser o Bruno de Carvalho da política, embora ache que aquilo que Bruno de Carvalho faz no desporto é bem melhor que o senhor, professor, doutor faz na politica. Já escrevi que é uma figura descartável da politica portuguesa. As pessoas dificilmente mudam e por isso, nunca deixará de ser um produto do antigo regime.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.