Que país este!

(Dulcínia Reininho, 16/04/2018)

socrates_rec

(Inacreditável. Os interrogatórios judiciais agora passam em directo na SIC e legendados, para o caso do telespectador sofrer problemas de surdez. A Justiça está no grau zero, nas ruas da amargura. A SIC há muito que devia ter o “enlatado” preparado, à espera do momento mais útil para o difundir. Achou que era agora, devido ao êxito das reportagens da TVI. Uma vergonha a céu aberto. Portugal é cada vez menos um Estado de Direito e cada vez mais um Estado de opereta.

Comentário, da Estátua, 16/04/2018)


Qual “segredo de justiça”? Isso é para Estados de Direito.

A SIC para desviar as atenções da investigação TVI sobre os escandalosos e intencionados incêndios ao Pinhal de Leiria e das escandalosas adoções ilegais da IURD apresentou o que devia, em qualquer país normal, estar em segredo de justiça.

“O único crime indiciado [contra José Sócrates] é o processo em si próprio. Por ser nítida – ao simples olhar da opinião pública e de acordo com os elementos que os funcionários foram abusivamente publicando – a condução contra direito.

É preciso pôr termo à continuação eternizada desta aberrante actividade indiciariamente criminosa.

E por modo de tal forma grave, continuada e insusceptível de correcção surge a organizada e indiciária conduta criminosa, que os gravíssimos indícios, escandalosamente públicos, comportando manifesto risco para a prova, justificarão, salvo mais agudo olhar, que os procuradores e juiz de instrução – a constituir como arguidos – aguardem em prisão preventiva a eliminação do risco para a prova e a acalmia do alarme social generalizado quanto à situação que as condutas em referência revelam ser a do aparelho de justiça.

O próprio Chefe do Estado deveria vir explicar em declarações formais o motivo pelo qual e como comentador televisivo – não falando já de outros comentários – deixou expressa a sua opinião (de jurista e professor de Direito Constitucional) em cujos termos José Sócrates deveria estar preso.

“Eu acho que ele deve estar preso” foi a expressão que eu próprio ouvi. E quero saber porquê, com a legitimidade de membro do colégio eleitoral sobre o qual repousam todas as dignidades e títulos, todos os poderes e todas as instituições da República”. (Joseph Praetorius)

“Isto tem tratamento processual. Se as provas se perderam, os prazos, estabelecidos em benefício do acusado, não podem ficar suspensos: o processo deve ser remetido ‘qua tale’ a juízo. O tribunal ajuizará. O que se está a passar ultrapassa o domínio do delírio. É preciso tratar disciplinar e mesmo criminalmente quem manipula assim o andamento de um processo. Sem hesitações”. (José Luís S. Curado)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6 pensamentos sobre “Que país este!

  1. Cá para mim a escumalha DONA da SIC tem o rabo preso relativamente ao fogo posto no ex-Pinhal de Leiria e libertou agora esta novela de sarjeta para distrair a MANADA da informação que a TVI divulgou.

      • Telegrama para o Sr. Presidente da República:
        A Sra. Procuradora Geral vai manter-se em silêncio e de mãos amarradas depois deste programa de TERROR que a SIC está a passar? De TERROR porque foi isso que senti. Já uma vez lhe perguntei se estávamos de volta à Inquisição… Onde está a Lei e a Justiça? – nos lacaios da SIC? Apelo ao Sr. Presidente da República, com os meus cordiais e respeitosos cumprimentos.
        Maria Helena Carvalho dos Santos

  2. Parece que a ideia, no seguimento da ideia do fedorento-mor e fedorento mental mesmo do governo ensombrado, de que mostrar Sócrates “iracundo” era suficiente para o pagode logo comprar a mensagem de quem era ali “louco” e por conseguinte corrupto.
    Parece que o tiro lhes saiu, à sic fedorenta, pela culatra: nem o Zé já vai sem mais na cantiga e desconfia de tanto esforcejar para um lado só com palavras e manigâncias nem conseguiram apagar o “fogo” desencadeado pela tvi acerca do incêndio do pinhal de Leiria.
    Também o caso Lula com o Moro tem contribuído, a seu modo, para fazer ver e entender ao Zé que os senhores juízes e procuradores também são pessoas de carne e osso com corpos de maus cheiros e pensares como os mortais e podem ser tão corruptos a ponto de usar a Lei como instrumento de sua própria corrupção. Lá, o dr. Moro anda numa corrida contra-relógio atrás de Lula que já não tem poder e ninguém já pode corromper enquanto deixa Temer, corrupto provado, à solta na Presidência para poder continuara a corromper à grande. Enfim, prioridades a que a Lei é cegueta.
    Por cá é, mais ou menos o mesmo, perseguem Sócrates a mata-câes como se ele ainda pudesse fazer alguma maldade enquanto deixam corruptos quase evidentes bandearem-se por aí como banqueiros e altos funcionários de banqueiros ou empresas para vender traficâncias de Estado.
    Trata-se da mesma luta e da mesma vergonha.

  3. Talvez não fosse mal erradicar toda essa classe de juízes, e metê-los a pão e água: reduzir os seus salários, julgar aqueles que nitidamente favoreceram a corrupção, obrigá-los a trabalhar um pouco mais depressa… trata-se de uma classe de privilegiados que se comporta como uma aristocracia a quem tudo é devido. Portugal está farto deles todos! Um recado no entanto aos jornalistas: esta manhã falou Senna Santos na RDP1 para elogiar uma jornalista que investigou tanto sobre a corrupção que acabou morta, assassinada, (não recuam perante nada!), mas o milagre é que provocou uma onda de revolta que engendrou uma associação de jornalistas que continuaram em grande escala a sua obra começada, a nível internacional. Então, jornalistas portugueses, mãos a obra, vamos perseguir os que prevaricam sem vergonha nem castigo, neste pais. A TVI já começou… e bem

  4. A divulgação dos vídeos é preocupante por se perceber que as acusações baseiam-se em suposições muito mal esclarecidas e vendo tantas suspeitas sobre tantos arguidos como é que só o Sócrates é que “cumpriu” prisão preventiva?
    Foi para servir de troféu político ou pura vingança por este ter retirado regalias aos juízes?
    Isto é assustador.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.