O meu postal de Natal

(Por Estátua de Sal, 24/12/2017)

Tecnoforma Natal

Coelho convida “catavento” para beberem uma garrafa de ginja na Tecnoforma.

A tradição já não é o que era. Antigamente mandavam-se postais de Natal. Ele era o presépio, o menino nas palhinhas e o bafo do boi, os Reis Magos, ou o trenó do Pai Natal puxado por robustas renas.

Hoje já não há postais. É por isso que os CTT se queixam e vão despedir 800 trabalhadores, dizem eles. Hoje há SMS e mensagens no Whatsapp, e-mails e beijinhos electrónicos via Skype.

Resta-nos o perú, o bacalhau, as rabanadas e as filhós para os que não ganham o salário mínimo e que tem emprego.

Resta a missa do Galo para os católicos fazerem a digestão da ceia, missa essa que a minha avó dizia ser a mais linda do ano. Ela nunca explicou porquê mas jurava a pés juntos que assim era.

Resta essa tradição das famílias se reencontrarem e, por vezes, os desavindos se reconciliarem mesmo que a contragosto, mas já sem cara para se oporem a um certo espírito da época.

É por isso que aqui deixo o meu postal de Natal para o Presidente Marcelo, ele que, católico, apostólico e romano, sempre elogiou as virtudes da reconciliação e dos valores sagrados da família.

É certo que Passos Coelho o tratou muito mal. Chamou-lhe catavento, e colocou-o no fim da lista dos presidenciáveis da direita. Mas é altura de perdoar, meu caro Marcelo. O Passos é da família e é altura de fazeres as pazes.

É lindo o postal, caro Marcelo. Tens uma ginjinha das antigas à tua espera nas instalações da Tecnoforma. E em nome dos valores da família e do Natal exorto-te, caro Marcelo, que não digas como Cristo no final da Última Ceia: “Pai, afasta de mim esse cálice”.

Fico pois, à espera das tuas sábias e doutas palavras sobre a qualidade da ginja. De preferência antes dos Reis Magos chegarem.


Fonte do Cartoon aqui

2 pensamentos sobre “O meu postal de Natal

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.