Teodora Cardoso vs. Mário Centeno 

(Nicolau Santos, in Expresso, 11/11/2017) 

nicolau

Portugal emitiu esta semana €1,25 mil milhões em títulos de dívida a 10 anos à taxa de juro mais baixa de sempre (1,939%) da sua história para um período tão longo. É um resultado fantástico, que tem por trás a expectativa de que a Fitch vai elevar o rating de Portugal a 15 de dezembro e que a Moody’s fará o mesmo no início de 2018, a par da evolução positiva de vários indicadores económicos (PIB, défice, dívida, emprego, desemprego, exportações, turismo). Ainda esta semana soube-se que o desemprego caiu para 8,5%, o valor mais baixo desde 2008, estando já abaixo do valor que o Governo prevê para o próximo ano.

Digamos, pois, que a conclusão só pode ser uma: os mercados e as agências de rating estão a validar a política económica e orçamental do país. Não é isso, contudo, o que pensa o Conselho de Finanças Públicas, presidido por Teodora Cardoso, que, ao avaliar a proposta do Orçamento do Estado para 2018 faz graves acusações ao Governo e ao ministro das Finanças, Mário Centeno. Afirma, por exemplo, que o Governo se limita a “cumprir as regras apenas nos mínimos indispensáveis para obviar à desaprovação da Comissão Europeia”. É batota? Incumpre as regras? Não. Mas a mensagem que Teodora Cardoso passa é que o Governo é o aluno manhoso que devia fazer bastante mais. A presidente do CFP acusa também o Executivo de “usar toda a ambiguidade das regras” relativamente ao défice estrutural para não o cumprir. Teodora Cardoso sabe que o cálculo do défice estrutural é altamente polémico. Por isso, que sentido tem Portugal fazer um esforço adicional de redução do défice estrutural quando existem várias medidas que tanto podem ser consideradas para ele como não (o Eurostat decidirá), mas que o CFP decidiu desde já não considerar — e é por isso que diz que Portugal não vai cumprir o objetivo de reduzir o défice estrutural? E Teodora Cardoso pensa mesmo que com o défice orçamental a cair para 1% em 2018 e a dívida a reduzir-se pelo segundo ano consecutivo a Comissão Europeia vai aplicar sanções ao país por causa da diferença de uma ou duas décimas no défice estrutural?

Tanto azedume só pode ter uma razão. Teodora Cardoso não esquece nem perdoa que o Governo tenha chumbado os dois nomes que tinha proposto para o conselho de administração do CFP, Teresa Ter-Minassian e Luís Vitório. Mas o azedume não dá razão. No braço de ferro entre Teodora Cardoso e o ministro das Finanças, é Mário Centeno quem está a ganhar: não só conseguiu um défice em 2016 (2,0%) que a presidente do CFP primeiro assegurou que não era possível e depois desvalorizou (admitiu ter havido “quase um milagre”), como a economia vai crescer este ano 2,6% contra uma previsão inicial do CFP de 1,7%. Logo, porque há de estar Teodora Cardoso mais certa na avaliação do OE-2018 do que Mário Centeno?

11 pensamentos sobre “Teodora Cardoso vs. Mário Centeno 

  1. Ó Nicolau, porque será?
    Será que o Nicolau não sabe?
    Eu explico: É porque a ti ti Teodora é de direita, assim tipo Pinto Balsemão e quejandos, pro-pafita pafiosa e salazarento, o Mário Centeno não é e toda a GERIGONÇA (as maiúsculas são minhas, ó pafistas da m@roda!…) antes pelo contrário!….

  2. PqP!
    Digamos, pois, que a conclusão só pode ser uma: os mercados e as agências de rating estão a validar a política económica e orçamental do país.“!
    Ai agora o boçal Tuga já gosta dos tais “mercados” e das tais “agências de rating”?
    Realmente escravo só serve mesmo para ser ROUBADO!

    A razão para a descida das taxas de juro nada tem que ver com estas tangas… É tudo RESULTADO DIRECTO da intervenção do Banco Comunista Europeu nos tais “mercados”!
    De resto é sempre magnifico observar a alegria destes escravos sempre que Portróical se enterra com mais divida!

    VAI SER HILARIANTE contemplar as caras de choque da MANADA Tuga quando a 2ª FESTA – cortesia dos DONOS – começar!

  3. A mim o que me espanta e simultaneamente me repugna é como pode estar à frente de uma instituição desta natureza uma tartaruga arqueológica deste calibre. O País enferma de um mal incurável quando permite que estes dinossauros de antanho, com uma visão desfocada da realidade, com os olhos embaciados de uma cultura miseravelmente salazarenga, continuem à frente de organismos que deveriam ser governados por outro tipo de cérebros que pudessem ter uma visão mais cristalina que uma vetusta senhora a quem se deveria recomendar umas sopas e descanso. Mas perpassa pela cabeça de alguém que não haja em Portugal pessoas mais qualificadas que esta senhora para ocupar o lugar?. Como pode uma pessoa dos tempos da ditadura ter uma visão de abertura às novas realidades, ser capaz de visualizar as coisas com outras cores que não seja o preto e o cinzento, tal como a sua própria figura. É lamentável que a presidente do CFP esteja sistematicamente arrasando o Governo, quando as instituições internacionais dizem precisamente o contrário. Parece, pois, evidente que se trata de mais um pilar de oposição do que uma entidade proba à qual se reconheça valor de verdadeira isenção. Se assim é, por vingança, por cor ideológica ou por incapacidade de análise criteriosa, alguém de direito lhe deveria recomendar que está na hora de deixar de importunar os portugueses com as suas teses bafientas, sopradas por ventos a modos de Santa-Comba-Dão, que já nos atrasaram dezenas de anos, mas que casmurram em nos importunar.

  4. A desonestidade intelectual é também muita incompetência.
    Já todos conhecemos as razões da diferença dos adeptos do “mão na bola” e dos “bola na mão”.
    Sao ambos maus.. e o problema de Teodora é o mesmo do chefe dela, Passos !

  5. Os ressabiados estão “podres” de espanto ! como pode ser … ? então os pobretas , incultos , sujos , sem religião, sempre descontentes estão a querer viver a cima das suas possibilidades ????? isso é que era bom ….! O fenómeno Teodora está de pedra e cal ! Os senhores feudais vão “comer” pedras que isso não aconteça …..

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.